Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como é a prova? Qual a melhor estratégia para resolver os testes? O que ainda dá tempo de fazer antes da data? O UOL Educação traz algumas orientações importantes

Ligia Sanchez
São Paulo

Faltam dez dias para o Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) e muitas dúvidas ainda podem estar na cabeça dos candidatos. Como é a prova? Qual a melhor estratégia para resolver os testes? O que ainda dá tempo de fazer antes da data? O UOL Educação conversou com coordenadores de cursinhos pré-vestibular de São Paulo e traz algumas orientações importantes.

Não deixe de conferir também a lista de perguntas e respostas preparada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem).

Como é a prova
A principal característica das provas do Enem é o foco na interpretação de dados e resolução de problemas. As questões exigem leitura de textos e compreensão de mapas, gráficos e tabelas. A interdisciplinaridade aparece em questões que abrangem conhecimentos, ao mesmo tempo de matemática e física, ou biologia e geografia, por exemplo.

O grau de complexidade dos testes é baixo, na opinião dos coordenadores consultados. Portanto, é preciso balancear o domínio dos conteúdos programáticos com a atenção ao enunciado das perguntas e sua compreensão. “A sistemática de elaboração das questões do Enem é diferente da observada nos vestibulares, mas tem que conhecer matemática, física, química, biologia, geografia, história e língua portuguesa”, afirma o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

Nos dez próximos dias
Nascimento orienta que os estudantes mantenham o ritmo de estudos nos próximos dias. “É importante dar atenção para as matérias em que cada aluno tem mais dificuldade e fazer uma revisão geral”.

“Os candidatos que já estão estudando para os grandes vestibulares automaticamente estão se preparando para o Enem”, afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, considerando que a prova abrange os mesmos conteúdos programáticos exigidos na maioria dos processos seletivos, relativos ao ensino médio.

Uma forma de treinar para o exame é fazer as provas do ano passado, tanto a que vazou como a oficial. O material pode ser obtido no site do Inep ou dos principais vestibulares do país, inclusive com a resolução e comentários.

Vera sugere que os alunos que já estão com os estudos encaminhados aproveitem estes últimos dias para fazer uma “retrospectiva” dos fatos mais importantes dos últimos anos, principalmente de 2010, pela leitura de jornais ou pela internet. “As questões do Enem costumam estar associadas ao cotidiano”.

Durante a prova
As provas serão realizadas em 6 e 7 de novembro. No primeiro dia, com quatro horas e meia de duração, o exame abordará as áreas de ciências humanas e ciências da natureza (basicamente geografia, história, filosofia e sociologia, física, química e biologia). A segunda etapa, no dia 7, terá cinco horas e meia de duração, com linguagens e códigos (línguas, artes e educação física), matemática e redação.

São 90 questões em cada dia. Para os professores, a extensão do exame exige que os alunos tenham familiaridade com seu formato, sejam organizados e tracem algumas estratégias de realização. “Por ter um número muito grande de testes, a prova começa bem simples, depois vai se tornando mais complexa”, afirma Edmilson Motta, coordenador geral do curso e colégio Etapa.

Segundo ele, uma opção é fazer um pouco da parte de matemática, intercalar com algumas de português e depois voltar à matemática ou fazer a redação no meio. “Pode ser melhor do que fazer tudo de um tiro só”, diz. Para Nascimento, do Anglo, é importante que o estudante seja organizado.

Motta afirma que a extensão da prova não vai permitir ficar fazendo revisões. “Quando pegar uma questão, tem que resolver e esquecer, não há tempo pra ficar indo e voltando. Mesmo porque a complexidade é simples”.

Outra preocupação é a proibição do uso de relógios durante a realização da prova. Os professores acreditam que os fiscais estarão encarregados de informar a passagem do tempo.

Vera Lúcia, do Objetivo, sugere que os alunos marquem com uma interrogação as questões que não conseguirem responder e só voltem a elas se sobrar tempo no final. “Evitem mudar a alternativa no momento de passar as respostas para a ficha de leitura ótica. Pesquisas comprovam que essa estratégia resulta em erro, na maioria dos casos”.

Para a redação, Motta orienta que o aluno apresente uma solução ao problema tratado. "Não precisa ser uma solução fechada, mas que tenha uma proposta e uma coerência". Segundo Nascimento, do Anglo, os temas costumam ter cunho social, daí a importância de estar atento ao noticiário social e cultural relevante.

Fonte: UOL Educação

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts