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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
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"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
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Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
A REPROVAÇÃO de 79 mil crianças de 6 anos no primeiro ano do ensino -ou 3,5% dos inscritos na série em 2008- não chega a ser preocupante, mas traz um alerta.

O fenômeno sugere que em algumas localidades a extensão do ensino fundamental para nove anos pode ter sido mal compreendida como obrigatoriedade de alfabetizar um ano antes do que se devia fazer até então, aos 7.
A ampliação desse período de Escolarização mínima e obrigatória é positiva. Ela serve para dar oportunidade a crianças mais pobres, que frequentam as redes públicas de ensino, de receber um mínimo de preparação para alfabetizar-se, como costuma ocorrer nas Escolas privadas.

O novo primeiro ano, assim, pode servir para facilitar ou até iniciar a alfabetização. Não faz sentido, contudo, exigir proficiência dos alunos quando ainda estão em fase de adaptação ao universo pedagógico. Qualquer educador sabe que parcela das crianças de 6 anos ainda não está pronta para o letramento.

Reprová-las já no início da Escolarização cria um estigma. Há estudos mostrando que alunos reprovados tendem a obter notas piores nas séries subsequentes e apresentam maior inclinação a abandonar a Escola. E a taxa de reprovação no ensino fundamental como um todo já é alta (12% em 2008), similar à de países como Cabo Verde, Guatemala, Marrocos e Camboja.

Por fim, o desvio se mostra mais acentuado nas regiões Nordeste (5,2% de reprovação de crianças de 6 anos) e Norte (4,1%). Justamente ali onde as redes municipais e estaduais enfrentam maiores dificuldades, e o ensino é mais deficiente.

Cabe ao Ministério da Educação explicitar que a alfabetização não é imprescindível no primeiro ano e fomentar a capacitação de mestres e dirigentes para lidar com a nova clientela.


Fonte: 24/02/2010 - Folha de S. Paulo

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