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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Os 4,5 milhões de alunos inscritos no Enem que irão fazer a prova neste ano não poderão, ao terminá-la, cotejar suas respostas com o gabarito e saber qual a pontuação que atingiram. Isso porque a nota não será resultado direto de seus acertos, e sim de um cálculo, derivado da utilização da Teoria de Resposta ao Item, que visa estimar o grau de proficiência dos alunos em relação às habilidades requeridas pela prova.
A decisão de adotar esse instrumento pela primeira vez para uma prova de processo seletivo no Brasil foi tomada, segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por vários motivos. Um deles é aprimorar o processo, de modo a escolher os alunos mais capacitados. Outro é a questão da segurança da prova em termos de fraude. Nesse sentido, Reynaldo diz que o próximo passo é fazer provas diferentes.
Mas há ainda a possibilidade de o Enem ser utilizado em substituição à prova de ingresso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aferindo a chamada linha de base dos calouros universitários no momento de seu ingresso. Isso permitirá a comparação com suas habilidades ao final do curso, para medir o que foi adquirido em seu decorrer. Hoje, o Enade dos ingressantes é feito ao final do 1º ano. Outra razão é que a TRI permite a realização de séries históricas da prova, o que ajuda a análise de desempenho dos alunos do ensino médio ao longo do tempo. Segundo o presidente do Inep, é possível que a introdução da nova metodologia traga, efetivamente, algum nível de confusão e de contestação por parte dos alunos, que não saberão como calcular sua nota. "Sabemos que vamos ter problemas de comunicação. É difícil explicar a TRI, porque ela tem outra lógica, outro conceito, difícil de explicar para uma pessoa não iniciada em estatística", diz Reynaldo.

Fonte: 25/09/2009 - Revista Educação
Rubem Barros e Filipe Jahn

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