Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um levantamento da campanha Brasil Ponto a Ponto, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mostra que a Educação é o tema que mais afeta a vida dos brasileiros.

A campanha, que ouviu mais de 360 mil pessoas sobre o que elas acreditam que precisa mudar no Brasil, irá subsidiar a construção do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Pnud que, desde 1990, discute um tema importante no contexto do País e divulga o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As conclusões da campanha apontam que a qualidade do aprendizado lidera as preocupações dos brasileiros. Tanta preocupação tem fundamento: apesar de praticamente atingir a universalização do ensino fundamental, o Brasil ainda precisa superar os desafios no acesso ao ensino médio e na qualidade do ensino.

O jovem dos dias atuais, por meio das tecnologias de informação e comunicação, pode ter acesso a uma infinidade de possibilidades. Neste contexto, o modelo de ensino atual, que trata os alunos de forma homogênea, repassando os mesmos conteúdos a todos, ordenados de forma linear e compartimentados, não atende mais às necessidades da sociedade do conhecimento. O projeto de ensino, que prevê o direcionamento exclusivo do professor na decisão do quê, como e quando aprender, precisa ser substituído por projetos de aprendizagem, nos quais os interesses e necessidades dos alunos emergem, são estimulados e vivenciados.

Nesse sistema, o professor deixa de ser o detentor exclusivo do conhecimento e passa a ser um orientador de trabalhos de pesquisa, possibilitando que os alunos desenvolvam competências relacionadas à habilidade de selecionar conteúdos, interpretar adequadamente uma informação, fazer uma leitura crítica do meio, dominar os recursos de busca nas diferentes mídias, produzir textos e comunicar-se de forma rápida e eficiente utilizando as ferramentas digitais. Ao interagir tão bem com a tecnologia, o jovem estará preparado para, além de atender às demandas do mercado de trabalho, estar consciente de suas potencialidades e possibilidades.

Essa mudança de paradigma é um movimento que já se iniciou no Brasil, mas que precisa ser fortalecido e ampliado. A Educação só promoverá o nosso desenvolvimento quando for reestruturado nosso sistema de ensino. Para isso, é fundamental que as políticas públicas invistam na formação dos professores, na disponibilização de infraestrutura de forma adequada, no envolvimento dos alunos e, principalmente, na disseminação de um sentimento que desperte, tanto nos educadores quanto nos estudantes, a certeza de que a transformação da Escola é possível.

Luciana Maria Allan DIRETORA DO INSTITUTO CRESCER PARA A CIDADANIA E DOUTORANDA NA FACULDADE DE Educação DA USP

Fonte: 15/07/2009 - JORNAL DA TARDE (SP)

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts