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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Os 4,5 milhões de alunos inscritos no Enem que irão fazer a prova neste ano não poderão, ao terminá-la, cotejar suas respostas com o gabarito e saber qual a pontuação que atingiram. Isso porque a nota não será resultado direto de seus acertos, e sim de um cálculo, derivado da utilização da Teoria de Resposta ao Item, que visa estimar o grau de proficiência dos alunos em relação às habilidades requeridas pela prova.
A decisão de adotar esse instrumento pela primeira vez para uma prova de processo seletivo no Brasil foi tomada, segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por vários motivos. Um deles é aprimorar o processo, de modo a escolher os alunos mais capacitados. Outro é a questão da segurança da prova em termos de fraude. Nesse sentido, Reynaldo diz que o próximo passo é fazer provas diferentes.
Mas há ainda a possibilidade de o Enem ser utilizado em substituição à prova de ingresso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aferindo a chamada linha de base dos calouros universitários no momento de seu ingresso. Isso permitirá a comparação com suas habilidades ao final do curso, para medir o que foi adquirido em seu decorrer. Hoje, o Enade dos ingressantes é feito ao final do 1º ano. Outra razão é que a TRI permite a realização de séries históricas da prova, o que ajuda a análise de desempenho dos alunos do ensino médio ao longo do tempo. Segundo o presidente do Inep, é possível que a introdução da nova metodologia traga, efetivamente, algum nível de confusão e de contestação por parte dos alunos, que não saberão como calcular sua nota. "Sabemos que vamos ter problemas de comunicação. É difícil explicar a TRI, porque ela tem outra lógica, outro conceito, difícil de explicar para uma pessoa não iniciada em estatística", diz Reynaldo.

Fonte: 25/09/2009 - Revista Educação
Rubem Barros e Filipe Jahn

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