Quem sou...
- Professora Ms Herik Zednik
- Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko
"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik
"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik
"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik
"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector
"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")
"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."
"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire
"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves
Sites de Notícias
Sites Institucionais
Sites Educacionais
- Aluno Monitor
- Biblioteca Digital Mundial
- CAED
- EducaRede
- Escola Br
- Escola de Comunicação e Arte
- Escola do Futuro
- Fundação Roberto Marinho
- Kidlink
- Microsoft Educação
- Planeta Educação
- Portal Aprendiz
- Portal do Professor
- Portal Educacional - Grupo Positivo
- Revista Brasileira de Informática na Educação
- Revista Escola
- Revista Profissão Mestre
- Revista Pátio
- Sócrates
- Thinkquest
- Tutoriais do CINTED
- Webeduc
Disciplinas
Informações diversas
- Currículum Vitae - Plataforma Lattes
- Grupo Aprendizagem Mediada
- Grupo da Secretaria de Educação de Sobral
- Grupo de Tutores
- Grupo Educadores do Brasil
- Grupo Monsenhor Furtado
- Grupo Rede Iva
- Grupo TCC Meruoca
- Herik no Badoo
- Herik no Linkdin
- Herik no Netlog
- Herik no Quepasa
- Herik no Sonico
- Herik no Unyk
- Meu Avatar
- Pótere Assessoria Social
- Árvore Genealógica
Labels
Ads 468x60px
Featured Posts
Incentivar o gosto pela leitura é sempre uma ação muito forte. E é através do projeto “Pra Gostar de Ler e Escrever” que a Escola José Parente Prado vem semeando no coração das crianças do 2º ano fundamental o amor pela arte da leitura e escrita.
O projeto contempla para cada turma um autor literário diferente, são eles: Bia Bedran, Ruth Rocha e Ziraldo. Os alunos realizam atividades pedagógicas em sala sobre os autores e suas obras que envolvem leitura e escrita. Entre outras ações do projeto, no último 25/03, os alunos visitaram a Biblioteca Municipal de Sobral com o objetivo de acrescentar fontes de pesquisa aos trabalhos, mas também e, principalmente, para estimular a formação de estudantes pesquisadores, leitores e escritores.
Para garantir a inclusão digital e atender uma solicitação dos alunos que desejavam um maior conhecimento na área de informática, a Escola Ivonir Aguiar está oferecendo Curso de Informática Básica aos estudantes do 8º ano. O projeto oportuniza o acesso à tecnologia, ferramenta essencial ao ingresso no atual mercado de trabalho.
O curso teve início no dia 12 de março e terá duração de 40h/aulas. As aulas têm duração de 2h e acontecem todos os sábados, às 7h e às 9h no laboratório de informática da escola.
Na última terça-feira, 22, os membros do Conselho Municipal de Educação de Sobral-CME reuniram-se para deliberar sobre a participação desse colegiado na elaboração do Plano Municipal de Educação de Sobral-PME. Documento este que deverá nortear a política educacional do município pelos próximos dez anos.
O ponto de partida para elaboração desse importante instrumento será um estudo e análise aprofundada do novo Plano Nacional de Educação-PNE. A ação está na pauta da próxima reunião do conselho, prevista para o dia 19/04.
Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Lena Lima, Amaury Gomes, Edna Lucia, Jamille Rolim, Penha, Claudivânia, Toinha, Agmá Feijão, Stela, Rodrigo e Gleison..
A Escola José Parente Prado relançou o Projeto Recreio Divertido, 25/11, a atividade contou com a participação de todos os professores, núcleo gestor e comunidade escolar. Além da ludicidade e alegria figurando como marca registrada do evento, foram trabalhadas as seguintes atividades: jogos, teatro, música, dança e arte. Muita diversão foi a tônica do projeto que é uma ação do grupo de professores do Programa Jornada Ampliada desde 2007.
O evento tem por objetivo tornar o recreio um espaço para busca da afetividade no processo de aprendizagem, tornando os espaços de convivência da escola (pátio) um lugar propício para o desenvolvimento de relacionamentos e de aprendizagem. O tema do 1º Recreio Divertido foi o mundo do circo, tal homenagem foi um reconhecimento a contribuição do circo na formação do imaginário das crianças, afinal, quem nunca pensou em ser palhaço, mágico ou malabarista? Identificamos-nos com o circo na medida em que os seus atores assumem uma representação no palco da vida.
A programação iniciou com a apresentação dos alunos do 4º ao 6º ano que participam da contação de história com a Tia Benilda e Tia Valéria); na tenda do xadrez, Professor Marcos; a apresentação do Coral Vozes e flautas foi regida pelo Professor Zenóbio. Todo o espaço foi cuidadosamente ornamentado com a paisagem do circo pelo Professor Ed Ferreira. A atividade encerrou com a exposição do varal da literatura que é a apresentação dos livros didáticos em um grande varal que percorreu todo o pátio da escola.
Atividades dessa natureza geram movimento na escola e contribuem para o aperfeiçoamento das relações interpessoais entre as crianças reforçando a ideia do protagonismo juvenil, afirma o diretor da escola Professor Amaury Gomes.
EDUCADOR QUER REDES SOCIAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR
Pesquisador da Unicamp participará de congresso sobre redes sociais na Educação; ''Blogs só são usados para divulgar conteúdo'', diz
Tatiana Klix, iG São Paulo
As redes sociais, como o Twitter, o YouTube e o Flickr, podem – e devem – entrar nas salas de aulas como ferramentas de uso pedagógico, na avaliação do pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, Jorge Armando Valente.
Nesta sexta-feira, o professor vai participar do congresso People.Net in Education, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, que vai discutir a aplicação das redes sociais à educação. Ao iG, Valente adiantou o foco de sua palestra e a preocupação de que as ferramentas não sejam usadas apenas como um apêndice das aulas, mas que haja uma orientação sobre o conteúdo consumido e gerado para a rede dentro das escolas:
“Se não tiver alguém orientando, não é pedagógico. A ideia de que na rede um ajuda o outro, é romântica. O que acaba acontecendo é que um cego conduz outro cego”, diz. Para o professor, atualmente, nenhum país consegue fazer isso de forma sistemática, penas através de iniciativas pontuais.
Fonte: IG
Nesta sexta-feira, o professor vai participar do congresso People.Net in Education, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, que vai discutir a aplicação das redes sociais à educação. Ao iG, Valente adiantou o foco de sua palestra e a preocupação de que as ferramentas não sejam usadas apenas como um apêndice das aulas, mas que haja uma orientação sobre o conteúdo consumido e gerado para a rede dentro das escolas:
“Se não tiver alguém orientando, não é pedagógico. A ideia de que na rede um ajuda o outro, é romântica. O que acaba acontecendo é que um cego conduz outro cego”, diz. Para o professor, atualmente, nenhum país consegue fazer isso de forma sistemática, penas através de iniciativas pontuais.
Na avaliação do senador, a má classificação do Brasil no ranking mundial de qualidade do ensino público reduz o significado da conquista da 7ª posição internacional em termos de tamanho da economia
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou em Plenário, nesta quarta-feira (23), sua preocupação com o fato de o Brasil estar mal posicionado em relação aos demais países do mundo no que diz respeito à qualidade da educação pública e às condições de vida da população.
Na avaliação de Cristovam, a má classificação do Brasil em indicadores sociais, como por exemplo, no ranking mundial da qualidade do ensino público - 88ª de acordo com relatório da Unesco de 2011 - reduz bastante o significado da conquista da 7ª posição internacional em termos de tamanho da economia.
- Nós não temos o direito de chegar a R$ 3 trilhões por ano e não termos bons salários para os professores, professores bem preparados, todas as crianças na escola e todas as crianças em escolas iguais na qualidade - disse.
Em seu discurso, Cristovam comparou a situação atual do Brasil com a da época do Império, quando, durante um encontro de Dom Pedro II com o escritor Vitor Hugo, em visita do imperador à França, o escritor se negou a apertar sua mão porque disse que não cumprimentava o chefe de Estado de um grande país onde ainda havia escravidão.
Cristovam lançou dúvidas sobre a sustentabilidade da atual posição da economia brasileira diante da incapacidade do país em resolver o problema social.
- Não há futuro na economia se não houver futuro na ciência e na tecnologia que a economia usa. Se continuarmos nesse ritmo, em vez de chegarmos à quarta, à quinta posições vamos, dentro de algumas décadas mais, decair outra vez, porque os outros países estão investindo em ciência e tecnologia, o que exige investimento em educação - alertou Cristovam.
Em aparte, o senador Wellington Dias (PT-PI) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Cristovam.
Fonte: Agência Senado
Haddad defendeu o ''Enem para professores'' como seleção de docentes
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (23) que os atuais concursos para contratação de professores na educação básica são mal elaborados. Em audiência pública na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, Haddad defendeu a elaboração de um banco nacional de questões a ser utilizado nos concursos.
- Essas provas que estão previstas na Constituição, em geral, não são bem elaboradas. Elas cobram do docente mais sobre legislação educacional, por exemplo, do que sobre o trabalho em sala de aula.
O chefe do MEC disse que as provas de concurso devem ser “transparentes e sem viés ou interferência política”.
- Os concursos não sinalizam para as instituições formadoras o perfil que a escola precisa, mas sim o perfil para passar no concurso. E como os concursos são mal elaborados, a seleção acaba enviesada.
Como forma de “virar a página” deste problema, Haddad disse que o “MEC deveria atuar na questão dos processos de seleção auxiliando tecnicamente a elaboração das provas de concurso ou até aplicando uma prova nacional para docentes”.
O ministro assinou uma portaria no início do mês que estabelece a Prova Nacional de Concurso para o ingresso na carreira docente. Os Estados e municípios que desejarem poderão aderir à avaliação ou serem auxiliados em seus certames por um banco de questões elaboradas pelo Inep.
De acordo com o instituto, essa matriz será atualizada anualmente e será construída por meio de um “amplo processo de discussão entre especialistas de diversas áreas do conhecimento”, que prioriza o perfil desejado para um ingressante na carreira.
Haddad acredita que, a partir de 2012, a matriz de questões poderá auxiliar na seleção de profissionais para lecionar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Fonte: Fonte: R7
Priscilla Mendes, do R7, em Brasília
O Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic) prossegue com uma série de atividades destinadas aos municípios cearenses. Nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, na FIC, será realizada a 1ª Formação de 2011, do eixo Educação Infantil, um dos cinco que integram a iniciativa.
O evento terá como tema o currículo neste nível de ensino como uma ação pedagógica, onde um conjunto de práticas educativas articulam experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças.
O destaque vai para as que favorecem a interação dos alunos com a música, artes plásticas, dança, teatro, entre outras manifestações culturais.
Durante a formação, os participantes terão momentos de reflexões e discussões em grupos, além da análise de vídeos e situações. Veja a agenda.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC)
O PAIC foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Seduc. Tem o objetivo alfabetizar todos os alunos do ensino fundamental até o segundo ano de escolaridade de modo a garantir a aprendizagem da leitura até os sete anos de idade. Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico.
O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. No período de 2007 a 2010 foram investidos cerca de R$ 107 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal.
Fonte: SEDUC
Querida Tereza Elaine,
O sol brilhava intensamente, na tarde de sua despedida.
Ao mesmo tempo em que chovia copiosamente...
Os pingos d’água pareciam retratar
As lágrimas daqueles que acompanhavam, de perto, a triste partida,
Em meio a cânticos, orações, lamentos e dor.
Familiares, parentes, amigos, companheiros de trabalho...
Olhavam-se silenciosamente.
Buscando conforto, respostas e explicação...
Para o que ainda parece inexplicável.
Mas o sol insistia sua claridade mostrar
...mesmo em meio à chuva.
Como que querendo lembrar o que você representa:
Luz, meiguice, gentileza, fé na VIDA.
VIDA que continua. Agora, em um “novo mundo”...
Onde outra multidão dizia:
- Seja bem-vinda ao seu “novo lar”.
Na sala de aula da sua existência
Você conseguiu educar a muitos com seu exemplo e dedicação.
Quando esteve entre os mortais,
Seu sorriso sincero foi o convite a novas amizades;
Sua humildade foi a chave para o sucesso;
A competência foi sua marca profissional.
Quando alguém nos perguntar por você,
Falaremos que os céus precisaram de sua beleza externa e interna,
Para tornar mais belo o mundo espiritual;
Quando alguém quiser saber por que se foi tão cedo,
Diremos que O Criador sentiu saudades suas;
E, se alguém perguntar se você morreu,
Responderemos:
“Ninguém morre enquanto estiver vivo no coração de alguém”.
Servidores e alunos da Escola Antenor Naspolini – Alto Novo – Sobral/Ce
Programa pretende melhorar qualidade da Educação, segundo MEC; portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22)
O Ministério da Educação vai conceder bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22). Em evento no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21), o ministro Fernando Haddad já havia anunciado o programa. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.
Segundo o MEC, a medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. Quem não cumprir a exigência terá de devolver o dinheiro.
O benefício será liberado a cada mês de março e terá vigência máxima de 24 meses. De acordo com o MEC, há possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que sejam ministrados em cursos aprovados pela Capes e consideradas situações de interesse específico do Estado. Os critérios de seleção serão definidos pelas próprias instituições de ensino.
Fonte: G1
Durante a atividade, também serão abordados temas relacionados à melhoria da escala do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa e dos resultados da alfabetização em nosso Estado. Consta da programação de abertura do Seminário, no dia 22, às 18h30min, o lançamento da terceira edição da Coleção Paic, Prosa e Poesia.
Para maiores informações entre em contato pelos telefones: (88) 3611 2712 ou 3611 2956
Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será debatida por técnicos do Inep nos fóruns promovidos pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
A partir da próxima sexta, dia 18, a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será debatida por técnicos do Inep nos fóruns promovidos pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O objetivo do Inep é apresentar aos gestores educacionais a prova e sua proposta de matriz de referência. Os encontros estão previstos para ocorrer em todos os estados, mais Distrito Federal, até o mês de abril.
A prova será realizada anualmente a partir de 2012 e, no início, selecionará profissionais para lecionar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Para ressaltar a importância de obtenção de dados fidedignos para compor um quadro detalhado da educação básica nacional, a coleta de dados do Censo da Educação Básica também será abordada pela equipe do Inep.
A Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente foi instituída após uma série de reuniões com órgãos governamentais e entidades representativas da área educacional. Caberá a cada rede de ensino decidir pela adesão e pela forma de utilização dos resultados da prova. O desempenho dos participantes poderá ser aproveitado de duas maneiras: integral, seguida da análise de títulos, ou parcial, no caso de a rede julgar ser necessária a aplicação de avaliações complementares. A forma da adesão será indicada nos próprios editais de concursos das redes. Os candidatos poderão se inscrever em todos os concursos que desejarem.
A rede que adotar a avaliação terá maior agilidade no preenchimento de cargos vagos de docentes e menos gastos com a realização de concursos. A implementação da prova também aumentará a qualidade das avaliações, pois a elaboração dos testes será baseada em uma matriz de referência atualizada periodicamente e construída a partir de um amplo processo de discussão entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, que tem como ponto de partida a pesquisa e a reflexão sobre o perfil desejado para um ingressante na carreira docente no Brasil.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC
Fonte: Portal do Inep
Lei determinou piso de R$ 950 a docentes com carga horária de 40 horas semanais; estados questionaram a constitucionalidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomaria nesta quinta-feira (17) o julgamento da lei que criou o piso nacional do magistério, mas no final do dia a pauta foi adiada novamente.
Há dois anos, a Corte negou pedido de liminar a cinco governadores que questionaram a constitucionalidade da lei que determinou um piso de R$ 950 a professores da educação básica da rede pública com carga horária de 40 horas semanais. Falta agora o julgamento do mérito da matéria, aguardado com ansiedade pela categoria.
A suspensão da análise da matéria pelo STF criou um clima de “insegurança jurídica”, alega a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli.
Segundo a entidade, alguns prefeitos se valem do imbróglio para não pagar o piso, atualizado em 2011 para R$ 1.187,14. Não existe um levantamento oficial sobre as redes de ensino que cumprem a lei.
“Quando o prefeito ou o governador diz que não vai pagar porque a lei ainda não foi julgada constitucional, é muito difícil a gente fazer com que ele assuma o compromisso. Com certeza a conclusão da análise da lei será muito positiva”, afirma.
Entretanto, Marta acredita que é “difícil” que o julgamento comece hoje, já que a ação é o 11° item da pauta do dia. O relator da matéria é o ministro Joaquim Barbosa.
A ação foi impetrada em 2008, mesmo ano de sua sanção, pelos governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Ceará.
Além da constitucionalidade da norma, também foram questionados pontos específicos da lei como a regra de que um terço da carga horária do professor deverá ser reservada para atividades extraclasse como planejamento de aula e atualização. Esse dispositivo foi suspenso pelos ministros do Supremo à época e pode voltar a ser discutido hoje.
Outra divergência está no entendimento de piso como remuneração mínima. Para os professores, o valor estabelecido pela lei deveria ser entendido como vencimento básico: as gratificações e outros extras não poderiam ser incorporados na conta do piso.
Mas os ministros definiram, ainda no julgamento da liminar, que o termo “piso” deve ser entendido como remuneração mínima a ser recebida. Esse entendimento também pode ser reavaliado durante o julgamento de mérito da ação.
Para Marta, será uma “frustração geral” caso o Supremo mantenha o entendimento de piso como remuneração mínima.
“Incluir um monte de penduricalhos no contra-cheque é uma prática que se consolidou nas redes públicas estaduais e municipais. Mas precisamos de um plano de carreira com estrutura. Quando a gente diz que o piso é o vencimento básico significa que aquele deve ser o valor pago quando o profissional ingressa na rede. A partir disso você estabelece um plano para que ele tenha perspectiva de crescimento na carreira”, argumenta.
Fonte: iG
Gestores e professores de escolas públicas de Sobral interessados em aferir o conhecimento das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental já podem realizar o download do material do provinha Brasil.
Os kits para a primeira aplicação da Provinha Brasil 2011, com ênfase em língua portuguesa, já estão disponíveis na página eletrônica http://provinhabrasil.inep.gov.br.
22/03 e 24/03
Sob o ditame de Rude Almajesto, de Olney São Paulo (13 min.); Diamante bruto, de Orlando Senna (101 min.)
Duração total: 114 min.
Classificação: 14 anos
29/03 e 31/03
10 centavos, de Cesar Fernando de Oliveira (19 min.); A grande feira, de Roberto Pires (92 min.)
Duração total: 111 min.
Classificação: 12 anos
Sinopses dos filmes no blog do Cine Falb Rangel, cinemafalbrangel.blogspot.com. Programação sujeita a alteração.
O Cine Falb Rangel integra a Rede Cine+Cultura – parceria entre Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Programadora Brasil e Prefeitura Municipal
Praça Dep. Francisco Monte, nº902 – Centro – Tel.: (88) 3611-0954.
No sábado, em Sobral, René Barreira estará presente no lançamento pelo Governo do Estado do “Projeto São José 2011″, de combate à pobreza rural. À tarde o secretário visitará a fase final das obras do Centro de Educação a Distância (CED) no município. O empreendimento está com 95% de sua construção executados e deve abrir suas portas em agosto. “O CED irá ampliar a oferta de cursos técnicos, de nível superior tecnológico e de graduação por intermédio da Educação à Distância, através das instituições públicas de ensino superior do Estado”, lembra René.
Ainda em Sobral, a comitiva da Secitece irá à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Lá, tem um encontro com os 21 novos professores efetivos, admitidos no último Concurso Público realizado na instituição, empossados no dia 1º de março. Integram a comitiva o secretário-adjunto, Almir Bitencourt, o secretário-executivo, Pedro Castelo, e a coordenadora de Educação Superior, Marcília Barreto.
Fonte: Blog da Educação Sobralense (atualização nas datas -profa. Herik)
Ficou na incumbência do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, a intermediação de um encontro entre o governador Cid Gomes, o reitor da UVA, professor Antonio Colaço, e representantes dos estudantes da Universidade que há tempos vem reclamando da ausência de professores em vários cursos, e que já rendeu uma série de manifestações e apurinhações para todos os lados.
O encontro deveria acontecer no próximo sábado, dia 19, por ocasião da realização do Governo Itinerante, mas agora terá que ser novamente agendado.
A Universidade Vale do Acaraú vai realizar concurso público para contratar 117 novos professores. A informação é do reitor Antônio Colaço, acrescentando que o edital do concurso está a cargo do Governo do Estado. Lembrando que já foi autorizada pelo Governo a contratação de 24 novos professores, mas mesmo assim ainda, ao final, serão contratados 117 professores.
Colaço informa que a UVA não está usando o ENEM para fazer a seleção dos alunos e sim o modelo tradicional de vestibular.
Fonte: Blog Educação de Sobralense
Este trabalho tem como o objetivo envolver e estimular os alunos, seus familiares e demais membros das comunidades em que vivem, a se integrarem às ações em favor de uma melhor qualidade de vida ambiental, associando-se ao grito de socorro da natureza.
Numa alegria contagiante, a Escola Deputado Pery Frota desfilou sexta-feira, 04, nas ruas de Patriarca, comemorando o carnaval e apresentando a comunidade muita criatividade, música, dança, folia e belas fantasias.
O carnaval se caracteriza como a maior manifestação popular do país e, envolver as crianças nesta grande festa significa valorização da nossa cultura, como também educar essa geração para brincar o Carnaval com responsabilidade e paz.
• Bonfim
12h – Banda A Fórmula
• Sobral - Local: Avenida Dr. Guarany (Em frente ao CENTEC)
22h – Banda Pinote e A Fórmula
06/03 – Domingo
• Jaibaras
12h – Banda Banana Joe
• Sobral: Carnaval das Crianças
17h – Banda Esquema 10 (Praça João Dias – Parque da Cidade)
• Sobral - Local: Avenida Dr. Guarany (Em frente ao CENTEC)
22h – Banda Banana Jhow e Banda Boneca Tagarela
07/03 - Segunda-feira
• Taperuaba
• Sobral - Local: Avenida Dr. Guarany (Em frente ao CENTEC)
19h - Abertura Maracatu Nação Tremembé - Aracatiaçu
19h30m - Desfile das Escolas de Samba:
1ª – G.R.E.S. Unidos da Vila União (NOVA) (19h30m)
2ª – G.R.E.S. Império dos Terrenos Novos (20h20m)
3ª – G.R.E.S. Mocidade Independente do Alto da Brasília (21h10m)
22h – Márcia Freire e Banda
08/03 – Terça-feira
• Aracatiaçu
22h – Banda Banana Joe
• Sobral - Local: Avenida Dr. Guarany (Em frente ao CENTEC)
19h30m - Desfile das Escolas de Samba:
Hora certa
Previsão do Tempo
Meus Vídeos
A Embriaguez do Movimento
Marcadores
Posts do Blog
-
▼
2011
(184)
-
▼
março
(30)
- OCDE grava programa especial sobre a experiência e...
- Escola José Parente Prado desenvolve projeto de in...
- Escola Ivonir Aguiar oferece Curso de Informática ...
- Conselho Municipal de Educação de Sobral elabora o...
- Relançamento do Projeto Recreio Divertido Agita Es...
- EDUCADOR QUER REDES SOCIAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR
- CRISTOVAM LAMENTA POSIÇÃO DO BRASIL NO QUE DIZ RES...
- MINISTRO DIZ QUE CONCURSOS PARA PROFESSORES SÃO MA...
- Formação do Paic sobre Educação Infantil começa ne...
- Servidores e alunos da Escola Antenor Naspolini ho...
- Oficina de Teatro com Chico Expedito
- PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA TERÁ BOLSA PARA FAZER...
- Convite - Escola de Música de Sobral Maestro José ...
- Seduc e Municípios debatem sobre aprendizagem no e...
- Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral lança Ed...
- Luto
- Sobral foi agraciada com Projeto Baú de Leitura
- INEP APRESENTA PROVA A SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO
- STF ADIA RETOMADA DE JULGAMENTO DO PISO NACIONAL D...
- INEP DISPONIBILIZA KITS PARA PRIMEIRA APLICAÇÃO DA...
- Cine Falb Rangel - Programação
- Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral –...
- 95% das obras do Centro de educação a distância já...
- Veveu Arruda mediará encontro entre Governo e estu...
- Contratação de 117 novos professores para UVA
- Programa Jornada Ampliada
- A Secretaria da Educação de Sobral divulgou result...
- Escola Pery Frota em ritmo de carnaval!
- O Carnaval de Sobral é a maior Alegria
- Lançado em Sobral o projeto "Um Computador por Aluno"
-
▼
março
(30)
Seguidores
Popular Posts
-
Educação provém de duas palavras latinas - educare e educere -, tendo o primeiro o significado de orientar, nutrir, decidir num sentido ex...
-
Diz a canção que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”. É isso que acontece comigo e com a minha família, em relação ao n...
-
Programação do Telescópio - Janeiro 2011 Lua dias 11 à 15 e de 18 à 22. Nebulosa de Orion observação em todas as noites. Aglomerados estelar...
-
O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou uma Lei que determina a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional nas es...
-
Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção cultural de lazer e entretenimento nas noites de terças e quintas. A ent...
-
Dentro das comemorações do aniversário de 129 anos do Teatro São João , que transcorre de 29 de setembro a 02 de outubro , acontece o Projet...
-
O prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Educação, Júlio César Costa Alexandre presidiram na manhã desta quinta-feira, 30/09, a soleni...
-
O feito extraordinário da Rede Municipal de Ensino de Sobral, na conquista de 23 prêmios Escola Nota Dez , do Governo do Ceará, está sendo a...
-
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação...
-
A Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente de Formação do Magistério- ESFAPEM realizaram no dia 30 de maio de 2011, no Cen...