Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

domingo, 21 de março de 2010
O Projeto Jornada Ampliada Escola Viva, que é desenvolvido nas 45 escolas municipais, conta com a parceria das Secretarias de Esporte, Saúde e Ação Social, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e do Gabinete da Primeira Dama. Funciona no contra-turno escolar que busca reforçar os valores de cidadania aos estudantes na faixa de quatro a dez anos.

Uma das coordenadoras do projeto, Jamille Fonteles Rolim, explica que cada aluno inscrito no programa tem que cumprir até 15 horas de aulas semanais. "É um programa que busca consolidar as políticas públicas e sociais, através da formação de leitores do município, com ações intersetoriais que ampliem a jornada dos alunos, utilizando a leitura como ferramenta central", disse.

A meta, porém, ainda não foi atingida, que é matricular cerca de 10 mil alunos no contra-turno. Na Rede Municipal de ensino deste município estão matriculados 35.453 alunos. Desse total cerca de 15 mil fazem parte do Fundamental 1, e aproximadamente 7 mil cursam o pré-escolar. O projeto Jornada Ampliada só irá atingir os alunos matriculados até o 5º ano.

"Os alunos da rede municipal podem retornar à sua escola, no turno complementar, e participar de atividades sócio-educativas", disse Júlio Cesar, acrescentando que "as crianças e adolescentes poderão construir sua própria história com a alegria da descoberta de suas competências e habilidades".

O exemplo desse esforço é o da aluna Raianne Moraes de Sousa, 10. Ela já escreveu uma poesia e com habilidades consegue dissertar todo o poema. A poesia por ela escrita fala de um fato que aconteceu no país "Faz de Conta", e revela o sonho de uma pessoa ambiciosa, que queria tudo pra si. "Se você olhar em volta, mas olhar bem direitinho, vai notar que nessa vida não se pode ser sozinho (...)".

Ao contrário do que pode parecer, o Jornada Ampliada não representa educação em tempo integral, mas uma ampliação do programa educacional. Os estudantes atendidos voltam para casa no horário do almoço e depois retornam à escola. Para garantir a eficácia do processo de aprendizagem, os alunos passarão por avaliações bimestrais, com maior participação dos pais no acompanhamento e redução da evasão escolar.

Avô de duas alunas da Escola Trajano de Medeiros, Maria do Carmo Mendes de Sousa disse que o projeto lhe trouxe alívio porque agora sabe onde estão as netas quando não se encontram em casa. "Acho tão bonito quando elas chegam em casa e com alegria estampada no rosto fala do que aprendeu na escola. Pra mim, está sendo ótimo ver as minhas netas aprendendo dança e poesia", disse.

Na escola Trajano de Medeiros, o projeto Jornada Ampliada foi inserido no programa "Família na Escola", já desenvolvido pela instituição de ensino.

Sobre o Jornada Ampliada, a diretora da escola, Leuzimirtes Loiola, informa que quase todo mundo já se engajou no programa. "Já atingimos 50% dos nossos alunos e queremos ainda nesse primeiro semestre, atingir a nossa meta que é a de matricular 200 alunos". Um dos instrutores do programa, João Paulo Rodrigues, destaca que sempre viu no projeto algo que pudesse despertar, principalmente nas crianças, interesse pela boa leitura. "É através da leitura que a gente consegue viajar e fazer com que elas tenham um mundo diferente".

Fonte: Diário do Nordeste 15/03/2010

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts