Quem sou...
- Professora Ms Herik Zednik
- Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko
"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik
"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik
"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik
"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector
"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")
"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."
"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire
"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves
Sites de Notícias
Sites Institucionais
Sites Educacionais
- Aluno Monitor
- Biblioteca Digital Mundial
- CAED
- EducaRede
- Escola Br
- Escola de Comunicação e Arte
- Escola do Futuro
- Fundação Roberto Marinho
- Kidlink
- Microsoft Educação
- Planeta Educação
- Portal Aprendiz
- Portal do Professor
- Portal Educacional - Grupo Positivo
- Revista Brasileira de Informática na Educação
- Revista Escola
- Revista Profissão Mestre
- Revista Pátio
- Sócrates
- Thinkquest
- Tutoriais do CINTED
- Webeduc
Disciplinas
Informações diversas
- Currículum Vitae - Plataforma Lattes
- Grupo Aprendizagem Mediada
- Grupo da Secretaria de Educação de Sobral
- Grupo de Tutores
- Grupo Educadores do Brasil
- Grupo Monsenhor Furtado
- Grupo Rede Iva
- Grupo TCC Meruoca
- Herik no Badoo
- Herik no Linkdin
- Herik no Netlog
- Herik no Quepasa
- Herik no Sonico
- Herik no Unyk
- Meu Avatar
- Pótere Assessoria Social
- Árvore Genealógica
Labels
Ads 468x60px
Featured Posts
De acordo com o estudo apresentado hoje (15) em São Paulo, "Presença do Estado no Brasil: Federação, suas unidades e municipalidades" que mapeia a participação dos governos em nove setores, havia, em 2007, 136.903 escolas de ensino fundamental municipais, estaduais e federais no País e apenas 17.874 de ensino médio.
Dos 51,16 milhões de alunos matriculados em todos os níveis de ensino, com exceção do universitário, 31,4 milhões estudavam no ensino fundamental e apenas 8,2 milhões no ensino médio. Os dados foram levantados com base em informações do Ministério da Educação. Cerca de 971 mil habitantes não possuem acesso direto ao ensino médio porque 46 municípios não possuem escolas deste tipo no País.
Em outra pesquisa, divulgada no início do mês, o Ipea já apontava que apenas a metade dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos frequenta o ensino médio na idade adequada e que 44% ainda não concluíram nem o ensino fundamental. O acesso ao ensino superior é ainda mais restrito, com frequência de apenas 13,6% dos jovens de 18 a 24 anos. Uma boa parcela dos que têm mais de 18 anos - cerca de 30% - conseguiu completar o ensino médio, mas sem buscar a continuidade de estudos no ensino superior.
Estabelecimentos de ensino superior das três esferas públicas somam 249 estabelecimentos, concentrados em apenas 157 municípios. Dos municípios que possuem esses estabelecimentos, 46% estão no Sudeste.
O dado é preocupante na medida em que o crescimento da economia eleva a demanda por mão de obra qualificada. "Temos um gargalo importante no acesso à educação média e universitária. A presença do Estado na educação média é pequena", afirmou Márcio Pochmann, presidente do Ipea.
Ele alerta que esse cenário exige ações imediatas dos governos. "À medida que a trajetória de crescimento econômico sustentável se mantiver, teremos problemas com escassez de mão de obra qualificada que têm de ser resolvidos agora", afirmou. "Educação e cultura têm papel estratégico no século 21, em que domina a sociedade do conhecimento. Tem de haver um novo olhar do Estado nessa área", avalia.
Fonte: 16/12/2009 - Agência Estado
Mais uma vez Sobral é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A OBMEP é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. A olimpíada, que premia os melhores estudantes de matemática do país, começou em 2004 e, desde então vem crescendo a cada ano de forma quantitativa e qualitativa.
Este ano (2009), Sobral conquistou uma medalha de ouro no nível 2 (8º e 9º ano), através da aluna Vitória Myriam Moura Alcântara, da Escola Vicente Antenor. Ela ficou entre as 100 premiadas no Brasil e entre as 5 do Estado do Ceará. Ao todo, no Estado do Ceará foram 3 medalhas de ouro para o Colégio Militar, uma para Sobral e uma para Varzea Alegre (escola estadual). Além dessa medalha de ouro, Sobral ficou com 5 menções honrosas no nível 2.
Escolas com menções honrosas (nível 1):
Vicente Antenor 2 (Rafael Arruda)
Pery Frota 1 (Patriarca)
Joaquim Barreto 1 (Jaibaras - setor III)
José Inácio 1 (Jordão)
Escolas com menções honrosas (nível 2)
Raimundo Pimentel - CAIC 1 (sede)
Francisco Monte 2 (Taperuaba)
Francisco Aguiar 2 (Aracatiaçu)
Carlos Jereissati 1 (sede)
Osmar de Sá Ponte 1 (sede)
Raul Monte 2 (sede)
Dinorah Ramos 1 (sede)
O Secretário de Educação, Professor Júlio César da Costa Alexandre, parabeniza todos os alunos premiados, juntamente com as escolas e professores envolvidos e, em breve teremos a cerimônia de premiação.
Depois de passar por Meruoca, o caminhão do Projeto Patativa aportou na Praça de Cuba, em Sobral. O caminhão baú passará dois dias (sexta e sábado) aberto a população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré, que em 2009, completaria 100 anos.
No caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito a vida e obra de Patativa do Assaré, conhecendo a sua discografia, bibliografia e filmografia completa. Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado.
A secretaria da Educação de Sobral promoveu nesta sexta-feira, dia 11, das 7h30 às 12h, no Teatro da ECOA, o Encontro com a Leitura, momento em que foi celebrado o Programa de Jornada Ampliada, através de apresentações protagonizadas por crianças e professores da rede municipal de ensino integrantes dos projetos: Escola Viva, Professor de Saúde e Prevenção na Escola, Professor Agente de Leitura, Amigos da Leitura e Fala Garotada.
A programação envolveu números de música, dança, teatro, literatura de cordel, contação de história. No encerramento foi apresentado o espetáculo “Os Bufões” encenado pela banda Dona Zefinha, uma banda de música brasileira que mistura música, teatro e dança a partir de elementos sonoros, cênicos e coreográficos.
É importante ressaltar que as ações da gestão Leônidas Cristino acontecem simultaneamente na sede e nos distritos, estabelecendo dessa forma, uma atenção igualitátia aos munícipes, que estão recebendo todas as ações planejadas dentro do Plano da Gestão.
Segunda-feira, 07/12, no Auditório do Patronato Dom José de Meruoca, aconteceu a solenidade de Colação de Grau do Curso de Letras, em Meruoca. O evento simbolizou a conclusão do curso, que certamente é a celebração do estudante de uma grande conquista. A cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos da jornada. Com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.
Na oportunidade o Deputado Estadual, José Teodoro Soares, falou da importância da educação na vida do cidadão. Lembrou também, do tempo em que era seminarista e passava as férias em Meruoca. Falou dos projetos que vem defendendo na Assembléia Legistativa na área da educação.
A professora Herik Zednik destacou em seu discurso sete desafios inerentes a profissão de professor: o tempo; a qualidade; o domínio da linguagem e da informação; a criatividade; a disciplina; a ética; a responsabilidade perante o conhecimento e a sociedade.
A solenidade foi um momento de grande magnitude, onde dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos externaram seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu a pena.
PARABÉNS AOS CONCLUDENTES!
Ana Cristina Barboza Teixeira, Benedita Érica Brito de Sousa, Conceição Marques Andrade, Emanuella Caetano Trajano, Eronilde da Costa Diniz, Francisco Ivan Fonseca Pereira, José Edson Batista, José Flávio Batista da Silva, Liduina Bernardo Martins, Maria de Jesus Dias Silva, Maria Marlúcia Oliveira de Vasconcelos, Miguel Cícero Pio Rodrigues, Rosemary Araújo Santos e Tânia Maria Gertrudes Monte Oliveira.
O governo ampliou o Programa um Computador por Aluno, que reduz o custo de computadores para a rede pública de ensino. O programa desonera partes e componentes de três impotos federais (IPI, PIS/Cofins e Imposto de Importação). A condição do governo é que os produtos tenham um índice mínimo de peças produzidas pela indústria brasileira.
O objetivo da medida é aumentar a inclusão digital a partir das escolas públicas e a renúncia fiscal é de R$ 150 milhões em 2010.
Para manter a inclusão digital, o governo resolveu prorrogar até 2014 a desoneração de PIS/Cofins na venda de computadores nas lojas. O resultado esperado é a continuação do crescimento na produção e nas vendas e a ampliação do acesso à tecnologia da informação. Com a medida, o governo deixa de recolher R$ 1,6 bilhão em 2010.
Vinde, vinde
moços e velhos,
vinde todos, apreciar.
como isso é bom,
como isso é belo.
como isso é bom,
é bom demais.
olhai, olhai, admirai
como isso é bom,
é bom demais.
Tradição Popular
Vinde todos participar de um Encontro com a Leitura, onde celebraremos o Programa de Jornada Ampliada, através de apresentações protagonizadas pelas crianças e professores dos Projetos: Escola Viva, Professor de Saúde e Prevenção na Escola, Professor Agente de Leitura, Amigos da Leitura e Fala Garotada.
A programação envolverá números de música, dança, teatro, literatura de cordel, contação de história... Será uma pequena amostra das atividades desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino de Sobral no Programa Jornada Ampliada e que tem como eixo principal a leitura.
Para o encerramento da manhã teremos um espetáculo “Os Bufões” encenado pelo banda Dona Zefinha, uma banda
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo Convida para o Concerto Natalino no dia10 de dezembro, quinta-feira, às 5h da tarde com Juca Viana e o Coral Vozes de Sobral. Realização – Prefeitura Municipal de Sobral Apoio – Governo do Estado do Ceará, CDL Caixa Econômica Federal e SESC.
No domino, 6 de dezembro, o deputado Professor Teodoro esteve pela manhã em visita ao município de Meruoca, onde participou da missa na igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, celebrada pelo vigário local, padre Emanuel Franklin.
No final da homilia, atendendo convite do pároco, o deputado se dirigiu aos participantes da celebração e falou sobre a vida e obra de D. José Tupinambá da Frota, considerado o segundo construtor de Sobral e um dos maiores sobralenses de toda a história.
Ao final de sua exposição, Teodoro convidou a todos os presentes para visitarem a exposição do ilustre sobralense, instalada no Salão Paroquial daquela igreja.
Após este compromisso, Teodoro, em companhia da professora Herik Zednik, liderança política daquele município, visitou o distrito do Anil e conheceu o trabalho em mutirão realizado pela comunidade em benefício da reforma da Igreja de Nossa Senhora das Graças.
O Deputado foi festejado por lideranças do distrito, dentre elas as Sras. Maria da Costa Pires (Maria Bento), Raquel da Costa, Rosana da Costa, Maria Miriam Pires e os Srs. José Sandoval e Irisvaldo Pires, além do pedreiro João Uzino.
O deputado mostrou-se bastante sensibilizado com o trabalho realizado pela comunidade, e aproveitando a oportunidade, informou que vai ajudar os moradores a concluírem aquela obra, que está sob a coordenação do padre Emanuel.
Em conversa com os moradores, o Deputado tomou conhecimento de algumas das dificuldades enfrentadas pela comunidade, porém o que mais chamou a sua atenção foi a falta de políticas públicas geradoras de emprego e renda naquela localidade.
Como sempre fez, o Professor Teodoro colocou sua atuação parlamentar e todos os seus esforços à disposição daquela comunidade para buscar a viabilização de soluções que atendam as necessidades daquele distrito.
Fonte: http://www.professorteodoro.com.br/index.php?pg=ler&id=826
Cantora, compositora e atriz Marta Aurélia finaliza em Sobral a temporada do seu espetáculo Minha Alma, depois de seis anos encantando o público de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Guaramiranga e Icapuí. Marta Aurélia sintetiza música, teatro e literatura, celebrando as parcerias e os repertórios cantados em mais de vinte anos de carreira.
Sexta-feira, 11 de dezembro, às 20h no Teatro São João
O II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes promovido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Educação do Estado, teve como tema “Formação Humana, Cultura e Diversidade” e realizou-se entre os dias 1º e 4 de dezembro, no Porto D'Aldeia Resort, em Fortaleza.
Os artigos publicados foram: O uso da webquest como proposta metodológica para as aulas de Cartografia – autoria: profa. Jacqueline Rodrigues Moraes; Análise do uso de um objeto de aprendizagem de Física na compreensão de conceitos matemáticos – autoria: prof. Herik Zednik Rodrigues; O uso da tecnologia como incentivo no ensino-apendizagem da Língua Inglesa – profa. Carmem Lúcia C. V. de Oliveira;
Ao promover o evento, a Seduc busca valorizar os profissionais da educação, incentivar a continuidade da formação científica, bem como promover a educação básica com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Ao promover o evento, a Seduc busca valorizar os profissionais da educação, incentivar a continuidade da formação científica, bem como promover a educação básica com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A iniciativa propiciará conferências com a participação dos professores Celso João Carminati, da Universidade Estadual de Santa Carina (Udesc) e João Emiliano Fortaleza de Aquino, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e das professoras Isabel Maria Sabino de Farias e Maria Marina Dias Cavalcante, além da palestra de Maria do Socorro Lucena Lima, profissionais da Uece.
O evento reunirá, aproximadamente, 350 pessoas, dentre professores e técnicos, lotados na sede da Secretaria, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e nas escolas estaduais. Dos participantes, 90% estão lotados em sala de aula.
“Não são as metas que foram ambiciosas, o país é que não teve dinheiro para executá-las”, afirma o educador da Universidade de Brasília (UnB), Célio da Cunha, consultor da UNESCO. Célio, que participou da elaboração do plano, conta que havia um artigo obrigando o investimento de 7% do PIB em educação. “Quase uma década depois, investimos 4,3%”, completa.
Para os jovens, mais problemas. O PNE determina a inclusão de todos os adolescentes no ensino médio. No entanto, dos 10,2 milhões de estudantes apenas 8,3 milhões continuam os estudos após a educação fundamental.
No ensino superior, é ainda pior. Apenas 13,78% dos alunos de 18 a 24 anos estão matriculados em instituições gratuitas. Pelo PNE, em 2010, 30% de todos os jovens nessa faixa etária deveriam estar matriculados nas instituições públicas de ensino superior. “Houve um salto significativo de 2002 para cá mas temos outros problemas que impedem o cumprimento da meta”, afirmou Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Ensino Superior do MEC, na divulgação do Censo de Ensino Superior do MEC, sexta-feira.
Ensino fundamental
De todos os níveis de ensino que fazem parte da educação básica, nenhum evoluiu tanto como o fundamental que é obrigatório e contempla crianças de 6 a 14 anos. Desde 1996, União, estados e municípios investem na formação de brasileiros de 1ª a 8ª séries com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).
O Brasil praticamente universalizou o atendimento de toda a clientela do ensino fundamental a partir de 2001. Atualmente, as matrículas giram em torno de 98% e estão próximas do que determinava o plano: 100%. Mas a permanência de todas as crianças na escola está longe de ser verdade. O Brasil tem uma das mais altas taxas de repetência, evasão e abandono escolar do mundo. É nisso que trabalha o MEC hoje com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica pelo qual, além do desempenho dos estudantes, são cobrados o combate a repetência e a evasão.
A auditoria constatou, por exemplo, problemas na conexão de internet nos cursos, principal ferramenta utilizada pelos estudantes. A crítica foi feita por 42% dos tutores, espécie de docentes que acompanham os futuros professores.
O governo admite a existência de problemas, mas diz que são esperados em um programa de grande dimensão e relativamente recente (iniciado em 2005). Afirma também que está corrigindo as falhas.
A Universidade Aberta do Brasil, como é chamado o programa de formação, é a principal aposta da gestão Lula para reduzir o número de professores sem a formação adequada que atuam na Educação básica. Hoje, são 110 mil alunos matriculados no projeto.
A União estima que 300 mil docentes do país não têm ensino superior ou lecionam em área diferente de sua formação original. A melhora do magistério é apontada pelo próprio governo como o fator mais importante para aumentar a aprendizagem dos estudantes.
Um dos maiores problemas encontrados pelo tribunal foi a condição dos polos presenciais, locais onde os alunos participam de aulas obrigatórias e podem usar os computadores para atividades a distância, como trabalhos e videoconferências.
Como o projeto atende principalmente cidades com população de baixa renda, a maior parte dos alunos depende da estrutura do polo para estudar.
Educadores ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo apontam cinco questões que precisam ser observadas nesta e nas próximas edições do Enem, usado também para a concessão para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Tempo
O pouco tempo entre a aceitação do novo formato e a aplicação do exame – cerca de cinco meses – trouxe consequências ao planejamento desta primeira avaliação, na opinião de alguns educadores. A implantação do novo Enem ainda neste ano foi um dos principais questionamentos dos reitores das universidades federais na hora de aderir à avaliação.
Participação
A falta de diálogo entre governo e sociedade é uma falha apontada pelas entidades que representam os secretários estaduais de Educação, estudantes e cursos pré-vestibulares. Uma maior participação da sociedade civil na elaboração do novo Enem está entre as principais reivindicações. Um comitê de governança já foi instituído pelo Ministério da Educação para acompanhar o andamento do exame.
Licitação
Um cuidado maior com a licitação deve estar entre as prioridades do governo nas próximas edições da prova. Uma das empresas do consórcio contratado para imprimir as provas e aplicar o Enem foi alvo de ações judiciais. O ministro da Educação, Fernando Haddad cogitou a possibilidade de ser criada uma empresa estatal especializada na aplicação de concursos públicos.
Logística
A logística da implantação de um exame do porte do Enem tem de estar muito bem estruturada. A aplicação da prova, no próximo fim de semana, contará com a participação da Força Nacional de Segurança, da Polícia Federal e dos Correios. Como será a única forma de ingresso em 14 universidades, a prova ganhou mais peso. São 4,1 milhões de participantes em 1,8 mil municípios brasileiros.
Segurança
A necessidade de uma segurança reforçada é outra lição ressaltada principalmente pelos reitores de universidades, que já possuem anos de experiência na aplicação de vestibulares em suas instituições. Um dos planos do Inep é aplicar o Enem em vários momentos ao longo do ano. Para 2010 já está prevista a aplicação de duas etapas da avaliação.
Lula afirmou ainda no evento em São Bernardo do Campo (SP) que, para resolver questões como a da criança e do adolescente, é preciso uma mudança na educação. "Não é falta de lei, é falta de cultura. Não é trabalhar para ter um projeto de lei, é trabalhar nas escolas corretamente a formação das pessoas."
O presidente declarou que é preciso coragem para formar os cidadãos. "Se a gente tiver medo de ensinar o combate ao racismo na escola vai ficar mais difícil ensinar depois. Se a gente tiver medo de ensinar a educação sexual para os nossos filhos nas escolas, vai ficar muito mais difícil depois porque eles vão fazer aquilo que é próprio da natureza humana, muitas vezes por falta de uma explicação."
Lula criticou também a ausência de conteúdos educativos nos meios de comunicação. "Qual é a quantidade de minutos educativos [nos meios de comunicação]? É muito pouco porque o interesse é evidentemente comercial."
Após o evento, o presidente seguiu para a cerimônia de pré-estréia do filme "Lula, o Filho do Brasil" nos estúdios da Vera Cruz.
Hora certa
Previsão do Tempo
Meus Vídeos
A Embriaguez do Movimento
Marcadores
Posts do Blog
-
▼
2009
(383)
-
▼
dezembro
(24)
- Ipea: ensino médio é principal gargalo da educação
- Sobral é destaque na Olimpíada Brasileira de Mate...
- Convite: Estrelas do Norte
- Patativa do Assaré encanta em todo Canto
- Encontro com a Leitura movimentou a educação sobra...
- Inauguração da quadra de esportes da Escola Antôni...
- ALEGRIA E MAGNITUDE NA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GR...
- Ampliado o programa que reduz custos para compra d...
- O triste saldo do Enem
- CONVITE- Encontro com a Leitura
- Convite - Concerto Natalino
- Meruoca recebe visita do Professor Teodoro e inaug...
- Show "Minha Alma" com Marta Aurélia
- Professoras de Sobral apresentam artigos sobre edu...
- A nova prioridade da educação
- Quatro em cada dez crianças ainda estão fora do En...
- Professores apresentam trabalhos sobre educação bá...
- Matrícula na Educação Básica “perdeu” 652.416 alun...
- Após nove anos, Brasil está longe das metas para o...
- Tribunal vê falhas em ensino a distância
- As 5 lições do Enem
- Professor de escola pública ganha 11% mais que o d...
- Maioria dos docentes dá aula em apenas um local
- Lula defende mudanças no sistema de educação
-
▼
dezembro
(24)
Seguidores
Popular Posts
-
Educação provém de duas palavras latinas - educare e educere -, tendo o primeiro o significado de orientar, nutrir, decidir num sentido ex...
-
Diz a canção que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”. É isso que acontece comigo e com a minha família, em relação ao n...
-
Programação do Telescópio - Janeiro 2011 Lua dias 11 à 15 e de 18 à 22. Nebulosa de Orion observação em todas as noites. Aglomerados estelar...
-
O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou uma Lei que determina a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional nas es...
-
Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção cultural de lazer e entretenimento nas noites de terças e quintas. A ent...
-
Dentro das comemorações do aniversário de 129 anos do Teatro São João , que transcorre de 29 de setembro a 02 de outubro , acontece o Projet...
-
O prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Educação, Júlio César Costa Alexandre presidiram na manhã desta quinta-feira, 30/09, a soleni...
-
O feito extraordinário da Rede Municipal de Ensino de Sobral, na conquista de 23 prêmios Escola Nota Dez , do Governo do Ceará, está sendo a...
-
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação...
-
A Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente de Formação do Magistério- ESFAPEM realizaram no dia 30 de maio de 2011, no Cen...