Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quinta-feira, 29 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONVITE:

" Prepare-se para experimentar os encantos de uma mistura cheia de atitude e diversão. O Festival "Floração do Maracujá" trás para Ubajara e cidades circunvizinhas dois dias de pura descontração, troca de experiências, negócios e informação, fortalecido pela simbologia da Flor do Maracujá,como Flor da Paixão, oferecendo ao público uma programação cultural diversificada, colorida e cheia de atrativos, com as Bandas Superid, Lua nova, Espacial e Dj Abadia, capacitações técnicas, gincana escolar, concurso gastronômico, maracorrida, Flôr do maracujá, marajoada e escolha da Rainha e Princesa do festival।
Venha e participe, sua presença é fundamental!
http://festivalfloracaodomaracuja2011.blogspot.com
terça-feira, 13 de setembro de 2011
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação da brasileira: o ensino religioso. A questão não é o debate sobre o papel da religião na formação Escolar do cidadão.O que se coloca, gravemente, é a identidade do Estado laico no Brasil. Nossa primeira Constituição republicana, de 1891, determinava "Art. 72, § 6° Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos público. §7º Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial, nem terá relações de dependência ou aliança com o governo da União, ou dos Estados". Na década de 1930, como resultante das pressões políticas da hierarquia católica em aliança com Getúlio Vargas, a Constituição de 1934, art. 17, III, inclui princípio da "colaboração recíproca em prol do interesse coletivo", entre Estado e religiões. E o art. 153, incluía o ensino religioso facultativo. Descaracterizava-se, daí em diante, o Estado laico.
A Constituição atual, art. 19, proíbe "relações de dependência ou aliança" entre Estado/religiões, ressalvando a "colaboração de interesse público". Autoriza, também, o ensino religioso facultativo nas Escolas públicas.

Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), regulamentando o ensino religioso, art. 33, ressalva que devem ser "vedadas quaisquer formas de proselitismo". Tal artigo, atualizado em 1997, acrescenta a autonomia dos entes federativos na definição dos conteúdos e a absurda contratação de professores habilitados pelas denominações religiosas. A situação agravou-se com a aprovação da Concordata Brasil-Vaticano (2009), que impõe no art. 11, § 1º "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas". A Concordata está sendo questionada no STF. Mantida a lei, o ensino religioso perderá seu caráter informativo do pluralismo das culturas religiosas, matéria das Ciências Humanas, para se tornar catequese e culto no intramuros da Escola pública. Ou seja, proselitismo religioso remunerado pelos cofres públicos, alimentando preconceitos e intolerâncias sectárias.

Marcos José Diniz Silva - historiador, professor universitário

Fonte: Diário do Nordeste
sexta-feira, 9 de setembro de 2011

De 16 a 18 de abril de 2012

Participe do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital – GEPID da Universidade de Passo Fundo!

A partir de momentos de socialização de experiências, discussão do contexto social e reflexão sobre a realidade da inclusão digital e da opção por software livre, o Seminário Nacional de Inclusão Digital tem como objetivo estabelecer parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão digital no contexto sócio-educacional brasileiro.

Datas Importantes

Atenção às datas do SeNID!


Submissão de trabalhos:
> de julho de 2011 a novembro de 2011

Notificação de aceitação de trabalhos:
> janeiro de 2012

Envio das versões finais dos trabalhos aceitos:
> até 19 de março de 2012

Período de inscrições:
> de agosto de 2011 a 10 de abril de 2012

Participe e compartilhe com seus contatos!

CURSO: Psicologia da Educação

INSCRIÇÕES ATÉ 20/09/2011 PELO SITE:

http://reped.org/cursos/

REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO

ATENÇÃO! QUALIFIQUE-SE COM QUALIDADE.

Nova turma para o curso de Psicologia da Educação

De 01/10/2011 a 10/11/2011.

ATENÇÃO!
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 20/09/2011!

CURSO
100% A DISTÂNCIA – Plataforma MOODLE!

Ementa:

História da Psicologia. As principais escolas psicológicas: Behaviorismo, Gestalt,
Psicanálise. As relações entre a Psicologia e a Educação. A Psicologia Genética
de Jean Piaget. Contribuições da Psicologia para a compreensão da infância e da
adolescência. A Psicologia Sócio-interacionista de Vygotsky. Pensamento e
linguagem. Aprendizagem e Desenvolvimento. O papel do professor como o mediador
no processo de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 60 h e certificado via correios ao fim do curso.

Inscrições até 20/09/2011.

Mais Informações: mailto:cursos%40reped.org

Outros cursos REPEd: http://reped.org

quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Acontece nos próximos dias 10 e 11 de setembro, em Sobral, Ceará, o FAMS EXTRA, evento que tem o intuito de divulgar a cultura oriental ao mesmo tempo que proporciona espaço para diversas manifestações artísticas, como animação, quadrinhos e diversas competições. O evento acontece no IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Unidade Sobral (antigo CENTEC), a partir das 9h da manhã.
O dia 11 de setembro será dedicado, exclusivamente, a atividades relacionadas ao DIA D RPG, atividade que acontece simultaneamente em 11 cidades do Brasil com o objetivo de divulgar o RPG, Role Playing Game (Jogo de Autointerpretação), e sua importância não só como atividade de entretenimento, mas também como instrumento educacional. O tema do DIA D RPG desse ano será o HORROR e as obras relacionadas com o universo da fantasia e do terror.

terça-feira, 6 de setembro de 2011


O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que ainda está em fase de elaboração pelo Inep, tem como objetivo ser aplicado para novos professores que pretendem trabalhar na rede pública e, não para avaliar os antigos.

O assunto foi um dos temas que gerou dúvidas entre os secretários municipais de educação, durante o 4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municípios de Educação, quando a proposta foi apresentada.

A presidente do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], Malvina Tuttman, conversou com o UOL Educação sobre o tema. Veja alguns trechos da entrevista realizada em Mata de São João (BA).

UOL Educação - Há possibilidade de se usar a prova como um “Enem do professor”, um ranking para comparar os profissionais da área?

Malvina Tuttman - Isso não pode acontecer.

UOL - Tem como evitar isso?

Malvina - Primeiro, a má utilização de um processo pode acontecer sempre. Garantir que os resultados não serão utilizados indevidamente? Eu não posso garantir, porque vai depender da ética de cada um.

O que é interessante é que cada participante, ele se inscreve na rede, ou nas redes que ele assim desejar. Só vai ter o resultado deste candidato ou destes candidatos que se inscreveram naquela rede, a secretaria de Educação.

A secretaria de Educação X só tem os seus resultados. Então, possivelmente ela não irá divulgar os resultados, porque não interessa divulgar os resultados. Ela [a secretaria] vai fazer a chamada como faz em concursos que normalmente ela realiza.

UOL - Qual a previsão de periodicidade da prova e a previsão de custo dela?

Malvina - Não temos um custo total porque vai depender da adesão, do número de provas, dos locais [onde serão aplicadas]. Então, é prematuro dizer os custos neste momento.

Vamos fazer a primeira e vamos verificar qual a adesão que nós temos, porque um concurso tem a duração [validade] de dois anos pela legislação. Então, vamos verificar qual a demanda. Ela terá sim uma periodicidade, mas eu não posso dizer neste momento qual será.

UOL - É possível evitar que as escolas comecem a propagandear o fato de terem professores mais bem colocados na prova (Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente)?

Malvina - Não. Até porque nós todos sabemos que nem sempre, entre aspas, o melhor aluno, que é o primeiro na faculdade, ele se torna o expoente em sua profissão. Não é verdade?

Existem outras situações, existe a prática. Então, não há nenhuma pesquisa que relacione que os primeiros colocados serão sempre os melhores professores. É um conjunto.

A prática do professor está relacionada também a ambientação das escolas, as discussões, ao projeto político-pedagógico, a uma direção bastante competente. Portanto, há um conjunto de fatores que não dependem apenas da performance do professor numa prova.

Fonte: Uol

Sinopse do espetáculo: A história acontece nos tempos atuais e nada tem de religiosa. A partir do acontecimento dramático do desaparecimento de um filho e seu hipotético retorno à casa dos pais, depois de um longo período, mãe, namorada, irmão e pai iniciam uma investigação emocional e psicológica pelos caminhos percorridos pelo rapaz em sua longa ausência. Este rápido conflito familiar é o ponto de partida para uma longa reflexão sobre a condição humana, no que ela tem de bela, doce, engraçada, cruel e trágica. O Evangelho de Mateus surge então como PALAVRA utilizada para discorrer sobre o homem e seus descaminhos. Mateus, o filho que retorna é um segredo a ser desvendado pelo público. Os personagens dialogam abertamente com a platéia sobre suas expectativas, medos, ansiedades e desejos. Refletem – no mesmo instante em que tentam viver seus personagens diante de um público curioso – sobre a própria condição de atores tendo que representar um drama, nem sempre agradável, diante de um público nem sempre receptivo. Um exercício de radicalidade dramatúrgica e rompimento dos padrões naturais de interpretação. Quem é Mateus, além de um personagem desaparecido?

SERVIÇO:
6/Set - terça-feira
Aldeia SESC Vale do Acaraú
Espetáculo Evangelho Segundo São Mateus "
Grupo Delírio de Curitiba (PR)
Local: Theatro São João
Acesso: Gratuito
segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Seguidores

Popular Posts