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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Qualquer parâmetro utilizado para avaliar a qualidade do ensino público no Ceará comprova o seu baixo nível, fruto de uma série de problemas estruturais, entre eles, a caducidade dos métodos de aprendizagem, a desatualização curricular e a desmotivação do professorado em razão dos baixos níveis de remuneração.

No âmbito das Escolas de ensino médio, há outra realidade, ainda mais preocupante, provocada pela falta de entusiasmo de parte do alunado, atraído, em grande escala, pelas drogas e pela violência das gangues de bairros.

Comprovando a assertiva, dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), relativos ao desempenho Escolar de 2008, constatam: 80% dos estudantes do ensino médio, submetidos à avaliação, tiveram rendimento crítico ou muito crítico. Em Matemática, os números são alarmantes, pois 85% deles não têm o domínio sobre as quatro operações e apenas 2,5% atingiram o nível desejado. O Spaece alimenta as políticas de transformação dessa catástrofe.

Quanto à Língua Portuguesa, a situação não é diferente, pois, 80% dos alunos do ensino médio das Escolas públicas do Estado só lêem frases curtas, na ordem direta, e não sabem desenvolver textos simples. Também nessa disciplina, apenas 2,8% dos avaliados atingiram o nível desejado. Se houvesse aprofundamento para outros ramos do conhecimento, a situação não seria diferente, diante do ambiente sem atrativos do ensino.

A Secretaria de Educação Básica aponta o baixo índice de eficiência dos estudantes como relacionado com a falta de base Escolar, pois os alunos chegam ao ensino médio com a aprendizagem defasada. Essa conseqüência está relacionada com a necessidade de o jovem ingressar no mercado de trabalho precocemente e o crescente envolvimento com as drogas e a marginalidade. Todos esses aspectos impactam na Escola. Estes resultados estão provocando reações.

O governo do Estado partiu para quebrar o imobilismo desse sistema caótico com um plano de metas, propondo à Assembléia Legislativa a aprovação de dois projetos de lei instituindo premiações para professores e alunos que revertam essa situação inadequada. O prêmio "Aprender para Valer" contempla as Escolas que alcançarem as metas anuais de evolução da aprendizagem, com um mês de remuneração adicional para o seu corpo funcional. Os alunos destacados nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, no Spaece, ganharão computadores.

Em meio a essas vicissitudes, o Estado programou, ainda, realizar concurso público para recrutar quatro mil professores do ensino médio, oferecendo-lhes remuneração de R$ 1.327,66 por 40 horas semanais de trabalho. Duvida-se do sucesso da empreitada por haver, atualmente, lecionando em situação precária, 10 mil professores temporários.

O concurso não solucionaria a carência de mestres na esfera pública. Baixo nível da aprendizagem ocorre também nas áreas das disciplinas Física, Química e Biologia. Com essa remuneração, poucos professores licenciados serão habilitados, pois ela situa-se abaixo do vencimento oferecido a um soldado do Ronda do Quarteirão.

A Prefeitura de Fortaleza também está oferecendo 1.246 vagas para professores de áreas específicas do ensino fundamental. A remuneração é maior, R$ 1.693,33 por idêntica carga horária. O equacionamento dos problemas educacionais supera essas saídas. Ainda assim, a crise exige maior criatividade.

Fonte: 21/09/2009 - DIÁRIO DO NORDESTE (CE)

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