Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O deputado Professor Teodoro (PSDB) fez um balanço nesta terça-feira (06/04), em sessão plenária, do resultado da realização da Conferência Nacional de Educação (Conae), ocorrida entre os dias 28 março e 1º de abril, em Brasília. Ele lamentou o “número exagerado” de propostas apresentadas, cerca de 5 mil, e a “generalização de princípios” para subsidiar o segundo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas e diretrizes para os próximos 10 anos. “Corremos o risco de repetir os erros do primeiro PNE, que atingiu apenas um terço das propostas”, argumentou.

A proposta que teve mais visibilidade, segundo ele, foi a que prevê uma estrutura administrativa semelhante a do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o SUS da educação, explicou ele, o processo decisório seria compartilhado por representantes do Ministério da Educação (MEC), gestores estaduais, municipais, trabalhadores de educação e organizações sociais. Por esse modelo, “as secretarias estaduais e municipais seriam obrigadas a adotá-lo, mas teriam liberdade para implementá-lo”, completou.

Para o parlamentar, o modelo esbarra em dois problemas: o primeiro seria as “vultosas” verbas adicionais, reconhecido pelo próprio MEC; o segundo é de natureza política, pois a proposta do SUS educacional agride, além do princípio constitucional da autonomia dos estados e municípios, o Conselho Nacional de Educação, órgão integrado por especialistas, cujas atribuições seriam transferidas para uma entidade normativa com representação de trabalhadores e organizações sociais. “Neste aspecto, ao invés de avançarmos, teríamos um retrocesso, dando um passo atrás”, ressaltou, acrescentando ainda que a Conferência de Educação também propôs modificações de ordem jurídico-institucional.

O parlamentar voltou a defender que o percentual de investimentos na área seja duplicado, passando dos atuais 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Teodoro disse que a partir de 2005, alguns avanços se registraram, mas não na dimensão do que se propaga, ficando “aquém” do esperado.

O parlamentar elogiou a criação do ProUni, que distribui bolsas de estudo para universitários carentes que não conseguiram vagas nas universidades públicas, mas afirmou que o número de bolsas é “insignificante” para a demanda. Assim também é o caso do Reuni, programa que estabelece melhorias nas universidades com a ampliação de vagas, que ele avaliou ser uma boa iniciativa, “embora estranhamente criticada por entidades representativas de estudantes e professores”, ponderou.

Teodoro destacou a ampliação dos campi universitários, como os da UFC em Sobral, Quixadá, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, além da criação de 15 universidades federais, mesmo tendo havido, para ele, injustiça na escolha dos estados. “60% das universidades ficaram com as regiões Sul e Sudeste, as mais ricas”, argumentou, destacando a necessidade de mais recursos e vagas nas universidades. LS/CG

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br


0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts