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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
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"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Quase a metade da crianças e adolescentes com até 17 anos do país estavam em situação de pobreza no ano passado, revelou nesta sexta-feira a Síntese de Indicadores Sociais 2009, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pelos critérios do órgão, 44,7% dessa população viviam com menos de meio salário mínimo per capita.

No Nordeste, o quadro continuou sendo o mais grave. Naquela região, estavam nessa situação 66,7% das crianças e adolescentes brasileiras. Em 1998, essa proporção era de 73,1%. O IBGE atribui o avanço ao desenvolvimento de programas de transferência de renda por parte do governo, como o Bolsa Família.

A pesquisa mostra ainda que 18,5% das crianças e adolescentes brasileiras viviam, no ano passado, com rendimento per capita de até 25% do salário mínimo, situação considerada de extrema pobreza pelo IBGE.

Em 1998, 27,3% dessa população se enquadravam nessa classificação. O levantamento revela que aumentou a taxa de escolarização na chamada primeira infância de 0 a 6 anos. Entre a população de 0 a 3 anos, 18,1% frequentavam a escola no ano passado, ante proporção de 8,7% em 1998. Na faixa de 4 a 6 anos, o IBGE constatou que 79,8% estavam matriculados em 2008.

Dez anos antes, a taxa de frequência escolar correspondia a 57,9% do total desta faixa etária. A renda da família é determinante para a frequência escolar, segundo o estudo. Na faixa de 0 a 3 anos, a taxa era 18,5% para as famílias que viviam com até meio salário mínimo per capita; já nas famílias com mais de 3 salários mínimos per capita, essa proporção era de 46,2%.

No grupo de 4 a 6 anos, a taxa era de 77,1% entre as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, e de 98,8% para as crianças na faixa de rendimento de mais de 3 salários mínimos per capita.

Na faixa dos 7 a 14 anos de idade, que corresponde ao ensino fundamental, o acesso à escola está praticamente universalizado em todos os níveis de rendimento, mostra a pesquisa. A frequência escolar dos adolescentes de 15 a 17 anos, era de 78,4%, nas famílias do primeiro quinto de rendimento (os 20% mais pobres), e 93,7%, nas famílias do último quinto, as 20% mais ricas.

O estudo indica ainda que 7,8% das crianças com 9 anos de idade não sabem ler ou escrever. A idade adequada para a alfabetização é em torno dos 6 anos. Em termos absolutos, eram 270 mil analfabetos, sendo que mais da metade (cerca de 167 mil) moravam no Nordeste. Lá, 15,7% das crianças de 9 anos não sabem ler ou escrever.

Fonte: 09/10/2009 - Folha Online

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