Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


Difícil traduzir em palavras a emoção vivenciada pelo público durante apresentação do espetáculo “A Porfia das Flores e o nascimento do filho do carpinteiro” apresentado ontem, 14/12, no encerramento do Projeto Encontro com a Leitura 2010, na Escola de Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA. Os atores (250 professores do Programa Jornada Ampliada), autores e produtores receberam de pé, sinceros e duradouros aplausos de uma platéia encantada com a representação teatral.

O Espetáculo representa a culminância do trabalho desenvolvido pela equipe de professores do programa Jornada Ampliada durante todo o ano de 2010 e tem como principais objetivos: dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na formação do Projeto Jornada Ampliada; reconhecer o pastoril como folguedo cearense do ciclo do natal que precisa fazer parte do cotidiano da escola nesse período; e concluir de forma artística a formação desenvolvida com os professores, possibilitando um momento de congraçamento e amizade entre os participantes e demais envolvidos.



O espetáculo consiste numa montagem e representação coletiva da adaptação de dois autos tradicionais populares do ciclo de natal (Porfia das Flores e Auto do Pastoril) adaptado pela professora Lourdes Macena e trechos da peça “Ouro, incenso e mirra” de Marcelo Costa, desenvolveram-se através de músicas, danças e a representação de ida das pastorinhas a Belém para ver o menino nascido.

Em seu significado “porfia” traz a idéia de afinco, perseverança, constância, competência. É possível com isso, várias relações com os educadores e sua busca infinita pelo melhor. As flores podem simbolizar a singeleza necessária no ato de educar, abrangendo o universo das crianças e da juventude. O nascimento do filho do carpinteiro simboliza toda a necessidade da presença constante do verdadeiro sentido da vida no desenvolvimento escolar. Sua simplicidade, humildade, e doação ao outro, valorizando o nascimento e defesa do amor, como o mais nobre dos sentimentos.


Parabenizamos a todos que participaram da concretização desse belíssimo espetáculo nas pessoas do professor Júlio Cesar da Costa Alexandre, Secretário de Educação de Sobral, e das professoras Iracema Sampaio (Coordenadora do Programa Jornada Ampliada) e Antonia Araujo (técnica da secretaria).

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts