Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Ministério Público Estadual cobra da Secretaria da Educação do Estado medidas fortes em relação à ausência de professores da rede estadual de ensino.

O aviso está dado. O Ministério Público do Estado (MPE) quer ``explicações convincentes``, até 5 de março, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) a respeito da ausência dos professores da rede estadual de educação.

No último dia 3, o MPE, por meio dos promotores de Justiça de Defesa da Educação Antônio Gilvan de Abreu Melo, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira e Francisco Elnatan Carlos de Oliveira, expediram uma recomendação à Seduc para que a secretaria tome providências administrativas para apurar a existência de irregularidades quanto à abstenção dos professores.

Na edição de 1º de fevereiro, O POVO publicou com exclusividade um estudo realizado pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) com 149 escolas da rede estadual, entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009, que apontou que 21.128 alunos, em média, deixaram de assistir a pelo menos uma aula por dia por causa dos professores faltosos. O estudo revelou que a abstenção provocou uma média de 1.036 aulas não realizadas por dia.

De acordo com a pesquisa, dos 285 docentes que diariamente deixaram de comparecer às escolas, 73 tiveram licença médica e 212 faltaram sem apresentar justificativa alguma.

A recomendação também foi encaminhada para a superintendente das escolas estaduais de Fortaleza, Lúcia Gomes, cobrando a adoção das medidas necessárias. O MP espera um retorno dentro de 30 dias. ``As coisas estão muito à vontade na Secretaria de Educação. É preciso adotar uma postura mais rigorosa``, diz o promotor Gilvan Melo.

O não cumprimento deverá acarretar numa posição mais rígida do MPE. ``Isso cabe uma série de ações contra a Seduc. O número de professores faltosos é muito alto``, completa o promotor.

De acordo com o MP, os professores das escolas públicas do Estado devem cumprir rigorosamente seus horários desenvolvendo as atividades pedagógicas nas escolas até o término do ano letivo.

Por e-mail, a Seduc se limitou a afirmar que ``está implementando ações gerenciais com as escolas e gestores da Secretaria para que cada um seja responsável por suas atribuições``.

NÚMEROS

1.036
AULAS NÃO FORAM REALIZADAS POR DIAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA.

212
PROFISSIONAIS DEIXARAM DE DAR AULAS SEM APRESENTAR QUALQUER JUSTIFICATIVA ÀS ESCOLAS.

E-MAIS

Em algumas unidades de ensino, o número de estudantes sem professor por dia chega a ser maior que a metade dos inscritos na matrícula.

> As escolas que mais registraram faltas de professores sem justificativa foram a EEFM Antonieta Siqueira, no Pici; o Liceu do Ceará, na Jacarecanga; o Liceu do Pantanal, no Planalto Airton Senna; a EEFM Júlia Alves Pessoa, no Siqueira; e a EEFM Maria José Medeiros, no Papicu.

Em relação às escolas com maior número de alunos sem aula, o Liceu do Ceará, na Jacarecanga, lidera. Seguido do Liceu do Pantanal, no Planalto Ayrton Senna; a EEFM Estado do Alagoas, na Barra do Ceará; a EEFM Júlia Alves Pessoa, no Siqueira; e a EEFM Polivalente Modelo, no José Walter.

O deputado Heitor Férrer discursou sobre o tema na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa. ``A escola pública vem se degenerando ano a ano. Digo até que o jornal, com a reportagem que fez, embora possa ter melindrado a alguns, presta um enorme serviço para que a matéria possa aqui ser debatida``, disse.

O POVO entrou em contato com a Seduc, mas tanto a secretária, Izolda Cela, quanto a superintendente das escolas estaduais, Lúcia Gomes, estavam em reunião. A resposta da secretaria, citada na matéria principal, foi enviada por e-mail.

Fonte: 12/02/2010 - O Povo (CE)

1 comentários:

Jucirene crvalho disse...

Infelizmente, essa é uma realidade também na maioria das escolas do município de Fortaleza. Um grande números de professores sem ética e compromisso com sua profissão colocar em risco o aprendizado dos alunos que são vitimas da conduta desses profissionais, que por falta de punição agem na maioria das vezes de má fé prejudicando milhões alunos. É preciso que as autoridade estabelecem leis que possam de alguma forma punir esses maus profissionais.

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts