Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

terça-feira, 14 de julho de 2009

Aconteceu em Croatá na noite de segunda-feira 6 a aula inaugural dos cursos de graduação em História e Geografia para 200 alunos, com o deputado Professor Teodoro. Ele atendeu a convite do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú (IVA) que realiza os Cursos em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tendo o apoio da Prefeitura Municipal. Na programação, apresentações culturais com a banda de música municipal; e o grupo Doce Melodia, com violões e flautas.

Na mesa dos trabalhos, dentre outras autoridades, estiveram a prefeita Aurineide Pontes; a secretária da Educação, professora Mirian Oliveira; a vereadora Ana Tereza; o pró-reitor de Extensão da UVA, professor Leunam Gomes; o diretor-geral do IVA, professor Antônio Gouveia Júnior; o secretário do Esporte e Juventude de Sobral, Osmar Vasconcelos; e o vice-prefeito de Reriutaba, Vicente Pinto. A professora Assunção Ribeiro, coordenadora dos cursos, foi responsável pela condução do evento que reuniu 200 alunos dos cursos de Geografia e História, atendendo, além de Croatá, aos municípios de Ipueiras e Guaraciaba do Norte.
A difusão do conhecimento e o processo de inclusão através da educação. Falando sobre esses temas, o deputado Professor Teodoro fez um relato de sua experiência como educador, o modelo de gestão nos 16 anos à frente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), formação de mais de 60 mil professores no Ceará e os desafios enfrentados para a interiorização do ensino superior. Falou de seu trabalho na Assembleia Legislativa em defesa da educação; defendeu mais investimentos para o setor; e disse que vem defendendo que os prefeitos dediquem maior atenção para a educação com verbas superiores aos 25% que são exigidos por lei federal, podendo chegar a 30% e a até 40% ou mais.
O deputado Professor Teodoro autografou e também fez a distribuição para estudantes e professores do livro “O Profeta da Paz”, publicado dentro das comemorações do centenário de dom Hélder Câmara. Para a Biblioteca de Croatá deixou uma coleção da História Contemporânea de Sobral, com nove tomos, com reflexões, dentre outros temas, sobre política, educação, cidadania, religiosidade, cultura e economia.
Durante a aula inaugural, ele chamou a atenção para a importância do conhecimento, numa época em que a revolução tecnológica exige uma constante qualificação. “O conhecimento constitui-se elemento chave. Os recursos humanos qualificados de cada nação representam o potencial do seu progresso social, cultural e econômico”, disse o deputado Professor Teodoro, enfatizando que o surgimento cada vez mais acelerado da sociedade do conhecimento tem mudado radicalmente o cenário do século XXI, no qual o saber é o principal recurso para os indivíduos e para a economia em geral.
Para o deputado Professor Teodoro a educação faz a diferença, possibilitando também a melhoria de vida das pessoas com a inserção no mercado de trabalho. Ele elogiou a gestão do Município que vem apoiando os cursos de graduação em Geografia e História. Disse que é uma forma de melhorar a qualidade da educação. “A educação é a base de tudo na vida, um instrumento de libertação que promove a igualdade entre as pessoas, além de ser o caminho mais viável, se não o único, para a inclusão social”, enfatizou o parlamentar.
A prefeita Aurineide Pontes falou da alegria de participar da abertura de mais dois cursos de graduação, ressaltando que os cursos da UVA chegaram a Croatá quando ela estava à frente da Secretaria da Educação. Destacou a dimensão e seriedade do trabalho realizado na UVA na gestão do então reitor José Teodoro Soares, hoje deputado estadual, a quem chamou de “eterno reitor”.
Ela anunciou metas para o ensino no Município; destacou o apoio aos universitários; e disse que todos os servidores inscritos nos cursos de História e Geografia estarão liberados para o horário de estudo, “porque isto vai fortalecer a gestão”.

Varjota e Reriutaba


Antes de Croatá, o deputado Professor Teodoro participou de eventos em mais dois municípios. Em Varjota fez a aula inaugural para duas turmas de alunos dos cursos de Biologia e História, resultado de parceria da UVA e IVA, com apoio da Prefeitura do Município e da Paróquia Nossa Senhora Sant’Ana. Na solenidade, dentre outras autoridades, a vice-prefeita Raimundinha Pires; o secretário da Educação, Sebastião Silvino; o pároco padre Eufrázio da Silva Filho; a professora Herik Zednik Rodrigues, que representou a direção do IVA; e a coordenadora dos Cursos, professora Leda Ximenes.
Em Reriutaba, no campus Marechal Rondon, o deputado professor Teodoro ministrou aula inaugural para turma de licenciatura específica em Língua Portuguesa, curso também oferecido através da parceria IVA/UVA. Esteve acompanhado do vice-prefeito do Município, Vicente Pinto Mesquita, de professores e assessores.

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts