Quem sou...
- Professora Ms Herik Zednik
- Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko
"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik
"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik
"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik
"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector
"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")
"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."
"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire
"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves
Sites de Notícias
Sites Institucionais
Sites Educacionais
- Aluno Monitor
- Biblioteca Digital Mundial
- CAED
- EducaRede
- Escola Br
- Escola de Comunicação e Arte
- Escola do Futuro
- Fundação Roberto Marinho
- Kidlink
- Microsoft Educação
- Planeta Educação
- Portal Aprendiz
- Portal do Professor
- Portal Educacional - Grupo Positivo
- Revista Brasileira de Informática na Educação
- Revista Escola
- Revista Profissão Mestre
- Revista Pátio
- Sócrates
- Thinkquest
- Tutoriais do CINTED
- Webeduc
Disciplinas
Informações diversas
- Currículum Vitae - Plataforma Lattes
- Grupo Aprendizagem Mediada
- Grupo da Secretaria de Educação de Sobral
- Grupo de Tutores
- Grupo Educadores do Brasil
- Grupo Monsenhor Furtado
- Grupo Rede Iva
- Grupo TCC Meruoca
- Herik no Badoo
- Herik no Linkdin
- Herik no Netlog
- Herik no Quepasa
- Herik no Sonico
- Herik no Unyk
- Meu Avatar
- Pótere Assessoria Social
- Árvore Genealógica
Labels
Ads 468x60px
Featured Posts
06/06/2009 -
"Bons professores eletrizam seus alunos com narrativas interessantes ou curiosas, carregando nas costas as lições que querem ensinar"De que servem todos os conhecimentos do mundo, se não somos capazes de transmiti-los aos nossos alunos? A ciência e a arte de ensinar são ingredientes críticos no ensino, constituindo-se em processos chamados de pedagogia ou didática. Mas esses nomes ficaram poluídos por ideologias e ruídos semânticos. Perguntemos quem foram os grandes educadores da história. A maioria dos nomes decantados pelos nossos gurus faz apenas "pedagogia de astronauta". Do espaço sideral, apontam seus telescópios para a sala de aula. Pouco enxergam, pouco ensinam que sirva aqui na terra.Tenho meus candidatos. Chamam-se Jesus Cristo e Walt Disney. Eles pareciam saber que educar é contar histórias. Esse é o verdadeiro ensino contextualizado, que galvaniza o imaginário dos discípulos fazendo-os viver o enredo e prestar atenção às palavras da narrativa. Dentro da história, suavemente, enleiam-se as mensagens. Jesus e seus discípulos mudaram as crenças de meio mundo. Narraram parábolas que culminavam com uma mensagem moral ou de fé. Walt Disney foi o maior contador de histórias do século XX. Inovou em todos os azimutes. Inventou o desenho animado, deu vida às histórias em quadrinhos, fez filmes de aventura e criou os parques temáticos, com seus autômatos e simulações digitais. Em tudo enfiava uma mensagem. Não precisamos concordar com elas (e, aliás, tendemos a não concordar). Mas precisamos aprender as suas técnicas de narrativa.Há alguns anos, professores americanos de inglês se reuniram para carpir as suas mágoas: apesar dos esplêndidos livros disponíveis, os alunos se recusavam a ler. Poucas semanas depois, foi lançado um dos volumes de Harry Potter, vendendo 9 milhões de exemplares, 24 horas após o lançamento! Se os alunos leem J.K.. Rowling e não gostam de outros, é porque estes são chatos. Em um gesto de realismo, muitos professores passaram a usar Harry Potter para ensinar até física. De fato, educar é contar histórias. Bons professores estão sempre eletrizando seus alunos com narrativas interessantes ou curiosas, carregando nas costas as lições que querem ensinar. É preciso ignorar as teorias intergalácticas dos "pedagogos astronautas" e aprender com Jesus, Esopo, Disney, Monteiro Lobato e J.K. Row-ling. Eles é que sabem.Poucos estudantes absorvem as abstrações, quando apresentadas a sangue-frio: "Seja X a largura de um retângulo...". De fato, não se aprende matemática sem contextualização em exemplos concretos. Mas o professor pode entrar na sala de aula e propor a seus alunos: "Vamos construir um novo quadro-negro. De quantos metros quadrados de compensado precisaremos? E de quantos metros lineares de moldura?". Aí está a narrativa para ensinar áreas e perímetros. Abundante pesquisa mostra que a maioria dos alunos só aprende quando o assunto é contextualizado. Quando falamos em analogias e metáforas, estamos explorando o mesmo filão. Histórias e casos reais ou imaginários podem ser usados na aula. Para quem vê uma equação pela primeira vez, compará-la a uma gangorra pode ser a melhor porta de entrada. Encontrando pela primeira vez a eletricidade, podemos falar de um cano com água. A pressão da coluna de água é a voltagem. O diâmetro do cano ilustra a amperagem, pois em um cano "grosso" flui mais água. Aprendidos esses conceitos básicos, tais analogias podem ser abandonadas.É preciso garimpar as boas narrativas que permitam empacotar habilmente a mensagem. Um dos maiores absurdos da doutrina pedagógica vigente é mandar o professor "construir sua própria aula", em vez de selecionar as ideias que deram certo alhures. É irrealista e injusto querer que o professor seja um autor como Monteiro Lobato ou J.K. Rowling. É preciso oferecer a ele as melhores ferramentas – até que apareçam outras mais eficazes. Melhor ainda é fornecer isso tudo já articulado e sequenciado. Plágio? Lembremo-nos do que disse Picasso: "O bom artista copia, o grande artista rouba ideias". Se um dos maiores pintores do século XX achava isso, por que os professores não podem copiar? Preparar aulas é buscar as boas narrativas, exemplos e exercícios interessantes, reinterpretando e ajustando (é aí que entra a criatividade). Se "colando" dos melhores materiais disponíveis ele conseguir fazer brilhar os olhinhos de seus alunos, já merecerá todos os aplausos.Claudio de Moura Castro é economistaclaudio&moura&castro@cmcastro.com.br
Hora certa
Previsão do Tempo
Meus Vídeos
A Embriaguez do Movimento
Marcadores
Posts do Blog
-
▼
2009
(383)
-
▼
junho
(59)
- Novo embate entre Seduc e professores
- Recital Poético em homenagem ao Poeta José Alcides...
- Sem efeito sobre a pobreza
- Foco do Spaece é na evolução
- II FEIJOPROF
- Mistura de ritmos vai agitar a terceira edição do ...
- V Seminário de Formação de Gestores e Educadores d...
- A Hora da Escola
- Sucesso total! - I Carruagem das Artes em Aracatiaçu
- Grupo de teatro infantil da Escola Cel Francisco A...
- Educador americano defende demissão de professores...
- Novo Enem 2009 tem mais de 1,5 milhão de inscritos
- Governos estaduais e prefeituras contestam Siope
- Solenidade - Prêmio Escola de Sucesso 2008
- THEATRO SÃO JOÃO
- CONVITE - Concerto da Orquestra Jovem
- A ESCOLA CEL. FRANCISCO AGUIAR REALIZA A CARRUAGEM...
- Assembléia Legislativa promove a 2a. etapa do Fóru...
- Ceará melhora percentual de alfabetização
- Escolas de Sobral entre as melhores do Ceará
- Prefeitura de Sobral Promove Concurso para Professor
- Convite "A Escola Vai ao Cinema - 2009"
- Filme Meu Tio Matou um Cara
- CONCERTO DA ORQUESTRA JOVEM
- Solenidade de Entrega do Prêmio Escola de Sucesso
- Você tem tempo para tudo?
- Vídeo: 1a. Parada da Leitura CEI - Dolores Lustosa
- Escola Ivonir Aguiar premia alunos da IV OIM/EIA
- 1ª Parada da Leitura CEI - Dolores Lustosa
- SINA – Mostra Itinerante - Individual do Artista P...
- UM ENCONTRO IMPERDÍVEL PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO!
- Inscrição do Prêmio Victor Civita
- Oficinas Pedagógicas do Programa Olhares - o ofíci...
- Fundeb questiona Prefeitura na Justiça
- Educação Infantil precisa de mais qualificação
- Projeto Frequência Campeã
- Solenidade de Culminância do Projeto Livro, Livrin...
- SEMANA DA LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE SOBRAL
- Recuperação das estradas
- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O COMBATE À EXPLORAÇÃO D...
- Vídeo: Formação Aluno Monitor -06/06/09
- Formação do Projeto Aluno Monitor - 06 de junho de...
- Realizado curso Chefia e Liderança em Reriutaba
- Lançamento do Projeto aluno Monitor - 22 de maio d...
- Dia do Projeto da Escola dos Valores
- Convite
- Unicef certifica municípios que garantem alfabetiz...
- Relatório mostra situação da infância e adolescênc...
- Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
- Projeto A Escola vai ao Cinema 2009
- 06/06/2009 - G1 - Educação 'Educação universal de ...
- Educar é contar histórias
- Cursos de pedagogia e normal são reprovados em ava...
- Escola Ivonir Aguiar promove manhã de lazer para e...
- Escola Monsenhor Furtado promove jogo beneficente
- Projeto A Escola vai ao Cinema 2009 exibe na Mostr...
- Convite - Casa de Cultura
- Escola José Parente Prado estimula aprendizagem at...
- Presença de pais em reuniões será condição para re...
-
▼
junho
(59)
Seguidores
Popular Posts
-
Educação provém de duas palavras latinas - educare e educere -, tendo o primeiro o significado de orientar, nutrir, decidir num sentido ex...
-
Diz a canção que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”. É isso que acontece comigo e com a minha família, em relação ao n...
-
Programação do Telescópio - Janeiro 2011 Lua dias 11 à 15 e de 18 à 22. Nebulosa de Orion observação em todas as noites. Aglomerados estelar...
-
Dentro das comemorações do aniversário de 129 anos do Teatro São João , que transcorre de 29 de setembro a 02 de outubro , acontece o Projet...
-
O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou uma Lei que determina a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional nas es...
-
Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção cultural de lazer e entretenimento nas noites de terças e quintas. A ent...
-
O prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Educação, Júlio César Costa Alexandre presidiram na manhã desta quinta-feira, 30/09, a soleni...
-
O feito extraordinário da Rede Municipal de Ensino de Sobral, na conquista de 23 prêmios Escola Nota Dez , do Governo do Ceará, está sendo a...
-
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação...
-
A Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente de Formação do Magistério- ESFAPEM realizaram no dia 30 de maio de 2011, no Cen...
0 comentários:
Postar um comentário