Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

terça-feira, 30 de junho de 2009


Aconteceu no último dia 20/06/09 (sábado) o segundo encontro de profissionais da educação intitulado de II FEIJOPROF. O mesmo objetivou reunir profissionais da área para discutir o tema: “Escola e Família juntas por uma Educação de Qualidade”. Uma realização das escolas José Parente Prado, Antenor Naspolini, Padre Palhano, José Arimatéia Alves, Ivonir Aguiar, José Hermírio de Morais, Osmar de Sá Pontes, Dinorah Thomaz Ramos e Centro de Ed. Inf. Imã Anísia Rocha. O mesmo aconteceu no Clube da Santa Casa (AESC).
O evento teve início às 8:30 hs com a fala da Profª. Lira Augusta (diretora da esc. José Hermirio de Moraes) que fez a acolhida dando boas vindas aos convidados, logo após tivemos a palavra da Profª. Idina (diretora da Esc. Pe. Palhano) que fez um breve histórico da 1ª edição do FEIJOPROF, lembrando os seus idealizadores e o objetivo proposto. Prosseguiu com um momento de louvor e agradecimento à Deus pelo momento, que foi a oração pela família e Pai Nosso.
Dando continuidade o professor de música da Escola José Parente Prado, Prof. Zenóbio Moraes juntamente com o aluno Luís Carlos do 6º ano da Escola Ivonir Aguiar, cantaram a música "Toda Criança Todo Dia na Escola", de autoria do prof. Zenóbio. O evento deu sequência com a seguinte composição de mesa: Prof. Ms. Júlio César da Costa Alexandre, Secretário de Educação de Sobral, Prof. Joan Edesson, Secretário de Cultura, Prof. Osmar Vasconcelos, Secretário de Esporte e Juventude, Prof. Edvar Costa, representando a ESFAPEM (Escola de formação e valorização do magistério) e UVA, Profª. Sâmia Cristina, Superintendente Escolar do município e Profª. Kattlen superintendente adjunta.
O prof. Júlio César ao iniciar sua fala apresentou os colegas da mesa, com suas características marcantes na trajetória profissional. Introduziu o tema a ser discutido “Família Real X Família Ideal”, onde fez um breve histórico da sociedade nas últimas décadas no que diz respeito a agrupamentos sociais, falando das transformações no mundo produtivo com consequência no meio social. Colocou isso como 1º elemento de transformação e como 2º elemento a diversidade cultural e a igualdade social, segundo pesquisas por ele realizadas, esses fatores atingem a comunidade e a família surgindo uma nova configuração familiar. “A família hoje vive em uma configuração do imediato e vive com incertezas”. Lembrou a expectativa mundial da educação que é se ter escolas democráticas onde o aluno, entra, permanece e termina com qualidade no conhecimento (que aprendeu), educação como direito, lembrou ainda o aumento acelerado da diversidade cultural que é visível nas “tribos”, nas formas de tratamento. O grande desafio por ele colocado é como a política pública entende e desenvolve esse processo. Apresentando-se portanto diante da adversidade e do crescimento acelerado o aluno Real X Ideal e com isso entra o fundamental trabalho do professor que é conhecer seu aluno na sua totalidade.
O Professor Joan Edesson iniciou falando sobre um seminário no qual havia participado cujo tema envolvia escola e cultura deixando claro a importância de compartilhar com aquele momento. Ressaltou ainda o padrão de família hoje equiparando a décadas anteriores. Lembrou os dados de uma pesquisa que hoje 30% das famílias não tem padrões que antes a ela era atribuída. Repassou a leitura e escrita como um processo histórico e que hoje é resgatando como missão a se cumprir e que isso é louvável.
O professor Osmar parabenizou a iniciativa do pólo de fazer um evento tão importante e mencionou a importância da escola no mundo, reconhecendo a educação como direito universal. Refletiu também o papel do professor como especial no processo e ressaltou que acredita, que para se obter um avanço significativo é necessário que o professor esteja no papel principal. Acredita não ser um trabalho fácil, mas de fundamental importância.
Todos enfatizaram o momento como uma construção na qual as escolas do pólo do Sumaré demonstraram muita energia, e, que isso seria um passo para transformação da educação pública de Sobral. Tivemos ainda um momento com o humorista Tupinambá Marques (Babá), que foi bastante divertido e logo em seguida o encerramento com sorteio de brindes para os convidados. O evento contou com a participação de 350 professores e com uma deliciosa feijoada para os presentes. Segundo o diretor da Escola José Parente Prado e também um dos organizadores do evento "a idéia é revolucionar a relação família e escola, onde todos juntos possam caminhar na construção de um novo e belo amanhã para nossas crianças no intuito de buscar saídas inteligentes para os problemas existentes ao invés de somente apontar culpados pelos problemas existentes".
Fonte: Escola José Parente Prado

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts