Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Criado há três anos com o objetivo de nortear a qualidade do ensino em sala de aula, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é desconhecido de mais de um terço dos diretores de escolas no País

Mede-se de tudo em sociedades modernas: do nível de riqueza aos hábitos à mesa. Os parâmetros cientificamente apurados ajudam a traçar cenários que orientam decisões empresas, governos e até famílias. Criado há três anos com o objetivo de nortear a qualidade do ensino em sala de aula, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no entanto, é desconhecido de mais de um terço dos diretores de escolas no País. A pesquisa “O perfil do diretor escolar”, realizada pelo Ibope, apontou que 36% dos gestores não sabem qual é o resultado da própria escola nesse indicador. O estudo entrevistou 400 diretores de escolas brasileiras a pedido da Fundação Victor Civita.

“O resultado é preocupante porque mostra que os diretores não trabalham com a gestão pedagógica da instituição da qual são responsáveis mas só com a gestão pública. O Ideb deve ser usado pelo diretor como um farol que vai nortear o desenvolvimento da qualidade do ensino na escola”, observa Ângela Dannemann, diretora-executiva da Fundação Victor Civita.

O índice, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais (Inep) ,é calculado com base na taxa de rendimento escolar – aprovação e abandono – e no desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O desconhecimento do Ideb pode resultar em prejuízos para o ambiente escolar porque mostra que o diretor não vai conseguir traçar nenhum plano de ação e nem avaliar o trabalho que está fazendo. Como consequência desse percentual, outro índice chamou a atenção dos especialistas.

Quando perguntados quais os maiores responsáveis pela baixa qualidade do ensino, os diretores se colocam apenas em quinto lugar, atrás da comunidade, dos professores, da própria escola e do aluno. “É como se perguntássemos para um diretor de empresa quem é o responsável pelos baixos negócios e ele culpasse a sociedade”, compara Ângela. O estudo apontou ainda que grande parte dos entrevistados acredita que um dos maiores problemas enfrentados na gestão é a falta de autonomia em relação à equipe da escola. Ao serem questionados sobre quais são os principais problemas do trabalho, 57% responderam a reforma do prédio, 53%, a contratação e demissão de professores, e 19%, a substituição de professores.

Quanto à formação desses profissionais, a pesquisa revelou que a maioria fez ensino fundamental (80%) e médio (73%) em escola pública, mas a graduação em instituição particular (53%). E ainda que, embora a maioria dos entrevistados (93%) avalie sua formação inicial como boa ou excelente, uma boa parte deles (28%) acha que essa formação não o preparou para atuar como gestor da escola. “Falta cursos de gestão para os diretores da escola. Muito do que é feito dentro dos muros da escola é improvisado ou leva em conta apenas um bom senso”, observa a educadora Ana Clara Lima.

Fonte: 11/11/2009 - IG

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts