Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Segundo ele, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser vigorar a partir de 2011, precisa refletir essa visão suprapartidária e incluir investimentos na área no médio e longo prazos

Fernando Leal

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, vem defendendo uma mobilização nacional pela Educação de qualidade, "acima dos partidos". Segundo ele, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser vigorar a partir de 2o11, precisa refletir essa visão suprapartidária e incluir investimentos na área no médio e longo prazos.

A perspectiva da Educação como política de Estado também deve se refletir, em caso de eleição de Serra, na continuidade das avaliações externas. Em meados da década de 1990, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), tendo a frente a professora Maria Helena Guimarães Castro, reformulou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), praticamente dando início à cultura das avaliações externas. No governo Lula, as avaliações avançaram, inclusive com a criação da Prova Brasil.

Nas propostas de Serra até agora apresentadas as avaliações estão presentes, inclusive com a possibilidade de remuneração variável para professores a partir do cumprimento de metas de melhoria do desempenho dos alunos (como no Estado de São Paulo).

Veja a seguir as principais propostas de Serra para a Educação:

• Criar um milhão de vagas de ensino técnico profissionalizante.
• Distribuir cem milhões de livros de literatura brasileira por ano para professores e alunos da rede pública a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.
• Garantir dois professores em sala de aula nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
• Expandir o número de creches no Brasil.
• Garantir o acesso de pessoas com deficiência à escolarização.
• Garantir que todas as escolas tenham computadores conectados à internet.
• Aperfeiçoar a avaliação de universidades que recebem recursos do PROUNI.
• Garantir às Universidades Federais condições adequadas de funcionamento para o ensino, pesquisa e extensão.
• Ampliar o investimento em pesquisa científica.
• Trabalhar em conjunto com os educadores e ajudar Estados e municípios a cumprirem o pagamento do piso para os professores do Ensino Fundamental.
• Criar o programa “Aluno Tempo Integral”, por meio de açõesintegradas entre os governos federal, estaduais e municipais e parcerias com organizações da sociedade civil
• Instituir programas de apoio aos alunos com atraso escolar e dificuldades de aprendizagem.
• Estabelecer padrões de qualidade e sistemas de acompanhamento compartilhados com municípios.
• Implementar uma rede nacional de apoio para o ensino à distância nas carreiras técnicas de nível médio e superior.
• Dar continuidade e expandir as avaliações escolares (Saeb/Prova Brasil e IDEB) e vincular os resultados das avaliações a programas de incentivos as escolas e diretores.
Adotar programas de incentivo e valorização dos professores, em parceria com estados e municípios, baseados em parâmetrosobjetivos de avaliação dos professores (formação continuada, metas alcançadas) assegurando a progressão na carreira e melhoria dos salários.
• Implantar um Sistema de Avaliação do Ensino Superior,adotando critérios objetivos e transparentes que visem estimular a melhoria da qualidade e a diversificação da oferta. E Aperfeiçoar a avaliação de universidades que recebem recursos do PROUNI.

Fonte: Direito de Aprender

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts