Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

sábado, 27 de fevereiro de 2010
ATENÇÃO PROFESSORES!


As inscrições na Plataforma Freire -http://freire.mec.gov.br para os cursos do ProInfo Integrado encerram-se no dia 28 de fevereiro.

Os cursos oferecidos são:

ProInfo Integrado I -Introdução à Educação Digital (40h)

ProInfo Integrado II - Tecnologias na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)

ProInfo Integrado III - Elaboração de Projetos (40h)

Faça agora mesmo a sua inscrição!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


A Secretaria de Educação de Sobral realizou nos dias 25 e 26 de fevereiro a formação do Programa ThinkQuest. Formadores da Escola de Formação e técnicos da Secretaria de Educação fizeram parte do público contemplado nesta primeira etapa de 2010, que aconteceu na Escola Emílio Sendim.

A formação foi ministrada pelo Professor Dr. César Nunes, educador que realiza trabalhos com a fundação internacional, Oracle, idealizadora do ThinkQuest.

O ThinkQuest é uma plataforma de aprendizado na qual professores e alunos criam projetos de aprendizagem, participam de uma competição no site e navegam por uma biblioteca de projetos de alunos. Além de poder integrar projetos de aprendizado ao currículo de sala da aula, os professores podem colaborar e trocar experiências com membros de todo o mundo. Os projetos tomam forma quando os alunos criam páginas com textos, imagens, recursos de multimídia, votos, brainstorms, debates e mensagens.

Os professores participantes desta primeira etapa do programa serão multiplicadores nas 18 escolas municipais que possuem uma estrutura de laboratório de informática com 20 computadores e internet.

É a revolução digital chegando à sala de aula!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Lançamento do livro “Rumo Norte”,de Natercia Rocha dentro da
Exposição Estrelas do Norte


Dia: 25 de Fevereiro, quinta-feira às 18h
Local: Casa da Cultura de Sobral
A REPROVAÇÃO de 79 mil crianças de 6 anos no primeiro ano do ensino -ou 3,5% dos inscritos na série em 2008- não chega a ser preocupante, mas traz um alerta.

O fenômeno sugere que em algumas localidades a extensão do ensino fundamental para nove anos pode ter sido mal compreendida como obrigatoriedade de alfabetizar um ano antes do que se devia fazer até então, aos 7.
A ampliação desse período de Escolarização mínima e obrigatória é positiva. Ela serve para dar oportunidade a crianças mais pobres, que frequentam as redes públicas de ensino, de receber um mínimo de preparação para alfabetizar-se, como costuma ocorrer nas Escolas privadas.

O novo primeiro ano, assim, pode servir para facilitar ou até iniciar a alfabetização. Não faz sentido, contudo, exigir proficiência dos alunos quando ainda estão em fase de adaptação ao universo pedagógico. Qualquer educador sabe que parcela das crianças de 6 anos ainda não está pronta para o letramento.

Reprová-las já no início da Escolarização cria um estigma. Há estudos mostrando que alunos reprovados tendem a obter notas piores nas séries subsequentes e apresentam maior inclinação a abandonar a Escola. E a taxa de reprovação no ensino fundamental como um todo já é alta (12% em 2008), similar à de países como Cabo Verde, Guatemala, Marrocos e Camboja.

Por fim, o desvio se mostra mais acentuado nas regiões Nordeste (5,2% de reprovação de crianças de 6 anos) e Norte (4,1%). Justamente ali onde as redes municipais e estaduais enfrentam maiores dificuldades, e o ensino é mais deficiente.

Cabe ao Ministério da Educação explicitar que a alfabetização não é imprescindível no primeiro ano e fomentar a capacitação de mestres e dirigentes para lidar com a nova clientela.


Fonte: 24/02/2010 - Folha de S. Paulo

Professores da rede pública interessados em participar dos cursos de formação continuada oferecidos pelo Ministério da Educação devem se inscrever até o próximo domingo ( 28) pela internet. Os cursos de curta duração são oferecidos em parceria com universidades públicas, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas.

O processo todo é feito pela Plataforma Freire [http://freire.mec.gov.br]. O professor faz sua pré-inscrição que deve ser confirmada pelas secretaria de educação – municipal ou estadual. Podem participar docentes que tenham formação específica para o magistério em nível médio (técnico ou normal) e aqueles com licenciatura ou formados em pedagogia.

Os cursos têm carga horária entre 40 e 300 horas e abrangem diversas áreas como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais e o uso do computador na escola. Mais informações no site do MEC [www.mec.gov.br] ou pelo telefone 0800 616161.

Fonte:
24/02/2010 - Agência Brasil

Cerca de 1174 alunos da Escola Municipal Elpídio Ribeiro ganharam um incentivo extra para auxiliar na manutenção da higiene bucal e na prevenção das doenças. O diretor Francisco Osmarino inaugurou um “escovódromo” juntamente com a equipe de saúde da família de São José do Torto.

O escovódromo é um lugar onde as crianças e adolescentes aprendem a maneira correta de escovação e, ainda, se divertem. A iniciativa é uma parceria com saúde bucal, PSF local e Secretaria da Educação, visando facilitar a escovação dos alunos da escola.

Estiveram presentes: a dentista Dra. Lílyan, Enfermeira Tânia, atendente de consultório dentário Lívia, agente de saúde, pais, alunos, professores, coordenadores e demais funcionários.

As crianças receberão ainda orientação diária dos professores sobre a importância da higienização bucal. “É uma forma que encontramos de criar e incentivar o hábito da escovação”, explica o diretor da escola Francisco Osmarino.


PROGRAMA JORNADA AMPLIADA “ESCOLA VIVA”





O Teatro São João foi, ontem, dia 24/02, palco de um grande show de cultura e arte que encantou os presentes durante o LANÇAMENTO DO PROGRAMA JORNADA AMPLIADA “ESCOLA VIVA” da Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias de Esporte, Saúde e Ação Social, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e o Gabinete da Primeira Dama.

Através deste Programa os alunos da rede municipal podem retornar à sua escola, no turno complementar, e participar de atividades sócio-educativas em várias modalidades: esporte, contação de histórias, dança, música, teatro, artes visuais, capoeira, saúde e prevenção e reforço escolar. Assim, nossas crianças e adolescentes poderão construir sua própria história com a alegria da descoberta de suas competências e habilidades, enquanto pequenos cidadãos.

O evento contou com a presença do Prefeito Leônidas Cristino, da Primeira Dama Lily Cristino, do Secretário de Educação Júlio César, da Secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Luiza Barreto, do Secretário de Esportes Osmar Vasconcelos, do Secretário de Cultura Carlos Campelo, professores, diretores, alunos, pais e do ator e contador de histórias Zé Bocca de São Paulo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Escola Deliza Lopes, localizada no Distrito de Patos – Sobral, realizou no período de 08 a 12 de Fevereiro, a Semana de Mobilização nas Escolas, com a finalidade de enfatizar o combate à dengue.


A escola contou com a participação de toda a equipe do CSF da comunidade (Centro de Saúde da Família), juntamente com a enfermeira Daniele Sólon e a equipe da ZOONOSES.

O principal objetivo da mobilização é conscientizar a população da importância do combate à dengue e evitar que o mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença, retorne com força neste verão e, consequentemente, diminua o número de casos de dengue no município.

Programação da semana

Segunda feira:

A professora do SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas) Silviane, iniciou com a leitura de toda a programação da semana para todos os alunos no pátio da escola, contando com a presença do núcleo gestor e Diretora Andréia Dorlange.






Terça feira:

Apresentação em todas as salas do 1ª ao 9ª ano do Álbum Seriado “Venci o Tempo, vencerei a Dengue”. O álbum explica toda a reprodução do mosquito e as devidas providências a serem tomadas diante de uma pessoa contaminada pelo vírus.

Participantes: Professores do SPE Hozana, Jander e Silviane.




Quarta feira:

Nos turnos manhã e tarde, os alunos confeccionaram juntamente com os professores em sala, cartazes, paródias, poesias e peças teatrais para serem apresentadas no encerramento do dia 12/02, sexta feira.












Quinta feira:

Foi um dia bastante esperado, pois contou a presença da equipe do Centro de Referência em Controle de Zoonozes (doenças transmitidas, naturalmente, dos animais para o homem), que fez uma exposição do laboratório de dengue para todos os alunos, núcleo gestor, professores e demais funcionários da escola. A atividade contou com a técnica Aparecida, que apresentou de forma mais específica, levando as crianças até os aparelhos apropriados, para que eles pudessem ver como funciona todo esse ciclo de criação do mosquito Aedes Aegypti.


Sexta feira:

A semana encerrou com diversas apresentações sobre o tema abordado: DENGUE.

Durante a culminância, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante a semana: cartazes, poesias e outros.

O evento contou com o apoio das Coordenadoras, Cleinilda e Amélia.




Logo após a apresentação das crianças, houve a apresentação da peça teatral com o Grupo de Adolescentes, que teve organização da ACS Hozana e apoio dos funcionários da escola.




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
O Brasil, que pretende ser a quinta economia mundial, começa finalmente a enfrentar um problema que há muito entrava seu crescimento: a deficiência educacional.

Para enfrentá-lo, no último ano do governo Lula, o ministro Fernando Haddad anuncia uma agenda com três pontos prioritários: valorização do magistério, com avaliação dos professores e implementação de um sistema de meritocracia; melhora da qualidade do ensino médio e atenção a programas voltados à primeira infância.

Em entrevista recente ao jornal O Estado de S. Paulo, o titular da pasta da Educação ressaltou especialmente a importância de avaliar os professores e promovê-los por mérito. Ele defende a meritocracia como estratégia para valorizar o docente.

Hoje, a lógica de ascensão do professor, assim como de outros servidores, é o tempo de serviço e o acúmulo de cargos. No sistema considerado pelo ministro, os docentes, que teriam de receber incentivo e condições para se aprimorar, seriam avaliados de forma continuada, levando em consideração sua atuação em sala de aula, não apenas o resultado de uma prova, como já chegou a ser proposto. O conjunto da avaliação redundaria, então, na promoção pelos resultados. Pela proposta ministerial, o estágio probatório, hoje um processo meramente formal, passará a ser cumprido à risca, com um balanço do desempenho do docente ao final de um determinado período, conforme prevê um dos termos do movimento Todos pela Educação.

A avaliação e o sistema de promoção ou remuneração por mérito, já implantados em alguns Estados, ainda enfrentam resistências por parcelas do magistério. Mas são instrumentos modernos inquestionáveis, que já provaram sua eficiência em setores da iniciativa privada. Cabe às autoridades educacionais, portanto, abrir um debate com as categorias profissionais diretamente interessadas, para que o avanço se estabeleça de comum acordo e com benefícios para todos.


Os alunos do ensino Fundamental II e Médio das escolas públicas privadas do Ceará já podem inscrever suas redações para participar do concurso “A Bienal nas Escolas”. Parte da programação da 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que ocorre de 9 a 18 de abril em Fortaleza, o concurso tem por objetivo fomentar a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes. Esse ano, o tema escolhido para as redações foi “Ser culto é a única forma de ser livre”, frase do poeta libertário cubano José Martí.
O concurso de redação é uma ação da Coordenação de Políticas do Livro e de Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Além de premiar oito alunos – quatro da escola pública e quatro da particular - em duas categorias - escola particular e escola pública, dividas em duas subcategorias Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º a 3º ano) - a Secult publicará e lançará durante a Bienal um livreto contendo as vinte melhores redações participantes.
As escolas de origem dos premiados receberão um acervo de livros a ser integrado às suas bibliotecas, favorecendo, assim, toda a comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos).
O Regulamento do Concurso, os formulários específicos, a folha padrão de Redação e o Guia de Visitação Escolar estão disponíveis no sítio da SECULT (http://www.secult.ce.gov.br/). As redações podem ser entregues nas próprias escolas dos participantes entre os dias 18 de janeiro e 19 de fevereiro de 2010. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado, no site da SECULT e durante a abertura da 9 Bienal Internacional do Livro acontecerá a cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores. Tal evento acontecerá no dia 9 de abril de 2010 a partir das 19h no Centro de Convenções do Ceará.

Concurso de Redação "A Bienal nas Escolas"
Inscrições: de 18 de janeiro a 19 de fevereiro
Participantes: alunos do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º a 3º ano)
Informações: (85) 3101.6785

Prefeito Leônidas Cristino profere aula inaugural para alunos do curso de Ciências Econômicas da UFC Sobral logo mais às 18h30 no auditório da Faculdade de Medicina. Falará sobre o cenário econômico de Sobral para 2010.

Aconteceu no último sábado, 20/02, no Centro de Convenções, a 1º Formação dos projetos parceiros Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura e Fala Garotada. O encontro marcou o início de um novo ano de trabalho para a equipe da Secretaria da Educação que acompanha diretamente os dois projetos, através do planejamento de ações voltadas para o incentivo à leitura, e a divulgação de temáticas de cunho sócio-educativo que aborda o cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

Assim, 82 crianças matriculadas na rede municipal de ensino foram capacitadas em “agentes multiplicadores”, capazes de sensibilizar a comunidade para construção de uma sociedade mais justa e com melhor qualidade de vida.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


Com o objetivo de garantir a qualidade no Ensino de todos os alunos matriculados na rede municipal, a Prefeitura através da Secretaria da Educação, assegurou material didático- pedagógico à todas as escolas municipais: caderno de matrizes, livros didáticos, literatura infantil e brinquedos pedagógicos, sendo esse material componente essencial ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o sucesso na educação é decorrente da construção de práticas pedagógicas significativas que acontecem diariamente na sala de aula.

Essa é mais uma ação da Secretaria da Educação de Sobral com o objetivo de garantir uma aprendizagem de sucesso.
Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter um certificado de certificado de conclusão do Ensino Médio já podem solicitar o documento.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou as normas que devem ser utilizadas nesse processo no Diário Oficial da União de sexta-feira.

Quem se interessar deve acessar a página do Enem 2009 e preencher o formulário de inscrição. O documento deve ser solicitado até 31 de março, somente pela internet. O candidato deve ter em mãos os números de inscrição e senha do Enem em mãos.

Os estudantes que desejarem obter declarações de proficiência em uma ou mais matérias avaliadas pelo exame têm de preencher o mesmo formulário.

Apenas estudantes com mais de 18 anos na data de realização do Enem podem pedir o certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, é preciso ter obtido a pontuação mínima de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas pelas provas. Na redação, a nota mínima exigida do candidato é de 500 pontos.

Os certificados serão emitidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Cada uma poderá definir procedimentos específicos para certificar os estudantes com base no Enem. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também poderão emitir os documentos, desde que façam uma avaliação adicional de língua estrangeira.


Fonte: 13/02/2010 - IG Educação
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Projeto OLHARES – O oficio de Educar - 2010

A Escola de Formação e a Secretaria da Educação iniciarão a agenda de Formação Pessoal e Cultural dos profissionais do Magistério da Rede Pública de Sobral: professores, diretores e coordenadores,

Em fevereiro o Projeto Olhares realizará duas atividades presenciais.

Dia 18

Local- Escola de Música

Hora: 18:30

Atividade - Encontro de formação com os inscritos (três educadores de cada escola) no Projeto OLHARES DA MEMÓRIA

Coordenação – Escola de Formação ESFAPEM e Núcleo de História e Memória da Educação- Universidade Vale do Acarau- UVA

Dia 23

Hora: 19:00

Local – Centro de Convenções –Auditório Plutão

Atividade – Encontro com Escritores – Palestrante Socorro Acioli (jornalista, escritora)

Tema: Leitura, Formação de Leitores e Literatura na Escola

Alguns Livros:

A bailarina Fantasma 2010

A rendeira Borralheira 2009

Tempo de Caju 2008

O Mistério da Professora Julieta 2008

Vende-se uma família 2007

O peixinho de Pedra 2006...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
No dia 8 de fevereiro, segunda feira, Meruoca viveu um dia movimentado pela série de ações sociais promovidas graças à iniciativa do deputado Professor Teodoro.




No dia 8 de fevereiro, segunda feira, Meruoca viveu um dia movimentado pela série de ações sociais promovidas graças à iniciativa do deputado Professor Teodoro.

Teodoro abriu o evento às 9:30, com palestra sobre educação, no Complexo Turístico da Meruoca; pela tarde, em frente à Escola Monsenhor Furtado, o Caminhão da Cidadania, dava início a preparação de carteiras de identidade e a requisição para a segunda via de CPF. O Caminhão permaneceu na Meruoca até quinta-feira, dia 11.

Ao mesmo tempo, 20 rondonistas dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Faculdades Inta, todas localizadas em Sobral, mediram a pressão arterial, massa corporal (IMC) e aplicaram testes de glicemia na população. As ações do Projeto Rondon ficaram encerradas na tarde de terça-feira 9.

A professora Herik Zednik, que fez a apresentação do deputado Professor Teodoro para estudantes, professores e outros segmentos da comunidade, reforçou a importância do tema da palestra do deputado: “A gente precisa abraçar a causa da educação, em prol de um mundo melhor, com oportunidade de emprego.”

Na plateia, estiveram principalmente alunos da Escola de Ensino Médio Monsenhor Furtado.

O deputado Professor Teodoro abordou, em sua conferência, a educação como fator de transformação social. Ele afirmou que a perseverança é fundamental para conseguir alcançar os objetivos traçados: “É necessário estudar, planejar seu futuro, sua ação”.

Além dos estudos, o deputado frisou a importância do investimento em educação para mudar a realidade social do Brasil: “O Brasil tem que fazer um esforço fundamental para elevar a 30% dos alunos nas universidades.” Segundo ele, o ensino superior é responsável pela formação de professores, que irão atuar nos ensinos fundamental e médio.

Para colaborar com a melhora nos índices educacionais, o deputado desenvolveu um projeto de indicação que propõe a criação de agentes de educação.

Criado nos moldes dos agentes de saúde, os agentes de educação têm como função dar suporte ao professor, fora da sala de aula. “Alguns alunos precisam de um suporte. Eles têm que desenvolver a arte, a cultura”, afirmou o Professor Teodoro.

Para implementar o trabalho dos Agentes de Educação, Professor Teodoro – que é presidente da Associação Estadual dos Rondonistas do Ceará – conta com o auxílio do Projeto Rondon, entidade sem fins lucrativos e que trabalha com o voluntariado de estudantes universitários.

“A solidariedade é muito importante”, disse ele, que emendou: “trata-se de uma inclusão pela educação. A educação pode transformar as cidades e transformar as pessoas”.

Para tanto, o ex-reitor da UVA considera fundamental colocar as crianças e jovens de quatro a 17 anos na escola, ressaltando que é necessário continuar lutando pela interiorização da educação.

“Quando eu vim trabalhar como reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, eu me deparei com um problema: qual a saída para levar os cursos para o interior? Por que não levar os cursos até lá? Lembrei da ideia do padre Sadoc (reitor que antecedeu ao Prof. Teodoro) de tirar a UVA de Sobral e levar para os municípios. Pra isso, era preciso a ajuda dos prefeitos. Levamos esses cursos para 142 municípios. Chegamos até o Crato”.

Hoje, explicou o ex-reitor da UVA, esta Universidade está presente em 10 Estados da Federação destacando que a maior parte dos municípios da Zona Norte do Ceará tem alunos formados pela UVA.

Esse fato transforma todo o interior cearense. Ele encerrou sua atividade com entrevista na rádio Meruoca (FM 105,9) ao comunicador Rômulo Marques, lembrando a importância da profissão de professor para a sociedade, onde recordou que criou a “Semana de Valorização do Professor”, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará.

Fonte: http://www.professorteodoro.com.br/index.php?pg=ler&id=894

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Ministério Público Estadual cobra da Secretaria da Educação do Estado medidas fortes em relação à ausência de professores da rede estadual de ensino.

O aviso está dado. O Ministério Público do Estado (MPE) quer ``explicações convincentes``, até 5 de março, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) a respeito da ausência dos professores da rede estadual de educação.

No último dia 3, o MPE, por meio dos promotores de Justiça de Defesa da Educação Antônio Gilvan de Abreu Melo, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira e Francisco Elnatan Carlos de Oliveira, expediram uma recomendação à Seduc para que a secretaria tome providências administrativas para apurar a existência de irregularidades quanto à abstenção dos professores.

Na edição de 1º de fevereiro, O POVO publicou com exclusividade um estudo realizado pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) com 149 escolas da rede estadual, entre os dias 23 e 27 de novembro de 2009, que apontou que 21.128 alunos, em média, deixaram de assistir a pelo menos uma aula por dia por causa dos professores faltosos. O estudo revelou que a abstenção provocou uma média de 1.036 aulas não realizadas por dia.

De acordo com a pesquisa, dos 285 docentes que diariamente deixaram de comparecer às escolas, 73 tiveram licença médica e 212 faltaram sem apresentar justificativa alguma.

A recomendação também foi encaminhada para a superintendente das escolas estaduais de Fortaleza, Lúcia Gomes, cobrando a adoção das medidas necessárias. O MP espera um retorno dentro de 30 dias. ``As coisas estão muito à vontade na Secretaria de Educação. É preciso adotar uma postura mais rigorosa``, diz o promotor Gilvan Melo.

O não cumprimento deverá acarretar numa posição mais rígida do MPE. ``Isso cabe uma série de ações contra a Seduc. O número de professores faltosos é muito alto``, completa o promotor.

De acordo com o MP, os professores das escolas públicas do Estado devem cumprir rigorosamente seus horários desenvolvendo as atividades pedagógicas nas escolas até o término do ano letivo.

Por e-mail, a Seduc se limitou a afirmar que ``está implementando ações gerenciais com as escolas e gestores da Secretaria para que cada um seja responsável por suas atribuições``.

NÚMEROS

1.036
AULAS NÃO FORAM REALIZADAS POR DIAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA.

212
PROFISSIONAIS DEIXARAM DE DAR AULAS SEM APRESENTAR QUALQUER JUSTIFICATIVA ÀS ESCOLAS.

E-MAIS

Em algumas unidades de ensino, o número de estudantes sem professor por dia chega a ser maior que a metade dos inscritos na matrícula.

> As escolas que mais registraram faltas de professores sem justificativa foram a EEFM Antonieta Siqueira, no Pici; o Liceu do Ceará, na Jacarecanga; o Liceu do Pantanal, no Planalto Airton Senna; a EEFM Júlia Alves Pessoa, no Siqueira; e a EEFM Maria José Medeiros, no Papicu.

Em relação às escolas com maior número de alunos sem aula, o Liceu do Ceará, na Jacarecanga, lidera. Seguido do Liceu do Pantanal, no Planalto Ayrton Senna; a EEFM Estado do Alagoas, na Barra do Ceará; a EEFM Júlia Alves Pessoa, no Siqueira; e a EEFM Polivalente Modelo, no José Walter.

O deputado Heitor Férrer discursou sobre o tema na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa. ``A escola pública vem se degenerando ano a ano. Digo até que o jornal, com a reportagem que fez, embora possa ter melindrado a alguns, presta um enorme serviço para que a matéria possa aqui ser debatida``, disse.

O POVO entrou em contato com a Seduc, mas tanto a secretária, Izolda Cela, quanto a superintendente das escolas estaduais, Lúcia Gomes, estavam em reunião. A resposta da secretaria, citada na matéria principal, foi enviada por e-mail.

Fonte: 12/02/2010 - O Povo (CE)

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts