Quem sou...
- Professora Ms Herik Zednik
- Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko
"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik
"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik
"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik
"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector
"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")
"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."
"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire
"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein
"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves
Sites de Notícias
Sites Institucionais
Sites Educacionais
- Aluno Monitor
- Biblioteca Digital Mundial
- CAED
- EducaRede
- Escola Br
- Escola de Comunicação e Arte
- Escola do Futuro
- Fundação Roberto Marinho
- Kidlink
- Microsoft Educação
- Planeta Educação
- Portal Aprendiz
- Portal do Professor
- Portal Educacional - Grupo Positivo
- Revista Brasileira de Informática na Educação
- Revista Escola
- Revista Profissão Mestre
- Revista Pátio
- Sócrates
- Thinkquest
- Tutoriais do CINTED
- Webeduc
Disciplinas
Informações diversas
- Currículum Vitae - Plataforma Lattes
- Grupo Aprendizagem Mediada
- Grupo da Secretaria de Educação de Sobral
- Grupo de Tutores
- Grupo Educadores do Brasil
- Grupo Monsenhor Furtado
- Grupo Rede Iva
- Grupo TCC Meruoca
- Herik no Badoo
- Herik no Linkdin
- Herik no Netlog
- Herik no Quepasa
- Herik no Sonico
- Herik no Unyk
- Meu Avatar
- Pótere Assessoria Social
- Árvore Genealógica
Labels
Ads 468x60px
Featured Posts
O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Governo Federal e operacionalizado pelos municípios, objetiva a erradicação do analfabetismo, como também a universalização do Ensino Fundamental, promovendo apoio às ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.
Desde 2003, com o lançamento desse Programa, Sobral vem somando esforços às iniciativas Estadual e Nacional com a perspectiva de transformar a realidade do analfabetismo em nosso município. O total do atendimento feito pela rede municipal desde a implantação do programa é de 4.882 alunos. A 7ª Etapa do Programa Brasil Alfabetizado em Sobral será iniciada em novembro nas escolas municipais próximas a residência dos alfabetizandos, no período noturno, e com duração de 8 meses.
Na ocasião, tivemos dança, música e compra de brinquedos. Os pais também participaram desse rico momento de aprendizagem, que muito contribuiu com a educação de Patriarca.
Ciente de que a educação é a forma mais eficaz de inclusão social, a Coordenadora deste projeto, Ruth Maria de Matos Cunha, esclareceu que a missão do Observatório é mobilizar os diversos segmentos da sociedade e, em parceria com instituições públicas e privadas, visar o desenvolvimento social e economicamente sustentável do Ceará, observando, sistematizando e difundindo diversas realidades. A educação básica, segundo a coordenadora, será o foco principal.
Dentre as metas do projeto, Ruth Maria destaca, entre outras, o esclarecimento de dados e informações sobre a educação; a indução de debates sobre a educação e estímulo para que a sociedade tome parte nas discussões; a vinculação da educação ao desenvolvimento do Estado, e de maneira simplificada, explorar o conceito de educação qualitativa.
Segundo consenso dos integrantes do Centro Industrial do Ceará, pela educação o cidadão passa a compreender a lógica da nova sociedade, a entender que ele próprio tem o seu lugar neste meio e que pode exercer livremente suas escolhas; por isso, acreditam que a criação do Observatório Social em Educação será um instrumento auxiliar neste processo, buscando contagiar a sociedade cearense para uma mudança de postura frente a educação básica e a formação do cidadão.
De acordo com o deputado Professor Teodoro, o projeto contribuirá para a melhoria da democracia e ampliará a competitividade, pois além do favorecimento à inclusão educacional, a população estando mais esclarecida, se tornará melhor, mais efetiva e feliz.
Fonte: http://www.professorteodoro.com.br/index.php?pg=ler&id=739
Teodoro contou histórias sobre o homenageado, D. José, manifestou seu orgulho em ser parente dele (sua avó era prima irmã do bispo sobralense), enumerou as obras por ele realizadas e a revolução que isto causou na Princesa do Norte.
Falou da herança cultural, histórica e dos reflexos econômicos causados pela atuação de D. José, que a impulsionaram para transformar-se hoje na cidade pólo da Região Metropolitana de Sobral, esta sim uma iniciativa sua na Assembleia Legislativa do Ceará, para colocar a cidade em seu mais que merecido patamar.
Abordou também a sua temática principal, a educação, a solução capaz de vencer a inércia e acelerar o progresso com justiça social, e os seus reflexos na economia regional, enfatizando a importância do desenvolvimento sócio econômico de Sobral e sua região metropolitana, vinculada ao desenvolvimento e a ampliação das atividades da UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, da qual foi seu reitor por mais de 16 anos e o efetivo renovador, em sua gestão, do papel daquela instituição de ensino superior.
Fonte: http://www.professorteodoro.com.br/index.php?pg=ler&id=742
A proposta foi aprovada na Coneb - Conferencia Nacional da Educação Básica, em 2008 e será levada à Conae no próximo ano. O texto final aprovado prevê a ampliação do investimento em Educação pública em relação ao PIB, na proporção de 1% ao ano, de forma a atingir, no mínimo, 7% do PIB até 2011 e, no mínimo, 10% do PIB até 2014, respeitando a vinculação de receitas à educação definidas e incluindo todos os tributos.
Mas a vinculação ainda não é consenso entre os especialistas. César Callegari explica que o problema de variação do financiamento da Educação face o desaquecimento da economia revela uma fragilidade dessa proposta de vinculação dos recursos da Educação ao PIB. "A vinculação ao PIB é uma bandeira positiva, mas é um mecanismo pouco articulado com financiamento da Educação pública, e precisa estar articulado às receitas correntes".
O economista Jorge Abrahão acredita que o País precisa caminhar para que o investimento público em Educação chegue ao patamar de 7% do PIB ao ano. Entretanto, ele pondera que prefere o crescimento como decorrência de uma prioridade política, do que por uma vinculação legal. "Não sei se uma vinculação pura e simplesmente resolve, é preciso desenhar bem, se não, você coloca a área inteira no ciclo econômico".
O economista do Ipea afirma que seria necessário ter algum mecanismo "estabilizador" para não deixar isso acontecer. Jorge Abrahão defende a criação de um fundo protetor e sugere que, no futuro, os recursos do pré-sal possam ser utilizados como "elemento estabilizador para não ter essas quebras".
"No meu modo de entender, nós devemos encontrar mecanismos que garantam a regularidade no repasse para o financiamento da Educação, quem sabe até a criação de um colchão protetor para essas oscilações. As oscilações em matéria de Educação são muito graves, geram desmantelamento de programas, de projetos e são muito prejudiciais", pondera César Callegari.
O principal problema do Fundeb na avaliação do presidente da Undime é que o custo aluno/ano do Fundeb é calculado em cima de uma previsão de arrecadação para o ano. Carlos Eduardo defende que o que custo aluno deveria ser calculado com base no resultado da receita do ano anterior.
No momento não há perspectiva de ajuda federal para socorrer os municípios por conta da redução do Fundeb. Antonio Corrêa Neto afirma que hoje o MEC tem muitos programas que podem auxiliar os municípios em áreas como merenda e transporte escolar. "Fora isso, o que acreditamos que realmente vai ajudar é se o fim da DRU vier a ser aprovado ainda este ano no Senado. Se isso ocorrer, vai significar algo em torno de R$4 bilhões a mais para os municípios, o que poderá compensar essa perda".
Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Célio da Cunha, qualquer diminuição nos recursos é muito prejudicial, principalmente porque o País tem um déficit educacional muito grande. "Essa redução é mais uma razão para o Congresso possa agilizar a aprovação do fim da DRU", defende.
