Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Temos uma tradição legalista em nossas Escolas. Ela se sustenta no modo de pensar que chamamos senso comum, isto é, naquilo que as pessoas acreditam sem pensar, naquilo que é repetido sem que se tenha um fundamento real para acreditar. Fiz uma comparação entre o meu ginásio, o ensino de 1º grau de meus filhos e o ensino fundamental que meus netos vão começar a sofrer em breve.
Quase não há diferença entre 1950 e 2010: quase todos vão à Escola, diminuiu o número de disciplinas, fala-se mais em coisas novas, há reuniões, congressos e “aperfeiçoamento”, mas o currículo, em sua base, segue o mesmo. Se perguntarem às professoras (também aos professores, pois ainda os há, embora poucos, o que constitui outra mudança Escolar) quais os conteúdos de sua matéria, em qualquer série, elas responderão da mesma forma do Oiapoque ao Chuí. É claro que professoras e professores mais lúcidos – são muitos – sabem que isto é uma aberração. Mas são escravos da “legislação”.

Encontro por este Brasil afora muitos grupos de professoras e professores que pensam. Mas eles e elas são proibidos de pensar, pela pressão do cotidiano. E pela prática de muitas outras e muitos outros “educadores” que preferem ser pilotos de livro didático, passando um amontoado de informações desligadas da realidade e de que, em geral, todos já ouvimos falar, mas do que não nos lembramos mais a não ser de alguns itens que coincidiram com nossos interesses.

Não, não podemos mais, os educadores, realizar esta revolução que a Escola necessita. Embora o Conselho Nacional de Educação e muitos outros organismos educativos que são “autoridade” digam que as Escolas são livres, isto não é verdade. A Escola é o campo mais vigiado da prática humana. Ai dela se tentar, além da sua prática de transmissão da cultura – e da cultura dominante – propor alguma alteração na hierarquia de valores! Ela é controlada pela lei. Mas, sobretudo, por regulamentos expedidos por órgãos inferiores e pela própria sociedade. Talvez a distribuição gratuita do livro didático, tão desejada, seja a principal maneira de constranger a Escola. Mesmo que a reprovação e a evasão sejam um descalabro, elas são construídas propositadamente pela Escola. Como se manteria a divisão em classes de outra forma?

Só uma ação governamental poderosa pode mudar a Escola hoje. Mesmo sabendo que a mudança verdadeira só será possível por uma democratização real da sociedade – incluindo mais igualdade –, hoje pode a autoridade governamental transformar o currículo, para que a Escola ajude as crianças a assumirem sua própria identidade, possam munir-se de instrumentos para participar na sociedade, possam assumir um compromisso social e tenham a vivência ligada à transcendência, pelo menos desenvolvendo a capacidade de ultrapassar seus interesses mais imediatos.

*Danilo Gandin - professor, escritor e conferencista
Fonte: 09/02/2010 - Zero Hora





0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts