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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
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"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
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Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Ministério Público Estadual cobra da Secretaria da Educação do Estado medidas fortes em relação à ausência de professores da rede estadual de ensino.

O aviso está dado. O Ministério Público do Estado (MPE) quer ``explicações convincentes``, até 5 de março, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) a respeito da ausência dos professores da rede estadual de educação.

No último dia 3, o MPE, por meio dos promotores de Justiça de Defesa da Educação Antônio Gilvan de Abreu Melo, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira e Francisco Elnatan Carlos de Oliveira, expediram uma recomendação à Seduc para que a secretaria tome providências administrativas para apurar a existência de irregularidades quanto à abstenção dos professores.

Na edição de 1º de fevereiro, O POVO publicou com exclusividade um estudo realizado pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) com 149 escolas da rede estadual, entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009, que apontou que 21.128 alunos, em média, deixaram de assistir a pelo menos uma aula por dia por causa dos professores faltosos. O estudo revelou que a abstenção provocou uma média de 1.036 aulas não realizadas por dia.

De acordo com a pesquisa, dos 285 docentes que diariamente deixaram de comparecer às escolas, 73 tiveram licença médica e 212 faltaram sem apresentar justificativa alguma.

A recomendação também foi encaminhada para a superintendente das escolas estaduais de Fortaleza, Lúcia Gomes, cobrando a adoção das medidas necessárias. O MP espera um retorno dentro de 30 dias. ``As coisas estão muito à vontade na Secretaria de Educação. É preciso adotar uma postura mais rigorosa``, diz o promotor Gilvan Melo.

O não cumprimento deverá acarretar numa posição mais rígida do MPE. ``Isso cabe uma série de ações contra a Seduc. O número de professores faltosos é muito alto``, completa o promotor.

De acordo com o MP, os professores das escolas públicas do Estado devem cumprir rigorosamente seus horários desenvolvendo as atividades pedagógicas nas escolas até o término do ano letivo.

Por e-mail, a Seduc se limitou a afirmar que ``está implementando ações gerenciais com as escolas e gestores da Secretaria para que cada um seja responsável por suas atribuições``.

NÚMEROS

1.036
AULAS NÃO FORAM REALIZADAS POR DIAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA.

212
PROFISSIONAIS DEIXARAM DE DAR AULAS SEM APRESENTAR QUALQUER JUSTIFICATIVA ÀS ESCOLAS.

E-MAIS

Em algumas unidades de ensino, o número de estudantes sem professor por dia chega a ser maior que a metade dos inscritos na matrícula.

> As escolas que mais registraram faltas de professores sem justificativa foram a EEFM Antonieta Siqueira, no Pici; o Liceu do Ceará, na Jacarecanga; o Liceu do Pantanal, no Planalto Airton Senna; a EEFM Júlia Alves Pessoa, no Siqueira; e a EEFM Maria José Medeiros, no Papicu.

Em relação às escolas com maior número de alunos sem aula, o Liceu do Ceará, na Jacarecanga, lidera. Seguido do Liceu do Pantanal, no Planalto Ayrton Senna; a EEFM Estado do Alagoas, na Barra do Ceará; a EEFM Júlia Alves Pessoa, no Siqueira; e a EEFM Polivalente Modelo, no José Walter.

O deputado Heitor Férrer discursou sobre o tema na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa. ``A escola pública vem se degenerando ano a ano. Digo até que o jornal, com a reportagem que fez, embora possa ter melindrado a alguns, presta um enorme serviço para que a matéria possa aqui ser debatida``, disse.

O POVO entrou em contato com a Seduc, mas tanto a secretária, Izolda Cela, quanto a superintendente das escolas estaduais, Lúcia Gomes, estavam em reunião. A resposta da secretaria, citada na matéria principal, foi enviada por e-mail.

Fonte: 12/02/2010 - O Povo (CE)

1 comentários:

Jucirene crvalho disse...

Infelizmente, essa é uma realidade também na maioria das escolas do município de Fortaleza. Um grande números de professores sem ética e compromisso com sua profissão colocar em risco o aprendizado dos alunos que são vitimas da conduta desses profissionais, que por falta de punição agem na maioria das vezes de má fé prejudicando milhões alunos. É preciso que as autoridade estabelecem leis que possam de alguma forma punir esses maus profissionais.

Obrigada pela visita!!!

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