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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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terça-feira, 13 de setembro de 2011
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação da brasileira: o ensino religioso. A questão não é o debate sobre o papel da religião na formação Escolar do cidadão.O que se coloca, gravemente, é a identidade do Estado laico no Brasil. Nossa primeira Constituição republicana, de 1891, determinava "Art. 72, § 6° Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos público. §7º Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial, nem terá relações de dependência ou aliança com o governo da União, ou dos Estados". Na década de 1930, como resultante das pressões políticas da hierarquia católica em aliança com Getúlio Vargas, a Constituição de 1934, art. 17, III, inclui princípio da "colaboração recíproca em prol do interesse coletivo", entre Estado e religiões. E o art. 153, incluía o ensino religioso facultativo. Descaracterizava-se, daí em diante, o Estado laico.
A Constituição atual, art. 19, proíbe "relações de dependência ou aliança" entre Estado/religiões, ressalvando a "colaboração de interesse público". Autoriza, também, o ensino religioso facultativo nas Escolas públicas.

Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), regulamentando o ensino religioso, art. 33, ressalva que devem ser "vedadas quaisquer formas de proselitismo". Tal artigo, atualizado em 1997, acrescenta a autonomia dos entes federativos na definição dos conteúdos e a absurda contratação de professores habilitados pelas denominações religiosas. A situação agravou-se com a aprovação da Concordata Brasil-Vaticano (2009), que impõe no art. 11, § 1º "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas". A Concordata está sendo questionada no STF. Mantida a lei, o ensino religioso perderá seu caráter informativo do pluralismo das culturas religiosas, matéria das Ciências Humanas, para se tornar catequese e culto no intramuros da Escola pública. Ou seja, proselitismo religioso remunerado pelos cofres públicos, alimentando preconceitos e intolerâncias sectárias.

Marcos José Diniz Silva - historiador, professor universitário

Fonte: Diário do Nordeste

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