Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

terça-feira, 30 de novembro de 2010

As estátuas em Fortaleza sofrem com o vandalismo. Muitas estão pichadas, como o monumento a Gustavo Barroso, na praça do Liceu


Monumento de Iracema, musa do romance indianista de José de Alencar.

O monumento ao escritor do Hino de Fortaleza é o centro da Praça do Liceu do Ceará – ou, pelo menos, o centro geográfico. Decorado pelas pichações, o letrista parece alvo de chacota. Cheio de palavrões no pedestal, o Gustavo que recebeu a homenagem em 1985, hoje tem uma relação hostil com os meninos da Escola das proximidades. Para dizer o mínimo. No pensamento do turismólogo Gerson Linhares, o nome disso é falta de Educaçãopatrimonial nos colégios.

“É por isso que temos uma cidade toda alquebrada. Este é o fato principal. É preciso orientar e sensibilizar os cidadãos a preservar os monumentos”.

Por outro lado, outros exemplos na cidade, até bem mais vulneráveis que Gustavo, são melhor tratados pela população. O simpático Patativa do Assaré, bem posto debaixo das passarelas vermelhas do Centro Cultural Dragão do Mar, é dos personagens de bronze mais cumprimentados da cidade. Irônico que ele, passarinho do sertão, faça assim tanto sucesso na Capital. Mas são fatos. Desde acenos carinhosos e olhadelas desconfiadas à distância até bênçãos e contatos corporais de toda espécie – beijos, abraços, mão no ombro... Passou perto do poeta, é tentação bulir com ele. E, no entanto, lá está: há seis anos sem sair do lugar - e inteiro.

Para o historiador e diretor do Museu do Ceará entre 2000 e 2007, Régis Lopes, a realidade da Educação básica em Fortaleza está mudando. “Já melhorou muito. Hoje as Escolas fazem visita aos museus, às praças. Mas é recente. As crianças cearenses de hoje já estão recebendo a Educação patrimonial, mas as de ontem não receberam. Ou receberam muito pouco”, analisa.

Gustavo Barroso
O criador do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, Gustavo Barroso, escreveu a letra do Hino da cidade de Fortaleza. Voltou a Fortaleza, depois de morto, na Praça do Liceu, bairro da Jacarecanga, onde uma estátua assenta sobre seus restos mortais.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Muitos monumentos estão pichados ou são totalmente desconhecidos. A Educação de crianças e adolescentes nas Escolas, para o turismólogo Gerson Linhares, seria uma forma de preservar o patrimônio da Cidade.

OUTRA ESTÁTUA
Bárbara de Alencar é cearense de coração e compõe o grupo de mulheres sertanejas corajosas. Hoje pode ser encontrada na avenida Heráclito Graça, nas proximidades do Ginásio Paulo Sarasate com a mão agrilhoada apontado para o céu. Não raro, a natural de Exu-PE segura uma lata de refrigerante pra refrescar do calor.

Fonte: O Povo (CE

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts