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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
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"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Segundo ele, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser vigorar a partir de 2011, precisa refletir essa visão suprapartidária e incluir investimentos na área no médio e longo prazos

Fernando Leal

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, vem defendendo uma mobilização nacional pela Educação de qualidade, "acima dos partidos". Segundo ele, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser vigorar a partir de 2o11, precisa refletir essa visão suprapartidária e incluir investimentos na área no médio e longo prazos.

A perspectiva da Educação como política de Estado também deve se refletir, em caso de eleição de Serra, na continuidade das avaliações externas. Em meados da década de 1990, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), tendo a frente a professora Maria Helena Guimarães Castro, reformulou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), praticamente dando início à cultura das avaliações externas. No governo Lula, as avaliações avançaram, inclusive com a criação da Prova Brasil.

Nas propostas de Serra até agora apresentadas as avaliações estão presentes, inclusive com a possibilidade de remuneração variável para professores a partir do cumprimento de metas de melhoria do desempenho dos alunos (como no Estado de São Paulo).

Veja a seguir as principais propostas de Serra para a Educação:

• Criar um milhão de vagas de ensino técnico profissionalizante.
• Distribuir cem milhões de livros de literatura brasileira por ano para professores e alunos da rede pública a partir do 5º ano do Ensino Fundamental.
• Garantir dois professores em sala de aula nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
• Expandir o número de creches no Brasil.
• Garantir o acesso de pessoas com deficiência à escolarização.
• Garantir que todas as escolas tenham computadores conectados à internet.
• Aperfeiçoar a avaliação de universidades que recebem recursos do PROUNI.
• Garantir às Universidades Federais condições adequadas de funcionamento para o ensino, pesquisa e extensão.
• Ampliar o investimento em pesquisa científica.
• Trabalhar em conjunto com os educadores e ajudar Estados e municípios a cumprirem o pagamento do piso para os professores do Ensino Fundamental.
• Criar o programa “Aluno Tempo Integral”, por meio de açõesintegradas entre os governos federal, estaduais e municipais e parcerias com organizações da sociedade civil
• Instituir programas de apoio aos alunos com atraso escolar e dificuldades de aprendizagem.
• Estabelecer padrões de qualidade e sistemas de acompanhamento compartilhados com municípios.
• Implementar uma rede nacional de apoio para o ensino à distância nas carreiras técnicas de nível médio e superior.
• Dar continuidade e expandir as avaliações escolares (Saeb/Prova Brasil e IDEB) e vincular os resultados das avaliações a programas de incentivos as escolas e diretores.
Adotar programas de incentivo e valorização dos professores, em parceria com estados e municípios, baseados em parâmetrosobjetivos de avaliação dos professores (formação continuada, metas alcançadas) assegurando a progressão na carreira e melhoria dos salários.
• Implantar um Sistema de Avaliação do Ensino Superior,adotando critérios objetivos e transparentes que visem estimular a melhoria da qualidade e a diversificação da oferta. E Aperfeiçoar a avaliação de universidades que recebem recursos do PROUNI.

Fonte: Direito de Aprender

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