Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Segundo a professora, nos países pobres, emergentes ou em desenvolvimento, a questão da urbanização e da metropolização retorna ao centro de discussões, pois é preciso considerar o papel da industrialização no processo de urbanização das distintas regiões do Brasil segundo as especificidades locais.

O debate havido no segundo expediente da sessão itinerante da Assembléia em Sobral, nesta sexta, 23, tratou do tema da criação da Região Metropolitana daquela cidade, conduzido sob a presidência do deputado Professor Teodoro.
Participante deste debate como convidada especial, a professora Maria Adélia Aparecida de Souza, do Departamento de Geografia Humana e Planejamento da Universidade de São Paulo (USP), reconhecida por seus conhecimentos e sua vida dedicada à pesquisa e à docência, hasteou a bandeira de que Sobral já é uma metrópole regional quaternária, científica e internacional, ao contrário das teses ainda dominantes no Brasil.
De acordo com a professora, nos países pobres, emergentes ou em desenvolvimento, a questão da urbanização e da metropolização retorna ao centro de discussões por razões diversas, dentre elas, a de que é preciso considerar o papel da industrialização no processo de urbanização das distintas regiões do Brasil segundo as especificidades locais, pois este processo acontece de maneira diferente em cada uma delas.
É necessária ainda, segundo Maria Adélia, averiguar na realidade presente o papel das relações sociais, da vida das relações sociais, que estão fundamentadas na dinâmica do setor de prestação de serviços, o que já acontece com Sobral em relação aos seus vizinhos, influenciando e gerando um entrelaçamento tanto no aspecto econômico, cultural, de matriz geradora de conhecimentos ou de empregos.
Conforme a professora torna-se necessário observar de que maneira esta vida interrelacionada produz circuitos espaciais de produção e círculos de cooperação, de forma a abrir a discussão sobre a importância da criação de metrópoles no mundo pobre, através da revisão e do fortalecimento dessa função terciária, que permeia inclusive a atividade industrial, quando gera a flexibilidade da produção, seccionando muitos dos seus processos e deslocando-o para outros centros.
Finalizando sua intervenção naquele debate, Maria Adélia ressaltou que não se deve nem se pode esquecer que a regionalização é um instrumento político poderoso; delimitar territórios e denominá-los, como é o caso das regiões metropolitanas, é um ato político, antes de tudo.
Acrescentou ainda que a implantação de uma região metropolitana, especialmente em países pobres, em vias de desenvolvimento ou emergentes, pode se constituir tanto numa ferramenta de combate à pobreza como uma concepção inovadora nas ciências sociais, destacando-se aí a Geografia e a Ciência Política.
Fonte: http://www.professorteodoro.com.br

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts