Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

segunda-feira, 15 de junho de 2009
Com somente 17,1% das crianças até três anos matriculadas nas creches e 77,6% das com idade entre quatro e seis anos na pré-escola, o Brasil ainda tem muito o que avançar no que diz respeito à Educação Infantil. Os dados são do relatório do Unicef “O Direito de Aprender”. No Ceará, as faltas da Educação Infantil são acompanhadas de perto por fóruns, conselhos e organizações não-governamentais. Membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará, Maria de Jesus Araújo Ribeiro, ressalta que, no Ceará, o acesso das crianças de zero a seis anos à Escola é muito prejudicado, principalmente quando se trata de creches. “Mesmo quando existem, essas instituições não recebem bebês menores de um ano, prejudicando as mães que trabalham e não têm com quem deixar os filhos. O que acontece é que essas crianças acabam ficando em casa com vizinhos ou irmãos mais velhos, de forma totalmente insegura ”, afirma. Ela destaca ainda que, apesar da Educação Infantil não ser obrigatória, por lei, o Poder Público tem que oferecer o atendimento para as famílias que solicitarem. Além da carência de creches e instituições de pré-escola insuficientes, Maria de Jesus frisa a falta de estrutura adequada para o máximo aprendizado das crianças. Ela diz que muitas pessoas pensam que a criança ainda não aprende tanto e não tem necessidade de acompanhamento na primeira infância, mas alerta que o cuidado com a criança já faz parte da Educação, assim como as brincadeiras. “Pesquisas que mostram que as crianças que têm acesso à Educação Infantil adequada têm mais sucesso na Escola, são mais felizes, se socializam melhor e até adoecem menos”. A alegativa para a pequena quantidade de creches e pré-escolas, segundo ela, é o alto custo, na maior parte dos casos. No entanto, a educadora lembra que gasto com Educação Infantil deve ser considerado investimento. “As crianças aprendem muito nos primeiros anos de vida. É nessa fase que se dá, com maior velocidade, o desenvolvimento motor e emocional e as crianças que estão fora da Escola nessa época acabam perdendo muito”, ressalta. Maria de Jesus diz que o Fórum defende a ampliação do atendimento e qualidade da Educação Infantil. “Pelo Plano Nacional de Educação, nós deveríamos atender, em 2009, cerca de 30% das crianças, mas estamos somente com 17% estudando”, lamenta. Conselho O presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares, comentou que, com o crescimento das Escolas de Educação Infantil, a partir do Fundeb, a entidade passou a se preocupar mais com esse período da Educação. “Nós estamos concluindo um levantamento das Escolas para planejar melhor as ações”, afirma. Um dos objetivos, segundo ele, é incluir a família na atividade Escolar, para ajudar a criar um mecanismo de có-responsabilidade na comunidade.
RENATA BENEVIDES
Repórter
Disponível em: todospelaeducacao.org.br

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts