Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Documento prevê melhoria constante do ensino, mas também repete objetivo passado, não atingido pelo governo federal



O governo federal apresentou nesta quarta-feira o Plano Nacional da Educação (PNE), que define objetivos para todos os níveis de ensino brasileiro. O documento, que foi entregue pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contém vinte metas que devem ser cumpridas no decênio 2011-2020. O PNE anterior, em vigor desde 2001, expira no próximo dia 31. O novo plano ainda depende da aprovação do Congresso.

Entre as principais metas, está a tarefa de colocar ao menos 50% das crianças de até 3 anos dentro das creches brasileiras – objetivo que já havia sido estabelecido pelo PNE 2001-2010, mas que não foi cumprido. Segundo dados do Ministério da Educação relativos a 2009, apenas 18,4% das crianças naquela faixa etária eram assistidas pelas creches. Ou seja, o país ficou 31,6 pontos percentuais abaixo do objetivo.

Mozart Neves, conselheiro do movimento independente Todos Pela Educação, explica a importância de cumprir tal meta. “Estudos apontam que quanto mais cedo a criança entrar na escola, melhores são seus resultados ao longo do processo de alfabetização”, diz. “Mas, para o Brasil avançar nessa área, precisa de mais investimentos. Essa é uma meta importante, um desafio enorme.” Colocar todos em creches não é tarefa fácil: o custo por criança aos cofres públicos é de 6.000 reais ao ano, duas vezes mais do que o gasto com um aluno de pré-escola e quase três vezes a cifra necessária para manter um estudante do ensino médio público.

Outro objetivo previsto no PNE 2011-2020 é universalizar o acesso à pré-escola, considerado factível, já que atualmente 74,8% dos alunos de 4 e 5 anos frequentam a escola. Em 2001, essa taxa era de apenas 55%; estima-se que, nos próximos anos, atinja 90%. Alfabetizar plenamente todas as crianças de até 8 anos é outra meta do governo federal. Para acelerar essa taxa, que se encontra ao redor dos 60%, o MEC recomenda que nenhuma criança seja reprovada até a terceira série do ensino fundamental. O argumento é que, assim, ela terá mais chances de ser alfabetizada.

Ensino médio
Se a educação infantil é responsável por um dos gargalos da educação básica, a outra ponta – o ensino médio – também apresenta índices ainda insuficientes. Atualmente, 85,2% dos jovens com idades entre 15 e 17 anos estão na escola, mas somente metade está matriculada nas séries adequadas a essas idades - as do ensino médio. Até 2020, o governo quer colocar todos os jovens de 15 a 17 anos na escola e aumentar para 85% a taxa de matrículas deles no ensino médio.

“O desafio não é colocar o jovem na escola, mas mantê-lo lá. A escola está defasada, e o estudante do ensino médio não quer mais essa instituição: ele quer uma escola que caiba na vida dele. Precisamos repensar a nossa escola ou não conseguiremos atingir nossos objetivos”, afirma Neves.

A saída, segundo o especialista, é ampliar a oferta de ensino profissionalizante e a rede de escolas de período integral para essa faixa etária. “Assim, ao concluir o ensino básico, os jovens terão duas opções: seguir para a universidade ou ingressar no mercado de trabalho. Eles precisam estar bem preparados para os dois caminhos. Esse é o papel da escola.”

Fonte: Veja.com

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts