Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Assim como o Brasil, em sete anos, o Ceará mudou de raça, condição de vida e idade. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/2008), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, os pardos representam 63,4% da atual população cearense, de 8 milhões e 472 mil habitantes.

A raça branca soma 33,1% ; a negra, 3% e a indígena, 0,5%. A vida melhorou. Hoje, por exemplo, a família de João Pedro Vasconcelos, formada por ele, a esposa, Cíntia, e dois filhos, possui casa própria com TV, computador ligado à Internet, geladeira, freezer, máquina de lavar, celular e carro. Tudo conseguido nos últimos anos. Eles são exemplo da mudança ocorrida nos lares cearenses, onde a urbanização se consolida como forte tendência.

A cada ano mais pessoas moram na zona urbana. Aliás, uma esmagadora maioria. Do total da população cearense, 6,5 milhões vivem nas cidades. Apenas 1,9 milhão está no campo. Nesse item, os homens levam vantagem numérica: são um milhão deles, contra 944 mil mulheres que estão na zona rural. A pesquisa também mostra que as famílias ficaram menores, com até quatro membros e uma curiosidade: muita gente morando sozinha. No Ceará, 9,2% de 2,5 milhões de domicílios particulares e urbanos são habitados por uma pessoa. A microempresária Tânia Mendes Albuquerque, de 32 anos, diz que sempre sonhou em morar sozinha. "Há dois anos conquistei minha independência e não quero nem pensar em perder minha liberdade". Menores, com melhores condições socioeconômicas, mais velha, no entanto, continua sendo eminentemente feminina.

Segundo a pesquisa, são 95 homens para cada 100 mulheres. São 4,1 milhões pessoas do sexo masculino, contra 4,3 milhões do feminino. Apesar de ficar mais velha, a população cearense está mesmo concentrada entre os 30 e 49 anos de idade. São 2,2 milhões.

O sociólogo Eduardo Gomes Machado afirma que o resultado do Pnad é uma confirmação de que se tem observado nos últimos anos no País. Ele entende que a diminuição da população rural no Estado, com o inchaço nas cidade é motivo de muita reflexão. "É preciso o desenvolvimento de políticas públicas regionais, onde o foco principal seja a manutenção dos moradores no campo. "Investimentos não só em Educação, como temos visto com universidades regionais, mas fortalecer o micro e pequeno agricultor para que ele fique no campo".

Fonte: 10/10/2009 - DIÁRIO DO NORDESTE (CE)

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts