Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Combater a infrequência escolar é uma tarefa de todos!

A Escola José Parente Prado e a ONG Construtores da Paz, desde 2007, vêm sensibilizando a comunidade do pólo do Sumaré para a problemática da infrequência escolar com o evento denominado Dia “V” - de visita às famílias. No próximo dia 30 de abril acontecerá a 5º edição do referido evento no qual contaremos com a participação das seguintes instituições educacionais e da sociedade civil: Escola Antenor Naspolini, Escola José Arimatéia, CEI Mestre Anísia Rocha, Escola Dinorah Ramos, Escola Padre Palhano, Escola Maria José Ferreira Gomes, Escola Ivonir Aguiar Dias, Escola Osmar de Sá Ponte, Escola José Ermírio de Morais, Escola José Parente Prado, Escola Carmosina Ferreira Gomes, CRAS Sumaré, PSF Sumaré, Projeto Segundo Tempo – Núcleo José Parente Prado, ONG - Construtores da Paz, Programa Jornada Ampliada, PSF – SUMARÉ, CRAS – SUMARÉ

É relevante comentar que “ações desta natureza, são legítimas pelo fato de nascerem no âmbito escolar, representando uma típica atividade onde a escola rompe seus muros, com o objetivo de conhecer a realidade do seu alunado”, afirma o diretor da Escola José Parente Prado, Professor Amaury Gomes da Silva.

Tal ação tem como meta realizar uma grande visita em aproximadamente 2.000 famílias atendidas pelas escolas municipais nos bairros do Sumaré, Padre Palhano, Dom José, Santa, Casa, Tamarindo, Centro e adjacências. Uma vez que as escolas envolvidas realizarão simultaneamente no mesmo momento as visitas domiciliares previstas para a manhã de sábado dia 30.

No referido evento, os professores levarão consigo um questionário, o qual será usado posteriormente como instrumento de avaliação e um forte elemento para discussões posteriores dentro da escola junto com seu corpo docente, tendo como base o fortalecimento da relação Professor x Aluno e Escola x Família.

Ao final das visitas está previsto para acontecer a culminância do evento na Escola Padre Palhano localizada no bairro Pe. Palhano às 10h da manhã, onde contaremos com a presença de todas as Instituições envolvidas, Secretaria da Educação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte, Secretaria de Saúde, 6ª. CREDE e Associações dos bairros envolvidas nesta grande e louvável ação.

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje que o governo federal tem a "disposição" de conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros até 2014.

O número representa um aumento significativo. Atualmente, de acordo com o ministro Fernando Haddad (Educação), são oferecidas cerca de 6.000 bolsas para o exterior por ano.

Sem entrar em detalhes, Dilma afirmou que a prioridade será para cursos na área de ciências exatas.

Também poderão ser beneficiados estudantes que queiram fazer uma parte da graduação no exterior. Essa foi uma das prioridades sugeridas pelo Ministério da Educação à presidente, que tomará a decisão final sobre a destinação das bolsas.

A ideia do MEC é que o aluno de graduação, quando volta, agrega a experiência no exterior ao seu curso no Brasil, enriquecendo as aulas.

A outra prioridade sugerida pelo MEC é direcionar as bolsas ao doutorado em áreas estratégicas como engenharia e física. Essa foi a área enfatizada por Dilma em seu discurso.

"Vamos recorrer a um mecanismo que vários países do mundo recorreram, que é enviar brasileiros e brasileiras para fazer, ou de forma parcial, ou de forma completa, cursos no exterior, nas áreas de ciências, sobretudo de ciências exatas", disse a presidente durante discurso na abertura da primeira reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) de seu governo, no Palácio do Planalto.

O tema começou a ser tratado com mais profundidade no governo com a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao país, em março. Na ocasião, um dos acordos diplomáticos firmados entre os dois países foi um acordo de cooperação prevendo o intercâmbio de alunos e professores entre Brasil e EUA. O próprio Obama chegou a citar um número de 100 mil intercâmbios entre os dois países ao longo dos próximos anos.

Hoje, em seu discurso, Dilma também citou o número de 100 mil bolsas --25 mil além do prometido pela presidente. Esse montante seria alcançado por meio de colaboração do setor privado. Para uma plateia formada majoritariamente por empresários, Dilma fez um apelo à iniciativa privada.

"Queria fazer um convite e um desafio aos senhores: eu acredito que o setor privado pode comparecer com uma ajuda aos estudantes brasileiros e ao Brasil, de forma que nos permita chegar a 100 mil bolsas em 2014", disse.

Fonte: BRENO COSTA
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O curso de Canto em Grupo acontece durante os meses de maio e junho de 2011, sempre às terças feiras de 15h30min às 17h30min.
Aberto a todos os interessados e o único pré-requisito é gostar de cantar.
Ao final do curso todos os participantes, com um mínimo de 75% de frequencia, receberão certificado de extensão da UFC.
Participe... Divulgue entre os cantores e coralistas de sua cidade.
Mais informações no (88) 3613 2603



domingo, 24 de abril de 2011
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC em parceria com a Escola José Parente Prado, realizou no dia 12/04/2011, terça-feira, de 08h às 10h30min, corte de cabelo gratuito para a comunidade do Sumaré.

A comunidade compareceu empolgada com o serviço, elogiando a parceria promovida junto a Escola José Parente Prado, afinal essas atividades beneficiam diretamente a comunidade do bairro..

E na sexta-feira, 08/04, o SENAC também promoveu uma atividade onde realizou maquiagem artística nos alunos de nossa escola, a atividade foi realizada com os discentes do fundamental II e com as crianças do Jornada Ampliada. Foi muito divertido!

No último 14 de abril, a Escola Maria do Carmo Andrade promoveu a I GINCANA DE METEMÁTICA com a participação de todos os alunos das turmas do 6º ao 8º ano, turno da tarde. O evento finalizou o Projeto “BRINCANDO COM A MATEMÁTICA” cujo objetivo maior é desmistificar as dificuldades enfrentadas nesta área do conhecimento e mostrar as diversas formas práticas e lúdicas utilizadas no cotidiano dos alunos.

O projeto iniciou-se em fevereiro com um cronograma de atividades diversificadas contemplando produção de jogos matemáticos e vários outros materiais lúdicos para representar o conteúdo estudado e assim qualificar a aprendizagem de todos os alunos do Ensino Fundamental Final. “A matemática ainda é um grande desafio nestas turmas, contudo é nossa missão buscar alternativas para garantir a aprendizagem de nossos alunos”, enfatiza Joelma Xavier, gestora da Escola.

O Conselho Escolar da Escola Maria do Carmo Andrade se reuniu na semana passada para avaliar as estratégias de combate a infrequência escolar na instituição de ensino. O Projeto Frequência Campeã vem trazendo algumas ações permanentes que, de certa forma, ainda não são eficazes no cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho, porém é percebido a redução do número de faltas nas turmas do Infantil ao 5º Ano.

Em 2008 o índice era de 8,5% e em 2010 o ano letivo foi encerrado com 4,9%, que ainda não é ideal. No entanto apresenta sensível melhora."Nossa preocupação neste período chuvoso é com a estrada que liga Marrecas à sede de Sobral, pois na localidade residem alunos da Escola que têm dificuldades no trajeto nesta área durante o inverno. O Conselho Escolar é nosso grande aliado no planejamento e realização de ações que objetivam melhorias para garantir a aprendizagem dos alunos na escola", relata Joelma Xavier, atual gestora da escola.

Fonte: Educação Sobralense
sexta-feira, 15 de abril de 2011
quarta-feira, 13 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
O SESC/Sobral através do projeto Palco Giratório 2011 apresentará dia 12 de abril, no Theatro São João, o espetáculo “A Galinha Degolada”, do grupo Persona Cia. de Teatro & Teatro em Trâmite (SC). O espetáculo conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus 4 filhos “idiotas”. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as consequências da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não é acometida pela mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.

SERVIÇO:
Dia 12 de abril – terça-feira
Espetáculo “A Galinha Degolada”- Persona Cia. de Teatro & Teatro em Trâmite (SC)
Horário: 20h
Local: Theatro São João
Acesso: R$2,00 e R$1,00
Classificação 12 anos

Apoio: Prefeitura de Sobral/Secretaria da Cultura e do Turismo

O Theatro São João, nos dias 16 e 17 de abril, recebe o Espetáculo "PETER PAN: De volta a Terra do Nunca!". O espetáculo infanto-juvenil é uma produção da Academia Liduina Marques e do Ballet Kyara Quintela e conta a história de Peter Pan, um menino que vive na Terra do Nunca, não envelhece e que tem como inimigo o Capitão Gancho, uma peça que diverte espectadores de todas as idades e estimula a imaginação.

SERVIÇO:
Espetáculo "PETER PAN: De volta a Terra do Nunca!"
Local: Theatro São João (Sobral)
Horário: 18h
Acesso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

PROMOÇÃO: Ingressos antecipados a preço de meia R$5,00, a venda na Academia Liduina Marques (ao lado da Igreja da Sé) ou com os participantes do espetaculo.

Quem disse que sexta-feira é dia da moleza, devido ao cansaço da semana?

Pois na Escola José Parente Prado, sexta-feira é o dia mais:

Divertido

Na última sexta-feira de cada mês acontece o RECREIO DIVERTIDO, um projeto adotado pela Escola José Parente Prado para tornar o recreio das crianças mais envolvente e dinâmico. Elas participam de brincadeiras orientadas pelas professoras.

Além das brincadeiras envolventes, as crianças têm a possibilidade de apreciar a musicalidade do coral da Escola.

Motivacional

Na acolhida de sexta-feira, as crianças fazem apresentações artísticas que envolvem todo o grupo escolar e o grupo de pais que sempre está presente para prestigiar e apreciar as nossas crianças.

Interativo

Com muita diversão e motivação, a sexta-feira na Escola José Parente Prado é também de interação, as crianças podem passear pela Escola e encontrar expostos no pátio vários livros para ler.


Também acontece nas sextas-feiras o Momento da Leitura, que é um Projeto de estímulo à leitura, onde toda a Escola é envolvida, alunos, professores e funcionários.

Acreditamos que assim podemos proporcionar as nossas crianças uma aprendizagem significativa e saudável e ao nosso grupo escolar motivação extra.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

''Nestes tempos conturbados, a escola se transformou no ambiente por excelência para a projeção dos conflitos familiares, das patologias sociais e das resistências ao processo de aprendizagem'', diz artigo



A crise na Escola pública se amplia com a deserção de professores, como vem ocorrendo com os últimos mestres concursados pelo Estado, dos quais 20% já desistiram da profissão. As causas para tanto são as mais variadas, indo da baixa remuneração, à violência interna e externa ao ambiente Escolar, a falta de equipamentos e materiais didáticos atualizados, de motivação por parte do alunado e o desencanto com o sistema de ensino e aprendizagem.

O recente homicídio perpetrado contra um jovem de 19 anos nas dependências do Colégio Polivalente Modelo de Fortaleza, no Conjunto Prefeito José Walter, mostra como avança o nível de violência na rede pública. A vítima não era aluno do estabelecimento da periferia da cidade. Sentiu-se perseguido por dois supostos traficantes de drogas e procurou refúgio dentro do colégio estadual, sendo abatido sem piedade, contra o qual foram disparados sete tiros de pistola.

Pela manifestação dos policiais deslocados para apurar a ocorrência, o crime tem características de acerto de contas por dívidas de droga, à semelhança de centenas de outras mortes com idêntica motivação. A forma de cobrança praticada no submundo das drogas é sumária, portanto, sem direito de defesa, e se expande num crescendo preocupante, exigindo seu enfrentamento pelo poder público.

Nestes tempos conturbados, a Escola se transformou no ambiente por excelência para a projeção dos conflitos familiares, das patologias sociais e das resistências ao processo de aprendizagem. O primeiro embaraço diz respeito ao cumprimento das normas de convivência em grupo, sendo a noção de ordem muito pouco assimilada. Sem ordem não há disciplina. Sem disciplina a Educação formal se revela nula.

Por isso, a apuração do rendimento Escolar vem-se transformando em foco de divergência entre mestres e alunos, gerando descontentamentos, ameaças de agressões e represálias dos estudantes contra os professores. Especialmente no ensino médio, o conteúdo programático não corresponde nem às necessidades dos educandos, nem às exigências do mercado de trabalho para o qual eles convergem.

Além desses desencontros, há, igualmente, falha na gestão pública, registrando-se inúmeros episódios de Escolas beneficiadas com computadores nunca instalados por falta de rede energética adequada, de instrutores habilitados e de inclusão dessa prática educativa na programação curricular. Os equipamentos estão sendo ultrapassados pela velocidade registrada no mercado da informática sem qualquer uso.

A ação direta de inconstitucionalidade promovida contra o piso salarial do magistério desencadeou, entre os professores, a desesperança pela valorização profissional preconizada pelo Fundeb. Até a nova sistemática de remuneração da categoria, intentada pelo Estado, produziu efeito contrário, aumentando o clima de desestímulo.

A desistência da carreira é apenas um indicativo desse universo de questões pontuais. O mais difícil tem sido fazer a mocidade optar pelos livros, elegendo o conhecimento como ferramenta para a ascensão social. O desafio é gigantesco.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Entre as propostas, está a ampliação do tempo de estudo de quem faz o curso à noite e aulas não presenciais



Além da orientação para que as escolas de Ensino Médio optem por uma área em que darão ênfase, as diretrizes que serão votadas hoje pelo Conselho Nacional deEducação (CNE) abarcam mais propostas de flexibilização do currículo.

Todas têm o objetivo de atrair e reter o estudante, uma vez que o Ensino Médio é a etapa mais problemática da Educação brasileira. No último Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (Ideb) eles receberam nota 3,6, numa escala de 0 a 10. Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 2009, mostrou que 40,1% dos jovens de 15 a 17 anos abandonam a escola por desinteresse.

No pacote de medidas está a ampliação do tempo de estudo para quem faz o curso à noite. Em vez dos três anos, os alunos poderão ficar de um semestre até um ano a mais na escola, cumprindo a mesma carga horária, mas de forma diluída.

A ideia é facilitar o acesso desse contingente de estudantes que normalmente segue para a escola após o trabalho, chega atrasado e tem dificuldade em passar quatro horas concentrado nos professores. Para esses alunos existe, inclusive, a possibilidade de aulas não presenciais.

Antes de ser aprovada, as diretrizes ainda podem sofrer alterações. Após o aval do CNE, o documento ainda segue para homologação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Se a proposta for aprovada, cada escola terá autonomia para escolher quais disciplinas terão mais espaço em sua grade curricular.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)


Experiências com atividades de incentivo à leitura desenvolvidas em todo o país podem concorrer ao prêmio Vivaleitura de 2011. As inscrições devem ser feitas até 20 de julho, com apresentação escrita de trabalhos em execução ou já concluídos. A sexta edição do prêmio vai distribuir R$ 90 mil.

O Vivaleitura contempla as categorias bibliotecas públicas, particulares e comunitárias; escolas públicas e particulares; sociedade (empresas, organizações não governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada uma concorre a R$ 30 mil em dinheiro.

Este ano, de acordo com o regulamento, podem concorrer experiências que começaram em janeiro de 2009, com conclusão prevista para julho próximo, e projetos permanentes, com indicadores de resultados. O relato do trabalho não deve ultrapassar seis páginas. Cada participante pode inscrever um projeto por categoria.

Vamos lá! Contem as suas experiências e participem.

Possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado 2/10, de autoria do senador Cristovam Buarque, que recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)



Os royalties que couberem à União a partir da exploração do petróleo na camada pré-sal poderão ser integralmente dedicados à educação. A possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado 2/10, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que recebeu, nesta terça-feira (5), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto será ainda analisado, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Segundo redação adotada pelo relator da proposta, senador Pedro Simon (PMDB-RS), o Poder Executivo fica autorizado a instituir o Royalty Criança, que corresponderia aos recursos que couberem à União como resultado da exploração de petróleo do pré-sal. O projeto autoriza ainda a criação do Fundo Nacional da Educação Básica, vinculado ao Ministério da Educação. Os recursos do fundo seriam distribuídos aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal de forma proporcional ao número de alunos matriculados na educação básica.

- Vamos transformar um recurso que vai se esgotar em um recurso inesgotável. Vamos transformar petróleo em inteligência - disse Cristovam após a reunião da CE.

Segundo o senador, o fato de o projeto apenas autorizar a criação do Royalty Criança - não a tornando obrigatória - não retira o valor da iniciativa. Isto porque, na sua opinião, "basta o governo ter sensibilidade" para aprovar a destinação dos recursos do pré-sal à educação.

Leia mais!
Marcos Magalhães / Agência Senado

Fonte: Agência Senado

O Festival de Inverno de Meruoca 2011 trará como principal atração o cantor Jorge Vercilo. Este ano o festival acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho e já se encontra com inscrições abertas e o regulamento a disposição dos candidatos que desejam participar do evento.

Além do Jorge Vercilo, o Festival trará outras atrações, os nomes que já estão confirmados, são: David Duarte; Pingo de Fortaleza; Tribo de Jah e Cabra da Pest.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE ABRIL/2011



CINEMA DE GRAÇA

Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção de entretenimento cultural nas noites de terças e quintas, às 19:30h. O Cine funciona na Casa da Cultura de Sobral. A entrada é gratuita e aberta a todos, VERIFICANDO-SE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME.
No mês de abril continua a programação especial “Bahia 100 anos de cinema”, como parte das ações de preservação e difusão da memória audiovisual desse Estado, iniciativa da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

05/04 e 07/04
A grande feira, de Roberto Pires (92 min.)
Uma empresa imobiliária ameaça de despejo os feirantes de Água de Meninos, em Salvador, que se organizam para resistir. Um marinheiro se vê envolvido nessa luta e se divide entre o amor de Maria da Feira, irmã de um bandido, e de Ely, moça da alta sociedade.
Duração total: 92 min.
Classificação: 12 anos




12/04 e 14/04
Samba Riachão, de Jorge Alfredo (84 min.)
Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século 20. É por meio das histórias deste personagem, um dos mais populares compositores baianos, que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
Duração total:84 min.
Classificação: livre



19/04
Boi Aruá, animação de Chico Liberato (59 min.)
História de um fazendeiro cujo poder é desafiado pela fantástica aparição do Boi Aruá, até o derradeiro confronto, quando se despoja das máscaras e celebra a vitória sobre si mesmo.
Duração total: 59 min.
Classificação: livre





26/04 e 28/04
Eu me lembro, de Edgard Navarro (111 min.)
Uma investida poética de inspiração autobiográfica em que o realizador mistura realidade e ficção para traçar um painel de memória coletiva e, na tentativa de compreender a gênese de seus próprios conflitoss, termina fornecendo pistas sobre algumas das buscas essenciais de sua geração.
Duração total: 111 min.
Classificação: 16 anos




Programação sujeita a alteração.


O Cine Falb Rangel integra a Rede Cine+Cultura – parceria entre Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Programadora Brasil e Prefeitura Municipal de Sobral.
Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral
Fones: (88)3611-2712 ou (88)3611-2956

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts