Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ATENÇÃO PARA A ISENÇÃO!!

O pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular UAB/UFC para os cursos de LETRAS INGLÊS, LETRAS PORTUGUÊS e LETRAS ESPANHOL será nos próximos dias 26 e 27 de outubro 2011, exclusivamente pela internet com o CPF do próprio candidato, não sendo aceito outro documento, nem CPF de terceiros. Após a solicitação o Candidato deverá imprimir o Formulário de Solicitação de Isenção e anxar cópias dos documentos que comprovem um dos critérios abaixo:

a) Ter Cursado as três séries do Ensino Médio regular em escolas da Rede Pública de Ensino (municipal, estadual ou federal). Comprovar através de: Cópia do certificado de conclusão do ensino médio, ou cópia do histórico escolar.

b) Estar cursando a terceira série do Ensino Médio regular em escola da Rede Pública de Ensino (municipal estadual ou federal). Desde que tenha cursado a 1º e 2º series também em escolas publicas.

Comprovar através de: Cópia do histórico escolar das duas primeiras serie e Declaração, emitida pela escola em que está cursando a terceira serie.

c) Participar de programa social do Governo Federal, comprovado através de: cópia do comprovante do cadastro único (CADUNICO), e cópia do cartão em nome do candidato ou em nome do responsável legal pelo candidato, desde que acompanhe documento que comprove a dependência legal. (Ex: Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade).

d) Ter renda própria ou familiar de até um e meio (1,1/2) Salário Mínimo equivalente ao valor bruto de R$817,50(oitocentos e dezessete reais e cinqüenta centavos. Comprovar através de Cópia da Carteira de trabalho,contracheque,comprovante de aposentadoria ou pensão legal,cópia do documento do INCRA ou de Sindicato que comprove o vinculo, declaração de autônomo.

O formulário e a documentação deverão ser entregues no horário das 08 às 21h no período de 26 e 27 de outubro 2011 no Polo da UAB de Meruoca-CE, Praça: Caetano Marques, S/N, Centro – Patronato Dom José. Fone: 88 – 9299-3738 . Ou em qualquer outro Polo da UAB do Estado do Ceará.O Candidato deverá acompanhar o resultado de seu pedido DIA 7 DE NOVEMBRO 2011, para não perder sua INSCRIÇÃO ou para regularizar algum item através de RECURSO ADMINISTRATIVO – DIA 8 NOVEMBRO. Resultado do recurso: 11 DE NOVEMBRO.

A INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS OCORRERÁ NOS DIAS 01 DE NOVEMBRO A 13 DE NOVEMBRO.

A documentação que os candidatos deverão entregar está sendo informada no edital, bem como os endereços dos polos, para as cidades/polos onde haverá oferta de vagas.

Acreditamos que o edital deverá está concluído e disponível no site da ccv, a partir de amanhã, dia 24/set.

O site é www.ccv.ufc.br

A Coordenadoria de Concursos (CCV), da Universidade Federal do Ceará, amparada por Edital n.º 01/2005 envolvendo universidades públicas, Secretaria de Educação à Distância – SEED, Universidade Aberta do Brasil – UAB, Ministério da Educação – MEC anunciam que estarão abertas de 1º a 13 de novembro de 2011, exclusivamente pela Internet no endereço http://www.ccv.ufc.br, as inscrições para o Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos, para os Cursos a serem ministrados na modalidade semipresencial, desta Universidade, com início no primeiro semestre de 2012.
Veja o edital e conheça os cursos disponíveis para o polo de Meruoca.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
"A Escola Frederico existe há 26 anos e são os pais, alunos, professores, funcionários e amigos, que merecem o mérito dessa história educacional"

PARABÉNS!

(Vandinha K)

Ontem a escola Frederico Auto Correia completou 26 anos de existência, uma história fortalecida com o apoio da Secretaria de Educação do Município, através das parcerias dos projetos educacionais que muito vem contribuindo com o desenvolvimento do protagonismo do alunado, bem como a formação continuada que enriquece a atuação dos professores.

E para abrilhantar esse momento, realizou-se também, a eleição para Prefeito-Mirim onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a democracia no ato da escolha daquele que melhor os representará.
"A todos que aqui trabalham e também os vistantes, fica o nosso abraço festivo e o glamour do aniversariante"

(Vandinha K)

Ontem, 11/10, aconteceu a eleição do Prefeito Mirim da Escola Frederico, evento que culminou com a comemoração de 26 anos de existência desta Unidade de Ensino.

Com participação expressiva, 209 alunos (do 2º ao 8º ano e EJA) compareceram as urnas, dentre os 242 aptos a participar da escolha do representante, tendo apenas 33 ausentes.A realização ficou por conta da direção da escola (Diretora Rita de Cássia) e coordenada pela Jornada Ampliada (Daniela, Jeannié e Natasha) com apoio de membros de outros setores da escola (Victor Paulo, Vandinha K e Paesinha).

Acompanhe abaixo os resultados nos gráficos:





EM PÉ: Rita de Cássia (Diretora) e Natasha (Jornada Ampliada)SENTADOS: Daniela (Jornada Ampliada) e Victor (Aux. de Secretaria)

SÁVIO - PREFEITO MIRIM ELEITO NA CHAPA 04
ELIAS - VICE PREFEITO MIRIM ELEITO NA CHAPA 04
sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SINOPSES
08/10
17h30 – Um ratinho e a lua. Cia Fios de Sombra (Campinas – SP). Local: Teatro São João.
Sinopse: Esta é uma história de amor contada com humor, cheia de avanços e retrocessos, de sonhos e desejos que parecem inalcançáveis. O protagonista é um ratinho chamado Gualdo, que morre de vontade de conhecer pessoalmente a sua eterna namorada, a Lua. Além de apaixonado, este ratinho é obstinado e arrojado, qualidades estas que o impulsionaram a buscar diversas maneiras de cruzar o espaço para chegar até a sua amada. Classificação: Recomendado para maiores de 04 anos (indicado para toda a família)
09/10
17h30 – Flúvio e o mar. Coletivo Atores a Deriva (Natal – RN). Local: Teatro São João.
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta? Classificação: Livre
10/10
8h (para escolas), 14h (para escolas) - Flúvio e o mar. Coletivo Atores a Deriva (Natal – RN). Local: Teatro São João.
Sinopse: A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também às últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito. E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta? Classificação: Livre
11/10
8h (para escolas), 14h (para escolas), 19h – Próxima parada: Brasil (Fortaleza – CE). Local: Teatro São João.
Sinopse: Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país. Manga com leite faz mal? Quem é o santo do pau oco? Você já segurou vela? Já caiu no conto do vigário? Através dessas e doutras curiosidades do presente, elas buscam referências no passado, gerando uma reflexão em busca de um futuro mais consciente. Classificação: Livre
12/10
18h – Tá namorando! Tá namorando! – Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE).
SINOPSE: Quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Os quadros são costurados por desenhos, imagens e músicas que dão o tom das cenas. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido! Classificação: Livre

quinta-feira, 29 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONVITE:

" Prepare-se para experimentar os encantos de uma mistura cheia de atitude e diversão. O Festival "Floração do Maracujá" trás para Ubajara e cidades circunvizinhas dois dias de pura descontração, troca de experiências, negócios e informação, fortalecido pela simbologia da Flor do Maracujá,como Flor da Paixão, oferecendo ao público uma programação cultural diversificada, colorida e cheia de atrativos, com as Bandas Superid, Lua nova, Espacial e Dj Abadia, capacitações técnicas, gincana escolar, concurso gastronômico, maracorrida, Flôr do maracujá, marajoada e escolha da Rainha e Princesa do festival।
Venha e participe, sua presença é fundamental!
http://festivalfloracaodomaracuja2011.blogspot.com
terça-feira, 13 de setembro de 2011
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação da brasileira: o ensino religioso. A questão não é o debate sobre o papel da religião na formação Escolar do cidadão.O que se coloca, gravemente, é a identidade do Estado laico no Brasil. Nossa primeira Constituição republicana, de 1891, determinava "Art. 72, § 6° Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos público. §7º Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial, nem terá relações de dependência ou aliança com o governo da União, ou dos Estados". Na década de 1930, como resultante das pressões políticas da hierarquia católica em aliança com Getúlio Vargas, a Constituição de 1934, art. 17, III, inclui princípio da "colaboração recíproca em prol do interesse coletivo", entre Estado e religiões. E o art. 153, incluía o ensino religioso facultativo. Descaracterizava-se, daí em diante, o Estado laico.
A Constituição atual, art. 19, proíbe "relações de dependência ou aliança" entre Estado/religiões, ressalvando a "colaboração de interesse público". Autoriza, também, o ensino religioso facultativo nas Escolas públicas.

Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), regulamentando o ensino religioso, art. 33, ressalva que devem ser "vedadas quaisquer formas de proselitismo". Tal artigo, atualizado em 1997, acrescenta a autonomia dos entes federativos na definição dos conteúdos e a absurda contratação de professores habilitados pelas denominações religiosas. A situação agravou-se com a aprovação da Concordata Brasil-Vaticano (2009), que impõe no art. 11, § 1º "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas". A Concordata está sendo questionada no STF. Mantida a lei, o ensino religioso perderá seu caráter informativo do pluralismo das culturas religiosas, matéria das Ciências Humanas, para se tornar catequese e culto no intramuros da Escola pública. Ou seja, proselitismo religioso remunerado pelos cofres públicos, alimentando preconceitos e intolerâncias sectárias.

Marcos José Diniz Silva - historiador, professor universitário

Fonte: Diário do Nordeste
sexta-feira, 9 de setembro de 2011

De 16 a 18 de abril de 2012

Participe do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital – GEPID da Universidade de Passo Fundo!

A partir de momentos de socialização de experiências, discussão do contexto social e reflexão sobre a realidade da inclusão digital e da opção por software livre, o Seminário Nacional de Inclusão Digital tem como objetivo estabelecer parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão digital no contexto sócio-educacional brasileiro.

Datas Importantes

Atenção às datas do SeNID!


Submissão de trabalhos:
> de julho de 2011 a novembro de 2011

Notificação de aceitação de trabalhos:
> janeiro de 2012

Envio das versões finais dos trabalhos aceitos:
> até 19 de março de 2012

Período de inscrições:
> de agosto de 2011 a 10 de abril de 2012

Participe e compartilhe com seus contatos!

CURSO: Psicologia da Educação

INSCRIÇÕES ATÉ 20/09/2011 PELO SITE:

http://reped.org/cursos/

REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO

ATENÇÃO! QUALIFIQUE-SE COM QUALIDADE.

Nova turma para o curso de Psicologia da Educação

De 01/10/2011 a 10/11/2011.

ATENÇÃO!
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 20/09/2011!

CURSO
100% A DISTÂNCIA – Plataforma MOODLE!

Ementa:

História da Psicologia. As principais escolas psicológicas: Behaviorismo, Gestalt,
Psicanálise. As relações entre a Psicologia e a Educação. A Psicologia Genética
de Jean Piaget. Contribuições da Psicologia para a compreensão da infância e da
adolescência. A Psicologia Sócio-interacionista de Vygotsky. Pensamento e
linguagem. Aprendizagem e Desenvolvimento. O papel do professor como o mediador
no processo de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 60 h e certificado via correios ao fim do curso.

Inscrições até 20/09/2011.

Mais Informações: mailto:cursos%40reped.org

Outros cursos REPEd: http://reped.org

quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Acontece nos próximos dias 10 e 11 de setembro, em Sobral, Ceará, o FAMS EXTRA, evento que tem o intuito de divulgar a cultura oriental ao mesmo tempo que proporciona espaço para diversas manifestações artísticas, como animação, quadrinhos e diversas competições. O evento acontece no IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Unidade Sobral (antigo CENTEC), a partir das 9h da manhã.
O dia 11 de setembro será dedicado, exclusivamente, a atividades relacionadas ao DIA D RPG, atividade que acontece simultaneamente em 11 cidades do Brasil com o objetivo de divulgar o RPG, Role Playing Game (Jogo de Autointerpretação), e sua importância não só como atividade de entretenimento, mas também como instrumento educacional. O tema do DIA D RPG desse ano será o HORROR e as obras relacionadas com o universo da fantasia e do terror.

terça-feira, 6 de setembro de 2011


O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que ainda está em fase de elaboração pelo Inep, tem como objetivo ser aplicado para novos professores que pretendem trabalhar na rede pública e, não para avaliar os antigos.

O assunto foi um dos temas que gerou dúvidas entre os secretários municipais de educação, durante o 4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municípios de Educação, quando a proposta foi apresentada.

A presidente do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], Malvina Tuttman, conversou com o UOL Educação sobre o tema. Veja alguns trechos da entrevista realizada em Mata de São João (BA).

UOL Educação - Há possibilidade de se usar a prova como um “Enem do professor”, um ranking para comparar os profissionais da área?

Malvina Tuttman - Isso não pode acontecer.

UOL - Tem como evitar isso?

Malvina - Primeiro, a má utilização de um processo pode acontecer sempre. Garantir que os resultados não serão utilizados indevidamente? Eu não posso garantir, porque vai depender da ética de cada um.

O que é interessante é que cada participante, ele se inscreve na rede, ou nas redes que ele assim desejar. Só vai ter o resultado deste candidato ou destes candidatos que se inscreveram naquela rede, a secretaria de Educação.

A secretaria de Educação X só tem os seus resultados. Então, possivelmente ela não irá divulgar os resultados, porque não interessa divulgar os resultados. Ela [a secretaria] vai fazer a chamada como faz em concursos que normalmente ela realiza.

UOL - Qual a previsão de periodicidade da prova e a previsão de custo dela?

Malvina - Não temos um custo total porque vai depender da adesão, do número de provas, dos locais [onde serão aplicadas]. Então, é prematuro dizer os custos neste momento.

Vamos fazer a primeira e vamos verificar qual a adesão que nós temos, porque um concurso tem a duração [validade] de dois anos pela legislação. Então, vamos verificar qual a demanda. Ela terá sim uma periodicidade, mas eu não posso dizer neste momento qual será.

UOL - É possível evitar que as escolas comecem a propagandear o fato de terem professores mais bem colocados na prova (Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente)?

Malvina - Não. Até porque nós todos sabemos que nem sempre, entre aspas, o melhor aluno, que é o primeiro na faculdade, ele se torna o expoente em sua profissão. Não é verdade?

Existem outras situações, existe a prática. Então, não há nenhuma pesquisa que relacione que os primeiros colocados serão sempre os melhores professores. É um conjunto.

A prática do professor está relacionada também a ambientação das escolas, as discussões, ao projeto político-pedagógico, a uma direção bastante competente. Portanto, há um conjunto de fatores que não dependem apenas da performance do professor numa prova.

Fonte: Uol

Sinopse do espetáculo: A história acontece nos tempos atuais e nada tem de religiosa. A partir do acontecimento dramático do desaparecimento de um filho e seu hipotético retorno à casa dos pais, depois de um longo período, mãe, namorada, irmão e pai iniciam uma investigação emocional e psicológica pelos caminhos percorridos pelo rapaz em sua longa ausência. Este rápido conflito familiar é o ponto de partida para uma longa reflexão sobre a condição humana, no que ela tem de bela, doce, engraçada, cruel e trágica. O Evangelho de Mateus surge então como PALAVRA utilizada para discorrer sobre o homem e seus descaminhos. Mateus, o filho que retorna é um segredo a ser desvendado pelo público. Os personagens dialogam abertamente com a platéia sobre suas expectativas, medos, ansiedades e desejos. Refletem – no mesmo instante em que tentam viver seus personagens diante de um público curioso – sobre a própria condição de atores tendo que representar um drama, nem sempre agradável, diante de um público nem sempre receptivo. Um exercício de radicalidade dramatúrgica e rompimento dos padrões naturais de interpretação. Quem é Mateus, além de um personagem desaparecido?

SERVIÇO:
6/Set - terça-feira
Aldeia SESC Vale do Acaraú
Espetáculo Evangelho Segundo São Mateus "
Grupo Delírio de Curitiba (PR)
Local: Theatro São João
Acesso: Gratuito
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Os resultados da prova Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de alfabetização (ABC), aplicada no primeiro semestre de 2011 a 6 mil alunos de todo o País, apontaram que os estudantes do Nordeste tiveram um desempenho abaixo da média nacional, nas provas de leitura, escrita e matemática. As provas apontam ainda que 43,9% dos estudantes de todo o País não aprenderam o esperado em leitura e 57,2% estão defasados em matemática.

A avaliação foi aplicada pela ONG Todos Pela Educação em parceria com o Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Os resultados foram apresentados nas escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de leitura e matemática. Tiveram desempenho satisfatório alunos com desempenho superior a 175 pontos.

Segundo o Todos pela Educação, em leitura, ao atingir pelo menos 175 pontos, o alunoconsegue identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos, além de perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas.

Já em matemática, no nível de 175 pontos, os alunos têm domínio da adição e da subtração e conseguem resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. A seleção dosalunos levou em conta a proporção das Escolas de cada rede, nas capitais de todas as regiões do País. No total, 250 Escolas participaram.

Cada criança respondeu a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática. Além disso, todas elas escreveram uma breve redação a partir de um tema único.

O desempenho médio dos alunos que fizeram a prova foi de 185,8 pontos na escala, com 56,1% do total das crianças aprendendo o que era esperado para esta etapa do ensino em leitura.

Nordeste
Na avaliação feitas nas Escolas públicas, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional (185,8) com, respectivamente, 197,9; 193,6 e 196,5 pontos em leitura. Já o Norte e o Nordeste, com 172,8 e 167,4 pontos, ficaram abaixo da média nacional.

Em matemática, a média nacional foi 171,1 pontos. Acima da média nacional, ficaram o Sul (185,6), Sudeste (179,1) e Centro-Oeste (176,5); abaixo o Nordeste (158,2) e o Norte (152,6). Na escrita, a média nacional foi de 68,1 pontos. O Nordeste ficou com 44,5%.

Fonte: Diário do Nordeste


No pólo de Meruoca, neste semestre, serão oferecidos somente 5 cursos, 4 deles são 1ª formação e, infelizmente, Pedagogia é 2ª formação. Nesse caso, só poderão fazer esse curso quem já tiver uma 1ª formação. Os cursos do PARFOR são de menor duração, apenas 02 anos.
Os professores que desejam fazer Pedagogia como 1ª formação, é melhor que aguardem nova oferta através da UAB. Aos demais, vejam os cursos de História e Geografia que estão sendo ofertados.

Aproveitem e não esqueçam o prazo!!!!

Vejam texto retirado da Plataforma Paulo Freire:

Está aberto mais um período de pré-inscrições para os cursos de Licenciatura na modalidade presencial para início no primeiro semestre de 2012, em cursos ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR Presencial.
Os cursos ofertados são inteiramente gratuitos e destinam-se exclusivamente aos docentes em exercício na rede pública de educação básica.
O período para pré-inscrições, na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), é de 03/08/2011 a 10/09/2011.

São ofertados os seguintes tipos de Licenciatura:

* Primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
* Segunda Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica em área distinta da sua formação inicial;
* Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontrem em exercício na rede pública da educação básica.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Na rede estadual, os docentes grevistas aproveitaram para lançar a campanha ''Dou o meu sangue pela Educação''

Para exigir o cumprimento do piso salarial nacional dos professores, a valorização da carreira e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), profissionais daEducação de todo Brasil realizaram, ontem, o Dia Nacional de Paralisação. No Ceará, as escolas da rede estadual, em greve desde o último dia 5, continuaram sem funcionar.

