Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Visualizar meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

segunda-feira, 12 de julho de 2010
O Município ficou entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil, de acordo com índice divulgado pelo MEC

Sobral. "Uma educação com um excelente exemplo nordestino. Região com as piores notas gerais. Destaque para a cidade de Sobral, Interior do Ceará, por concentrar várias escolas de qualidade". Essa foi avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) após a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que mostram que o Brasil continua apresentando discrepância quando o assunto também é a qualidade do ensino público entre as regiões.

Mas Sobral, a primeira cidade da região Nordeste a aparecer no índice com a 62ª colocação, ficou dessa forma entre as 100 melhores escolas públicas do Brasil. O Município apresentou nota 6,6 na avaliação do Governo Federal. Isto representa um crescimento de 1,7 ponto em relação à nota do Ideb alcançada em 2007.

Destaques

O Município torna-se, assim, um exemplo para o Ceará e o Nordeste em termos de melhor desempenho na Educação Básica. A nota obtida ultrapassa a projeção feita pelo Ministério da Educação para Sobral. A perspectiva era que Sobral alcançasse a nota 6,1 até 2021, na avaliação das séries iniciais. Das 38 escolas avaliadas nesta cidade, que teve excelente desempenho, cinco delas (três localizadas na sede e duas na zona rural), foram responsáveis pela nota alcançada pelo Município, já citado como destaque entre as cidades brasileiras que concentram escolas de qualidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental (compreendido entre a 1ª e a 4ª série).

Na sede, os destaques são para a Escola José da Mata e Silva, a Escola Silvana Machado e a Escola Ermírio de Moraes. Já nas localidades da zona rural, ganharam reconhecimento a Escola Beliza Lopes (Patos) e a Escola Frederico Auto Correia (em Taperuaba).

Completam a relação das 50 escolas mais bem posicionadas no Estado, cinco da cidade de Pedra Branca, duas de Abaiara, duas do Eusébio e uma de Groaíras, além de duas na Capital, que tiveram nota igual ou maior a 6,0 nas séries iniciais.

Vale lembrar que 6,0 é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tal parâmetro foi adotado pelo Ministério da Educação como objetivo para ser alcançado nas escolas do País até o ano de 2021.

Para o secretário municipal da Educação de Sobral, Julio da Costa Alexandre, este é o resultado de uma política educacional voltada para alfabetização que foi iniciado em 2001. "O fortalecimento da gestão escolar, com a seleção de diretores e coordenadores a partir de méritos e critérios, e não por indicações, foi fundamental para alcançar estes índices", destaca o secretário da Educação.

Fatores

Na avaliação do secretário da Educação de Sobral, outros pontos foram fundamentais para o desempenho do Município. Ele cita como exemplo a criação da escola de formação de professores, uma política de incentivo salarial que beneficia os professores a partir do desempenho dos alunos, a avaliação feita duas vezes por ano (nos meses de junho e em novembro), o Prêmio Escola de Sucesso (que reconhece o trabalho das unidades de ensino que obtêm as metas por séries) e a realização de concursos públicos para a contratação de professores.

Reconhecimento

Sobral já havia comemorado de forma antecipada os resultados que mais tarde viriam se confirmar quando foi premiado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com o "Prêmio Escola Nota 10 de 2009". A solenidade aconteceu no mês passado, em Fortaleza, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Naquela ocasião, o município, ao lado de cidades como Deputado Irapuan Pinheiro, Mauriti, Jijoca de Jericoacoara, Milhã, Penaforte, Abaiara, Pedra Branca, Altaneira, Itarema e Novo Oriente, já se tornava destaque entre as cidades do Estado, que já conseguiram alcançar médias superiores de alfabetização de crianças, após três anos da implantação do Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Na ocasião, o ministro Fernando Haddad já havia destacado que a educação do Ceará era exemplo para os demais estados do Brasil.

Avaliação

O Ideb encontra-se em sua terceira edição (feita nos anos de 2005, 2007. O Ideb serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino, como baliza para as políticas de distribuição de recursos do MEC. As escolas que, por exemplo, tiverem índices ruins terão prioridade para corrigir a distorção.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria da Educação
Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro
(88) 3677.1190
Sobral-CE


Wilson Gomes
Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste 12/07/2010





0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Seguidores

Popular Posts