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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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quarta-feira, 28 de outubro de 2009
De um lado estão professores e alunos, que podem ter acesso online a softwares, animações, mapas e roteiros de aulas para complementar o conteúdo dado em sala. De outro, professores de universidades que desenvolvem essas ferramentas, os Recursos Educacionais Abertos (REAs).
“Universidades e Escolas trabalham há tempos com REAs nos Estados Unidos. O governo Obama anunciou investimento de US$ 50 milhões em REA recentemente”, diz a brasileira Carolina Rossini, pesquisadora do Berkman Center for Internet and Society, da Universidade Harvard. Ela participará em São Paulo de um seminário sobre REAs que será realizado quinta e sexta-feiras na Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas.Grande parte desses recursos abertos pode ser encontrada em sites de universidades e institutos de pesquisa americanos, como a Rede Merlot, a Universidade do Colorado, o Institute of Physics (IOP) e o Wolfram Research. No IOP, o professor encontra roteiros de aulas com sugestões sobre como abordar temas como eletricidade e astronomia. No site da Universidade do Colorado, o aluno brinca com conceitos da física. Em uma das simulações online, o estudante lança corpos de um canhão e tem de acertar um alvo levando em conta variáveis como velocidade e resistência do ar.
No Brasil, a Secretaria do Ensino a Distância do Ministério da Educação criou o Banco Internacional de Objetos Educacionais, onde estão catalogados online mais de 7 mil recursos didáticos. A secretaria tem duas frentes de trabalho. Em edital de 2007, selecionou 13 instituições para criar conteúdo a ser depositado no banco, num investimento de R$ 55 milhões. Tem também parceria com nove universidades para pesquisar, no Brasil e no exterior, objetos para serem agregados à página.
“Essas ferramentas podem ser usadas na Educação a distância e em cursos presenciais. Permitem ao estudante interagir até sozinho, em casa”, diz Nelson Studart, professor da Universidade Federal de São Carlos e coordenador da equipe da instituição que captura recursos didáticos para o banco do governo. Depois de escolhido por professores e mestrandos da UFSCar, o material é catalogado em área, série Escolar indicada e autoria. “Se ele é interessante mesmo, entramos em contato com o autor, para ver a questão das licenças.” Antes de entrar na página do governo, o REA ainda precisa passar pelo crivo de um comitê do ministério.
Segundo o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, o banco surgiu para criar uma “cultura da tecnologia da informação” na rede pública. “Quando a gente fala em recursos online, está falando em multimídia em especial. Estamos rompendo a barreira do livro.”
Uma ferramenta que também vai além do livro são os jogos educacionais. Embora não estejam online no banco, alguns deles já têm seu valor reconhecido. O governo lançou, em 2006, o primeiro edital para desenvolvimento desses games, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos. A Finep escolheu, entre outros, o grupo Comunidades Virtuais, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), criador do jogo Tríade - Liberdade, Igualdade, Fraternidade, no qual o aluno deve se colocar no lugar de um menino na época da Revolução Francesa.
Um dos envolvidos no projeto do Comunidades Virtuais é o pedagogo Jaime de Oliveira Praseres Júnior, também consultor da produtora Redalgo. A empresa criou, em parceria com o físico Marcelo Gleiser, o Operação Cosmos, no qual alunos do ensino fundamental têm de desvendar desafios da física, matemática e outras disciplinas. “Há várias situações de aprendizagem nas fases do jogo”, diz Praseres.

Fonte: 27/10/2009 - JORNAL DA TARDE (SP)
Conteúdo na rede Sites de REA http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ http://phet.colorado.edu www.iop.org www.merlot.org http://www.wolfram.com/

Obrigada pela visita!!!

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