Em Fortaleza, alguns alunos da rede municipal não tiveram aula, mas como a adesão não foi total, muitas unidades funcionaram normalmente.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o valor correto do piso salarial é de R$ 1.597,87. O Ministério da Educação (MEC), contudo, considera R$ 1.187,08. O problema, como denuncia a entidade, é que muitos prefeitos e governadores insistem em não cumprir a lei e pagam valores abaixo do estabelecido pelo MEC.

"A lei é clara e afirma que o piso é vencimento inicial, sem acréscimo de gratificações e destinado a uma carga horária de 40 horas semanais. Os valores para uma carga horária inferior devem seguir esta média, ou seja, quem trabalha 20 horas semanais tem que receber R$ 593,54 sem as gratificações", diz a CNTE através de nota.

A Confederação informa que o Nordeste é a região que registra um dos menores salários pagos ao professor da rede pública. Professores concursados com nível médio recebem R$ 739,84, para uma carga horária de 40 horas semanais.

Dos nove estados da região, sete não pagam o valor do piso: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Ceará e Maranhão.

Interrupção
Em Fortaleza, apesar da Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmar não ter tomado conhecimento de nenhuma unidade paralisada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEIF) Antonio Sales, no bairro Rodolfo Teófilo, os estudantes não tiveram aula ontem.

Segundo a diretora Vera Lúcia de Sousa, o motivo foi a paralisação nacional dos professores. Os alunos também não compareceram, pois foram informados antecipadamente da manifestação.

Mesmo sem aula, a escola abriu normalmente, por causa do projeto "Mais Educação". O restante dos funcionários também trabalhou. "A paralisação é somente dos professores, o grupo gestor não se envolve", fez questão de destacar a diretora.

Outras duas unidades educacionais que a equipe de reportagem visitou, como a EMEIF Edith Braga e EMEIF Yolanda Queiroz, na Aerolândia, funcionaram normalmente.

Na rede estadual, os docentes grevistas aproveitaram a data para lançar a campanha "Dou o meu sangue pela Educação". Cerca de 60 pessoas, entre professores e alunos, foram ontem, ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizar ato de solidariedade, ou seja, doar sangue.

MANIFESTAÇÃO
Professores fazem protesto no Centro

Ao som da banda composta por 35 alunos da escola estadual Antonieta Siqueira, o ato público pelo Dia Nacional da Paralisação: Jornada Nacional pelo Piso, Carreira e Plano Nacional de Educação (PNE) deu-se início às 16h da tarde de ontem.

A manifestação partiu do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e seguiu para a Praça do Ferreira. Ela foi conduzida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE) e reuniu professores da rede de ensino estadual e municipal, além de receber o apoio dos servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fonte: Diário do Nordeste

Segundo André Sabino, diretor do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), a paralisação nacional acontece desde 2008, quando houve a intenção de pressionar o Supremo Tribunal Federal quanto a Lei do Piso Salarial. Porém, o evento de ontem teve um diferencial devido ao peso da greve a qual os professores estaduais estão fazendo.

Entre as inúmeras reclamações, a categoria exige a implantação de 1/3 na carga horária para planejamento e a aplicação na íntegra da Lei do Piso. De acordo com Átila Carvalho, 29 anos, professor de Geografia da EEEP Comendador Miguel Gurgel, a falta de incentivos na profissão só desmotiva manter-se no magistério.

Não somente docentes juntaram-se a passeata. Por meio das redes sociais e do aviso de professores, alunos de diferentes idades e redes de ensino compareceram na caminhada.

Alanne Rodrigues e Kamylla Mendes, ambas de 15 anos, tiveram suas aulas parcialmente paradas na EEEP Professora Marly Ferreira Martins, mas resolveram atender ao convite dos seus educadores e irem no que elas dizem ser uma das "melhores aulas de cidadania" que tiveram.

Na sexta, dia 19, está marcado mais um ato público. Será às 8h no Palácio da Abolição.

LUANA LIMA, REPÓRTER


Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts