Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Com dois meses de atraso, 4,1 milhões de estudantes testarão seus conhecimentos no novo Exame Nacional do ensino médio (Enem) no próximo fim de semana. A prova, que deveria ter sido realizada nos dias 3 e 4 de outubro, foi suspensa após o vazamento do conteúdo de algumas questões. A notícia de fraude engrossou a discussão sobre a confiabilidade do exame, considerado pelo governo federal a principal ferramenta de avaliação do ensino médio brasileiro e, a partir deste ano, um dos critérios (quando não o único) para o ingresso dos vestibulandos em 24 das 55 universidades federais do país.

Educadores ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo apontam cinco questões que precisam ser observadas nesta e nas próximas edições do Enem, usado também para a concessão para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Tempo

O pouco tempo entre a aceitação do novo formato e a aplicação do exame – cerca de cinco meses – trouxe consequências ao planejamento desta primeira avaliação, na opinião de alguns educadores. A implantação do novo Enem ainda neste ano foi um dos principais questionamentos dos reitores das universidades federais na hora de aderir à avaliação.

Participação

A falta de diálogo entre governo e sociedade é uma falha apontada pelas entidades que representam os secretários estaduais de Educação, estudantes e cursos pré-vestibulares. Uma maior participação da sociedade civil na elaboração do novo Enem está entre as principais reivindicações. Um comitê de governança já foi instituído pelo Ministério da Educação para acompanhar o andamento do exame.

Licitação

Um cuidado maior com a licitação deve estar entre as prioridades do governo nas próximas edições da prova. Uma das empresas do consórcio contratado para imprimir as provas e aplicar o Enem foi alvo de ações judiciais. O ministro da Educação, Fernando Haddad cogitou a possibilidade de ser criada uma empresa estatal especializada na aplicação de concursos públicos.

Logística

A logística da implantação de um exame do porte do Enem tem de estar muito bem estruturada. A aplicação da prova, no próximo fim de semana, contará com a participação da Força Nacional de Segurança, da Polícia Federal e dos Correios. Como será a única forma de ingresso em 14 universidades, a prova ganhou mais peso. São 4,1 milhões de participantes em 1,8 mil municípios brasileiros.

Segurança

A necessidade de uma segurança reforçada é outra lição ressaltada principalmente pelos reitores de universidades, que já possuem anos de experiência na aplicação de vestibulares em suas instituições. Um dos planos do Inep é aplicar o Enem em vários momentos ao longo do ano. Para 2010 já está prevista a aplicação de duas etapas da avaliação.


fonte: 29/11/2009 - Gazeta do Povo

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts