Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 19 de maio de 2010
Um exemplo do bom uso na tecnologia na educação. Com um projeto de ideia simples, alunos aprenderam a criar sites, usar câmeras, mexer em arquivos e construir um site ¿ que já foi premiado


Foi a partir da crônica O padeiro, de Rubem Braga, que surgiu a ideia de trabalhar com a invisibilidade social. Mesmo ouvindo tantas vezes “Não é ninguém, é o padeiro” ecoar de dentro das casas, o padeiro não mostrava mágoa e contava a história sorrindo. Depois de conhecer a história, a professora de informática Mônica Fontenele, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Figueiredo Corrêa, no Benfica, resolveu trabalhar o assunto com seus alunos – utilizando o computador como meio e a educação como fim. E assim surgiu o site “Invisibilidade social – eu existo”.

A página, feita por alunos da 9ª série, recebeu o prêmio de qualidade educacional, no Concurso Internacional Visual Class 2009. No material, o uso das tecnologias da informação e comunicação, as TICs. Fotos, vídeos, slides e textos foram produzidos com gente simples que passa discreto aos nossos olhos - garis, carteiros e empregadas domésticas. A professora, especialista em curso que envolve pedagogia e informática, coordenou os trabalhos.

Durante o processo, os alunos aprenderam a construir slides, baixar músicas, salvar arquivos, além de usar câmeras para fotos e vídeos. “Com o trabalho, a gente descobriu que Internet não é só Orkut”, conclui a estudante Aline Castelo Branco. O conhecimento em informática ajudou os cinco alunos participantes do projeto a reformular suas pesquisas e sofisticar as atividades nas outras disciplinas.

Os slides facilitaram a atividade de geografia que pedia aos estudantes para descrever um país. “A gente pesquisou as bandeiras, as moedas”, cita José Rafael Monteiro. Darley Eleandro completa: “Com o slide, a gente pode criar as telas do jeito que quiser”.

E o computador ultrapassa os deveres escolares. As meninas conferem horóscopo, checam as fofocas dos artistas e jogam também, listam Bruna Kelly Nascimento e Samara Sousa Pinheiro. Mas, no laboratório da escola, só podem fazer isso depois da aula se houver um bom comportamento da turma.

A professora Mônica é só orgulho dos meninos. A cada apresentação do projeto feita pelos alunos em mostras e feiras culturais, ela está aplaudindo. A fim de incentivar outros professores, ela quer criar atividades que envolvam os conteúdos curriculares e a informática: “Quero estimular cada professor a ter um blog e colocar os conteúdos de suas disciplinas”.

Mônica quer também implantar uma rádio, para que os alunos tomem de conta. A programação será mais ou menos assim: cinco minutos de informações (como inscrições para o Enem e entrega de boletins), 10 minutos de espaço cultural e mais cinco para música. As dificuldades já viraram lugar-comum quando se fala em educação pública, mas a professora Mônica e sua turma mostram que boa vontade e disposição são os ingredientes mais simples para fazer algo dar certo. E continuam funcionando mesmo na era da tecnologia.

Fonte: O Povo
Daniela Nogueira

12 Mai 2010

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts