Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

terça-feira, 30 de junho de 2009

Petistas dizem que resultado do Spaece deve ser avaliado pela evolução do ensino e não pelo ranking de 2009


Os presidentes das comissões de Educação da Assembléia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), Artur Bruno e Guilherme Sampaio (ambos do PT), respectivamente, responderam as críticas dos deputados estaduais do PSDB, na última sexta-feira, em torno da queda de Fortaleza do 89º para o 104º no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) deste ano, além de ter obtido nota 4,5 no Índice de Desempenho Escolar (Ide-Alfa) quando a nota mínima é 5. Ambos garantem que a Capital cearense evoluiu no setor em relação aos índices do ano passado.


Guilherme Sampaio (PT) afirma que a Capital cearense evoluiu no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) deste ano, isso porquê, ressalta o parlamentar, a média de evolução na qualidade de Educação de Fortaleza foi maior do que a média de todos os outros municípios. Apesar de Artur Bruno reconhecer também que os índices de Fortaleza melhoraram, o parlamentar declarou que alguns municípios tiveram evolução maior do que a Capital cearense, fato que causou a queda do Município no Spaece de 2008 para 2009. Porém, Guilherme assevera que a Educação em Fortaleza teve uma evolução. Ele esclarece que é preciso levar em conta a comparação do Spaece de 2008 e de 2009, desse modo, ele pontua que a qualidade de Educação teve um crescimento, pois informa que a média de evolução de Fortaleza foi de 10 pontos enquanto que a média dos demais municípios atingiu 9 pontos. ´A grande questão não é a queda de Fortaleza, mas sim a evolução do Município que melhorou em relação ao ano passado, mas sabemos que melhorar a Educação é um processo lento e gradual´, reforçou Artur Bruno. Exemplos



Outra ponderação levantada na Assembléia, desta vez pelo deputado Júlio César (PSDB), é de que enquanto muitas cidades de menor porte, com uma renda bem menor do que a de Fortaleza, está oferecendo Educação de qualidade e obtendo resultados positivos a Capital apresenta queda no Spaece. Porém Guilherme Sampaio deixa claro que não há parâmetros para esse tipo de comparação.


Ele argumenta que a Capital possui 250 mil alunos na rede pública municipal de ensino, o que dá à Fortaleza a posição da terceira maior rede pública municipal dentre as capitais brasileiras, portanto não tem como fazer uma comparação com um município que possui um perfil de esforço de gestão de apenas mil alunos. Tal ponto é corroborado por Artur Bruno, dizendo que a comparação de Júlio César não procede, pois, boa parte dos 250 mil alunos da rede pública municipal, é oriunda da periferia, de famílias pobres e com dificuldades. ´Icapuí, por exemplo, é um município pobre, mas que vem obtendo ótimos resultados na Educação porque vem de um longo processo, por tanto a comparação é inválida´, colocou.


Guilherme Sampaio pontua que o fator que mais pesou na avaliação da Educação em Fortaleza não foi o desempenho dos alunos, mas a evasão Escolar. Em abril deste ano, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou pesquisa sobre o assunto, em que Fortaleza ficou em quarto lugar como a pior Capital brasileira em acesso à Escola pública no País. Ele argumenta que a alfabetização é um primeiro passo para garantir a permanência do aluno na Escola, pois se o estudante tiver uma alfabetização de qualidade terá menos dificuldades nas outras séries.


Já sobre a necessidade de se debater a Educação em Fortaleza, conforme proposto pela deputada Tânia Gurgel (PSDB), Artur Bruno afirmou que este papel é específico da Câmara Municipal da Capital e que não cabe à Assembléia Legislativa. ´Os deputados do PSDB por não saberem ou não quererem fazer oposição ao Governo do Estado utilizam as questões de Fortaleza. Acho que há um exagero dos tucanos em torno das discussões da Capital, tem deputado querendo ser vereador de Fortaleza´, provocou o parlamentar do Partido dos Trabalhadores.
Fonte: 29/06/2009 - DIÁRIO DO NORDESTE (CE)

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts