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- Professora Ms Herik Zednik
- Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.

"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko
"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik
"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik
"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik
"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector
"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")
"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."
"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire
"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves
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A solenidade, realizada na manhã de quinta-feira, 27, marcou a chegada de mais um benefício para a comunidade do bairro, notadamente os estudantes da Escola, que terão espaço mais apropriado para a prática de esportes, bem como para o desenvolvimento dos projetos e programas realizados pela Prefeitura e parceiros.
Este é mais um dos equipamentos esportivos do Município a passar por reforma e reestruturação.
A obra contratada, no valor de R$ 208 mil, será executada pela Constutora Mig Construções Ltda, com prazo previsto de quatro meses.

Representantes de conselhos nacionais de educação de sete países estão reunidos nesta quinta-feira, 27, em Brasília, para debater o futuro da educação na região iberoamericana. O objetivo do encontro é dar seguimento ao entendimento entre Brasil, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Portugal na área educacional.
“A educação no nosso continente vive um momento particular; há mais intercâmbio e desejo de cooperação”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, na abertura do seminário. Na opinião do ministro, os países precisam analisar o potencial ainda inexplorado na área da educação e usá-lo para o desenvolvimento da região.
Haddad citou o exemplo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), recém-criada. “Queremos ajudar a formar intelectuais que pensem na região de maneira integrada”, destacou. A nova universidade, com sede em Foz do Iguaçu (PR), tem proposta acadêmica interdisciplinar e bilíngue. Este ano, serão abertas 300 vagas em seis cursos de graduação para ingresso dos alunos em agosto. Metade das vagas destina-se a brasileiros e as demais, a estudantes de Argentina, Uruguai e Paraguai.
A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) brasileiro, Clélia Brandão, acredita que os conselhos têm o papel de dar continuidade às políticas de governo para que se tornem políticas de Estado. “Também somos responsáveis por elaborar normas educacionais que dêem conta de responder à contemporaneidade para uma formação humanitária do indivíduo”, afirmou.
Metas — Para a diretora da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, Ivana de Siqueira, a reunião desta quinta-feira vai permitir que se conheçam os planos de educação de cada país. Além disso, os conselheiros vão debater o projeto Metas Educativas 2021, proposto pela OEI para estabelecer acordo entre os países sobre a educação voltada para as próximas gerações.
Durante o encontro, os participantes também pretendem definir relações institucionais, identificar pautas comuns e discutir oportunidades de intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.
Fonte: 28/05/2010 - Portal do MEC
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a ideia é “em tese” interessante porque contribui para a formação de uma carreira nacional do magistério, antiga revindicação da categoria. Ele teme, entretanto, que o novo instrumento sirva para criar rankings nacionais de avaliação dos docentes.
“Isso é muito preocupante e nós não concordamos. Esse projeto deveria ter sido mais bem discutido, ele não foi debatido como deveria”, critica. Alguns estados utilizam a avaliação de desempenho de alunos e de professores para estabelecer políticas de bônus ou aumento de salário para aqueles docentes que obtêm o melhor resultado, o que os sindicatos são contra. “Os estados e municípios não podem culpar o professor por todos os problemas da educação”, diz.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, não há intenção de criar rankings. Ele destaca ainda que as notas obtidas pelo professores não serão divulgadas o que afasta a possibilidade de classificação. “O resultado é um exame exclusivo do professor”, disse à Agência Brasil. Haddad ressaltou que o exame “é endereçado a pessoas que queiram ingressar na rede, não para quem já está na rede pública”, por isso não há porquê os professores que já estão atuando temerem a avaliação.
“A não ser que o professor queira mudar de rede porque, por exemplo, está insatisfeito com o seu salário. O objetivo do projeto é ampliar o horizonte do profissional. E uma prova é obrigatória para a entrada no concurso público”, afirma.
Em 2011, a prova será destinada a docentes que tenham interesse em trabalhar com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e da educação infantil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo exame. A matriz dos conteúdos que serão cobrados na prova estará disponível para consulta pública no site do Inep ainda essa semana. Professores, universidades, estados e municípios podem opinar sobre o modelo da prova durante 45 dias. Logo depois, terá início o período de adesão das redes de ensino.
Haddad acredita que o instrumento pode ajudar a melhorar as condições salariais dos professores da rede pública. “O objetivo é aumentar o salário do professor, porque o professor bem formado vai ser disputado. Todo mundo quer atrair para sua rede os professores que tenham condição de mudar a realidade da escola pública do Brasil. Todo o projeto visa a valorização da carreira”, defendeu o ministro.
Fonte: 28/05/2010 - Agência Brasil

Pela legislação atual, são disciplinas obrigatórias, no ensino médio, português e matemática, pelo menos uma língua estrangeira moderna, “conhecimento do mundo físico e natural” e da “realidade social e política, especialmente do Brasil”.
A LDB também determina o estudo de “história e cultura afro-brasileira e indígena”, que deverá permear todo o currículo escolar. Pela proposta, passam a ser obrigatórios todos os conteúdos de História Geral.
Contexto das nações
O relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), concordou com o projeto. “O ensino de História é de fundamental importância para a inserção do cidadão contemporâneo no complexo contexto das nações. Mais ainda: é de crucial importância para fomentar nos indivíduos a percepção e a prática da cidadania”, justificou.
Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: 28/05/2010 - Agência Câmara

Na avaliação de Suely, que é também coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), vários fatores contribuem para a deficiência do ensino da disciplina, desde o financiamento à descentralização da organização do ensino.
“Mas a formação do professor é o cerne do problema e é o mais difícil de ser enfrentado. Hoje temos uma quantidade muito grande de professores em sala de aula que não estão preparados para isso”, defendeu. Para a especialista, o primeiro passo é “estancar” a má-formação em cursos de baixa qualidade.
Ela destaca que os estudantes de cursos de pedagogia, que irão lecionar para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, recebem um conhecimento muito incipiente de matemática durante sua formação. “É praticamente nada [o que eles aprendem]. A maioria vai dar aula de matemática e a última vez que eles viram o conteúdo foi quando eram alunos do ensino médio”, aponta.
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eduardo Mortmer ressaltou ainda que dentro das graduações de matemática, química e física, há pouco interesse por parte dos estudantes em trabalhar como professor de educação básica.
“O sistema de ensino não consegue segurar o professor que se qualifica. Os mestres e doutores formados nessas áreas hoje vão lecionar no ensino superior”, aponta.
Atualmente, há carência de professores de áreas como química e física para atuar na sala de aula. Muitas vezes a função é exercida por profissionais formados em outros cursos. Mortner apontou que nos últimos 20 anos, 30 mil se graduaram em química. Mas só 8 mil das 24 mil vagas para professor dessa disciplina são ocupadas por licenciados na área.
Mortmer aponta os baixos salários oferecidos pela rede pública como principal motivo para afastar esses profissionais da carreira do magistério.“O governo hoje está gastando muito dinheiro para formar professores, mas isso não tem retorno esperado porque eles não ficam no sistema”, destacou.
Fonte: 28/05/2010 - Agência Brasil



Na sexta-feira, dia 21/05, as mães dos alunos da Escola Deliza Lopes receberam uma linda homenagem alusiva ao dia das mães. Na ocasião, o coral Vozes do Coração fez uma apresentação musical, momento de emoção para os presentes, também houve uma dança enfocando o aborto e uma encenação valorizando o bom exemplo deixado por Maria como Mãe de Jesus.
No encerramento todos os alunos cantaram a música “É Por Você Que Canto” enfatizando o tema da festa: “Meu Coração Canta Por Você”. Houve sorteio de brindes, foi servindo coffee break e todas receberam CD de músicas relacionadas ao tema.
Nada melhor do que retribuir com carinho, todo o apoio recebido por parte das mães desde o início do ano letivo.

REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO
A secretaria da Cultura e Turismo de Sobral está desenvolvendo durante toda esta semana o projeto Poesia em Cada Canto, que tem como objetivo divulgar a poesia em vários locais públicos da cidade, difundindo uma linguagem poética pela forma da interpretação, despertando o interesse da população pela informação, leitura e formação da criação poética.
A partir das 17h, a Boulevard do Arco realizará várias atividades físicas que culminarão com a largada e chegada da 5ª etapa do Circuito de Corrida de Sobral, que nesta etapa poderá ser disputada por todos aqueles que queiram participar.
A Secretaria de Educação colaborou com o evento e hoje, no pátio da prefeitura, reuniu os funcionários para realização de atividade física.
A ideia é mobilizar milhões de pessoas e envolvê-las no grande desafio pela melhoria e prevenção a saúde, através da atividade física.



A Prefeitura Municipal de Sobral, atráves da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, SAAE, AMMA, Banco de Mudas e Agenda 21, comemorou no sábado, 22, no Becco do Cotovelo, o Dia Internacional da Biodiversidade.
O evento contou com palestras sobre a Biodiversidade, instalação de uma tenda do Banco de Mudas, onde foram distribuídas 400 mudas de plantas – frutíferas, medicinais e ornamentais – além da distribuição de material impresso, e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela SPLAM, SAAE e AMMA, referentes aos exercícios de 2009 e 2010, na área de educação ambiental, conscientização da população sobre os problemas gerados pelo lixo, e os benefícios de atitudes ecológicas para a preservação da natureza.
No final, houve uma apresentação de dança coreográfica ao som da canção “Paz no Mundo” de Roberto Carlos, com a participação de 12 alunos da Escola Gerardo Rodrigues.




A Escola Deliza Lopes, preocupada com a saúde auditiva de seus alunos, realizou na primeira quinzena do mês de maio, o exame de audiometria em todos os alunos do 2º ano. A atividade foi coordenada pela professora do SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas), Silviane Barroso. A escola recebeu também a visita do boneco Tipinho, que arrancou sorrisos dos alunos e explicou sobre os cuidados com a audição e a limpeza dos ouvidos.
Segundo a professora Silviane, "é de suma importância a aplicação deste teste auditivo nas escolas do nosso município, pois é com ele que conseguimos detectar alguns problemas de audição nos nossos alunos".

O Ministério da Educação (MEC) trabalha na criação de um concurso nacional para selecionar professores para a rede pública de ensino. O ministério pretende realizar a primeira prova do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.
A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também ficará sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.
As secretarias que decidirem aderir ao exame terão liberdade para usar a nota para a seleção em fase única ou como primeira fase do processo. A abertura dos concursos também poderá ser feita a qualquer momento dependendo da necessidade de cada rede de ensino. Como o Enem, a prova será anual.
Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, um documento com a concepção do exame e temas que farão parte do exame serão disponibilizados para consulta pública no site do Inep a partir desta quarta-feira (19).
De acordo com Gabriela, a prova terá vários temas, como metodologia de ensino, políticas educacionais, direito e conteúdos específicos. Para criar o programa, foram analisados países que buscam ter um padrão de professores. Esses países foram Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.
“São países com sistemas de ensino e contextos diferenciados, mas todos entendem que o bom professor tem de ter domínio do conteúdo que vai lecionar e conhecer as metodologias de ensino”, disse Gabriela.
Professores, universidades, estados e municípios vão poder opinar sobre o modelo da prova durante os 45 dias de consulta pública. “Após esse período, equipes técnicas do Inep irão trabalhar para fechar a matriz do exame. Pretendemos ter um banco de questões para a prova até o fim do ano”, disse Gabriela.
De acordo com a coordenadora, secretarias estaduais e municipais do país mostraram interesse no projeto. "Apresentamos ao Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que se mostrou receptivo à ideia", disse.
Fonte: 19/05/2010 - G1

Foi a partir da crônica O padeiro, de Rubem Braga, que surgiu a ideia de trabalhar com a invisibilidade social. Mesmo ouvindo tantas vezes “Não é ninguém, é o padeiro” ecoar de dentro das casas, o padeiro não mostrava mágoa e contava a história sorrindo. Depois de conhecer a história, a professora de informática Mônica Fontenele, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Figueiredo Corrêa, no Benfica, resolveu trabalhar o assunto com seus alunos – utilizando o computador como meio e a educação como fim. E assim surgiu o site “Invisibilidade social – eu existo”.
A página, feita por alunos da 9ª série, recebeu o prêmio de qualidade educacional, no Concurso Internacional Visual Class 2009. No material, o uso das tecnologias da informação e comunicação, as TICs. Fotos, vídeos, slides e textos foram produzidos com gente simples que passa discreto aos nossos olhos - garis, carteiros e empregadas domésticas. A professora, especialista em curso que envolve pedagogia e informática, coordenou os trabalhos.
Durante o processo, os alunos aprenderam a construir slides, baixar músicas, salvar arquivos, além de usar câmeras para fotos e vídeos. “Com o trabalho, a gente descobriu que Internet não é só Orkut”, conclui a estudante Aline Castelo Branco. O conhecimento em informática ajudou os cinco alunos participantes do projeto a reformular suas pesquisas e sofisticar as atividades nas outras disciplinas.
Os slides facilitaram a atividade de geografia que pedia aos estudantes para descrever um país. “A gente pesquisou as bandeiras, as moedas”, cita José Rafael Monteiro. Darley Eleandro completa: “Com o slide, a gente pode criar as telas do jeito que quiser”.
E o computador ultrapassa os deveres escolares. As meninas conferem horóscopo, checam as fofocas dos artistas e jogam também, listam Bruna Kelly Nascimento e Samara Sousa Pinheiro. Mas, no laboratório da escola, só podem fazer isso depois da aula se houver um bom comportamento da turma.
A professora Mônica é só orgulho dos meninos. A cada apresentação do projeto feita pelos alunos em mostras e feiras culturais, ela está aplaudindo. A fim de incentivar outros professores, ela quer criar atividades que envolvam os conteúdos curriculares e a informática: “Quero estimular cada professor a ter um blog e colocar os conteúdos de suas disciplinas”.
Mônica quer também implantar uma rádio, para que os alunos tomem de conta. A programação será mais ou menos assim: cinco minutos de informações (como inscrições para o Enem e entrega de boletins), 10 minutos de espaço cultural e mais cinco para música. As dificuldades já viraram lugar-comum quando se fala em educação pública, mas a professora Mônica e sua turma mostram que boa vontade e disposição são os ingredientes mais simples para fazer algo dar certo. E continuam funcionando mesmo na era da tecnologia.
Fonte: O Povo
Daniela Nogueira



A Escola Deputado Pery Frota teve o prazer de receber como palestrante o vereador e presidente da Câmara Municipal, Francisco Hermenegildo de Sousa Neto, na culminância do trabalho, cujo eixo temático era: “De Olho no Dinheiro Público”.
A professora da Jornada Ampliada, Conceição Gomes Alves, juntamente com os alunos do fundamental I, apresentaram uma peça teatral com o tema: “São José no Atraso e Patriarca no Progresso”. Tivemos ainda a participação do Coral Vozes do Pery, com a música “Olho Vivo, Cidadão”, com o professor Tarcísio Filho (da Jornada Ampliada). O professor Edson Meneses do SPE comandou a apresentação do evento.
Foi apresentada uma maquete confeccionada pelos alunos do 9° ano onde mostrava o Distrito de Patriarca no Progresso.

Segundo o professor Reijo Laukkanen, do Internacional Education Policy, da Universidade de Tempere, na Finlândia, o segredo do case de sucesso deve-se em grande a formação dos professores finlandeses e as altas expectativas que eles têm de seus alunos.
Durante palestra realizada nesta quinta-feira, no Educador – Congresso Internacional de Educação, em São Paulo, Laukkanen explicou que os professores estão entre os profissionais mais populares da Finlândia. Os salários são bons, mas não o suficiente para atrair os jovens profissionais. A reputação da carreira é o principal fator na escolha. "Não é o salário que torna a carreira tão popular e atraente na Finlândia. Nossos salários estão em desvantagem em relação aos de outros países da Europa. A diferença é que todos os nossos professores têm mestrado em educação e a carreira acadêmica é extremamente respeitada."
As tecnologias educacionais, forte tendência no Brasil, não influenciam o bom desempenho dos alunos finlandeses e não têm a ver com as melhores notas, de acordo com Laukkanen. "Temos tecnologia nas escolas, mas os professores não a usam. As crianças têm mais acesso à tecnologia em casa do que na escola. Algumas cidades têm lousas interativas, digitais, mas nossa educação não é baseada em tecnologia e sim em professores", conta o professor, que também é conselheiro na Finnish National Board of Education (FNBE).
Não há um segredo da educação finlandesa. Para Laukkanen, o sucesso vem de uma combinação de fatores, além do bom corpo docente. "A educação é nacional, com um currículo unificado e tem como objetivo o país obter um bom desempenho. Tanto faz onde você colocar o seu filho porque em qualquer lugar da Finlândia a educação é a mesma. Nossos profissionais de educação têm autonomia, liberdade, são reconhecidos e respeitados."
Alem disso, o professor aponta a alta expectativa de desempenho dos alunos e o suporte às crianças que não conseguem acompanhar o ritmo. "Quando sobe a exigência, quando o objetivo é mais alto, o nível de qualidade sobe bastante", analisa. "Na Finlândia, as mentes mais brilhantes se tornam professores. São a chave principal do nosso sucesso. Temos também uma boa estrutura política educacional. Se não tivéssemos essa base de apoio, não adiantaria ter bons profissionais."
Carga horária
A carga horária na Finlândia se aproxima do período integral no Brasil. É mais tranquila nos primeiros anos e aumenta gradativamente. "Nos primeiros anos as crianças passam 19 horas por semana na escola. No quarto ano aumenta para 23 a 24 horas por semana, até chegar a 30 horas, na 7ª e 9ª série. Procuramos poupar os pequenos", brinca Laukkanen.
Fonte: 14/05/2010 - iG Educação



No período de 27a 29 de abril, a Escola Ivonir Aguiar proporcionou uma visita com todos os seus 324 alunos do 8º ano à Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Campus da Betânia.
Na oportunidade, os alunos, acompanhados de um coordenador e professores, puderam visitar a Biblioteca Central, laboratório de Informática, laboratórios de química e biologia. A ideia é disponibilizar aos alunos algum contato prévio com o ambiente acadêmico e assim poder despertar o gosto por um espaço que poderá ser em algum tempo, sua futura escola.

Local: ECOA
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