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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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terça-feira, 13 de setembro de 2011
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação da brasileira: o ensino religioso. A questão não é o debate sobre o papel da religião na formação Escolar do cidadão.O que se coloca, gravemente, é a identidade do Estado laico no Brasil. Nossa primeira Constituição republicana, de 1891, determinava "Art. 72, § 6° Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos público. §7º Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial, nem terá relações de dependência ou aliança com o governo da União, ou dos Estados". Na década de 1930, como resultante das pressões políticas da hierarquia católica em aliança com Getúlio Vargas, a Constituição de 1934, art. 17, III, inclui princípio da "colaboração recíproca em prol do interesse coletivo", entre Estado e religiões. E o art. 153, incluía o ensino religioso facultativo. Descaracterizava-se, daí em diante, o Estado laico.
A Constituição atual, art. 19, proíbe "relações de dependência ou aliança" entre Estado/religiões, ressalvando a "colaboração de interesse público". Autoriza, também, o ensino religioso facultativo nas Escolas públicas.

Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), regulamentando o ensino religioso, art. 33, ressalva que devem ser "vedadas quaisquer formas de proselitismo". Tal artigo, atualizado em 1997, acrescenta a autonomia dos entes federativos na definição dos conteúdos e a absurda contratação de professores habilitados pelas denominações religiosas. A situação agravou-se com a aprovação da Concordata Brasil-Vaticano (2009), que impõe no art. 11, § 1º "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas". A Concordata está sendo questionada no STF. Mantida a lei, o ensino religioso perderá seu caráter informativo do pluralismo das culturas religiosas, matéria das Ciências Humanas, para se tornar catequese e culto no intramuros da Escola pública. Ou seja, proselitismo religioso remunerado pelos cofres públicos, alimentando preconceitos e intolerâncias sectárias.

Marcos José Diniz Silva - historiador, professor universitário

Fonte: Diário do Nordeste

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