Fonte: Todos pela Educação
O Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação terá R$9 bilhões a menos do que o esperado no início do ano. A previsão inicial, feita em março deste ano, era de que o fundo chegasse a quase R$82 bilhões. Entretanto com a redução da arrecadação, a nova estimativa, feita pelo Ministério da Educação, é que este valor fique em torno de R$73 bilhões, ou seja, uma queda de mais de 10%. O impacto dessa redução tem preocupado especialistas e gestores, principalmente prefeitos e secretários municipais de Educação.
Para Antonio Corrêa Neto, diretor financeiro do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a redução é resultado da crise financeira que o País enfrentou nos últimos meses. "É reflexo de uma redução da arrecadação nacional, tanto dos tributos federais, quanto dos estaduais. E isso reflete diretamente no valor aluno/ano", explica. Inicialmente estimado em R$ 1.350,09, o custo aluno/ano caiu para R$ 1.221,34.
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério, e o Grupo de Pesquisa História e Memória Social da Educação e da Cultura, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, convidam para o lançamento do livro
NEM UM DIA SEM UMA LINHA
A OFICINA DE TRABALHO DO PADRE OSVALDO CARNEIRO CHAVES
do professor
JOAN EDESSON DE OLIVEIRA
O autor e a obra serão apresentados pela professora Izolda Cela, Secretária da Educação do Estado do Ceará.
1º de outubro de 2009 – 19 horas
Centro de Convenções de Sobral – Auditório Plutão
As inscrições estarão abertas durante o período de 02 a 13 de outubro de 2009, exclusivamente pela Internet no endereço http://www.ccv.ufc.br/.
O polo da UAB de Meruoca oferece as seguintes vagas:
- Letras – Português – Licenciatura 15 vagas
- Letras – Inglês – Licenciatura 15 vagas
- Letras – Espanhol – Licenciatura 15 vagas
As provas serão aplicadas no dia 1o. de novembro de 2009.
Não percam! O curso é gratuito!
O projeto que institui a premiação para alunos do ensino médio, com melhor desempenho acadêmico nas Escolas de rede pública estadual, estabelece que cada aluno que atingir as médias de proficiência adequadas em língua portuguesa e matemática, a partir do resultado do Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece), receberá um microcomputador. Já o projeto de lei que institui o Prêmio Aprender pra Valer, premia o quadro funcional das Escolas da rede estadual de ensino, que atingirem as metas anuais da evolução da aprendizagem do ensino médio, também levando em conta os resultados do Spaece.
A redação inicial da mensagem dizia que a meta de evolução mínima que os alunos deveriam obter sobre a média de proficiência do Spaece, também em língua portuguesa e em matemática, para que o quadro funcional da Escola recebesse o prêmio, seria de 10%.
Porém uma emenda de plenário, também aprovada, estabeleceu uma média de 7% a 10%. A emenda ainda especifica que o prêmio, um mês a mais de remuneração de acordo com o vencimento de cada funcionário das Escolas, será correspondente a média adquirida pela Escola. "Aqueles que melhorarem 7% receberão 70% do seu salário, os que melhorarem 8% receberão 80% do salário e os que melhorarem 10% receberão mais um salário", esclareceu o líder do Governo na Casa.
Fonte: 26/09/2009 - DIÁRIO DO NORDESTE (CE)
Fonte: 25/09/2009 - Revista Educação
Rubem Barros e Filipe Jahn
Hora: 20h - Show com Fhátima Santos
Dia: 27/09 – Domingo
Hora: 17h - Espetáculo Infantil “O Mágico de Oz” - Acadêmia Liduina Marques
Hora: 18h30m - Espetáculo de Dança "Caminhos" - Cia Korpus Libertus
Hora: 20h - Espetáculo Teatral "O Eclipse - Cia Navegando nas Artes Cênicas
Dia: 28/09 - 2ª Feira
Hora: 20h - Espetáculo “O Eclipse” - Cia Navegando nas Artes Cênicas
De acordo com os dados preliminares, há 1.860.872 matrículas em creches. Na pré-escola, 4.809.620 e, na educação fundamental, 17.139.755 nos anos iniciais e 14.351.200 nos anos finais. No total, 8.280.875 estudantes cursam o ensino médio regular. Na educação de jovens e adultos são 4.577.517 matrículas; na profissional, 837.011 e, na especial, 242.982.A maior parte das matrículas concentra-se na rede pública. São 215.901 estudantes na rede federal, 20.646.917 nas estaduais, 24.148.378 nas municipais e 7.088.636 na particular.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep
O objetivo do Programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE) é capacitar e estimular os professores a estarem trabalhando promoção de saúde em sala de aula, evitando, assim, que as nossas crianças e adolescente adoeçam, ou evitando que os agravos aumentem
Além disso, seis ônibus irão para as Crede de Maracanaú, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Juazeiro do Norte que formam as seis Macrorregiões da Educação. Na sede da Seduc, três ônibus vão ficar à disposição.
O Palavra de Criança foca o aluno do 3º ano em todas as suas relações, dentro e fora da escola. É importante que o aluno leia e compreenda o que leu, para poder escrever com propriedade; para isso, a contribuição da família é fundamental, uma vez que a escola não pode ocupar o espaço do acompanhamento que é próprio dos pais, na rotina de casa. Todo membro da família, ainda que analfabeto, pode contribuir com a educação da criança, contando histórias, pedindo que ela conte o que aconteceu no seu dia, interessando-se pelo que ela aprendeu e valorizando os progressos que ela alcança.
Maiores informações 3611 2712 / 3614 2521
A Máquina
Direção: João Falcão / Drama / 2006
Com: Mariana Ximenes, Gustavo Falcão, Paulo Autran, Lázaro Ramos.
Em Nordestina, cidadizinha perdida no setão, “Kariana da rua de baixo” (Mariana Ximenes) sonha em ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, “Antônio de Nazaré” (Gustavo Falcão) adianta-se numa cruzada Kamikase para trazer o mundo até Karina. Uma história em que os sonhos se contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o resultado é surpreendente, porque mostra que a taxa “caiu muito pouco”. Ele destacou um aumento de 140 mil analfabetos entre as pessoas com mais de 25 anos, especialmente no Sul e no Sudeste, o que para ele não é “algo compreensível”. “É um dado estranho. Supostamente, é como se pessoas que se declararam alfabetizadas em um ano se declarassem analfabetas no [ano] seguinte.” O documento divulgado pelo IBGE mostra também que o número de analfabetos funcionais (proporção de pessoas com mais de 15 anos de idade e menos de quatro anos de estudo) apresentou uma redução maior no período, de 0,8 ponto percentual, sendo estimada em 21% em relação ao total da população nessa faixa etária (30 milhões de pessoas).
Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, acelerar a queda do analfabetismo depende de medidas que atraiam os adultos para escola, além do combate às desigualdades sociais e raciais. Segundo ele, os programas atuais já atingiram os objetivos e precisam de renovação. “As estratégias não conseguem mais surtir efeito”, afirmou. “Mesmo em São Paulo, o estado mais rico da Federação, há um grande contingente de analfabetos. As pessoas não acreditam que podem voltar ao mundo do conhecimento. Para alcançá-las são necessárias campanhas, mais recursos e uma gestão melhor”, acrescentou Daniel Cara. O ministro da Educação também avalia que a estagnação do analfabetismo em regiões como o Sul e o Sudeste é “preocupante”. “Apesar de apresentarem um percentual menor do que outras regiões, a estagnação preocupa porque, até mesmo pela questão demográfica, sem nenhum esforço de governo, a taxa já deveria ter caído”, disse Haddad.
A Pnad também constatou o analfabetismo entre as crianças em idade escolar, de 10 a 14 anos, que já deveriam ter aprendido a ler e escrever. Entre elas, o índice alcançou 2,8% do total de brasileiros nessa faixa etária. A redução é 0,3 ponto percentual em relação aos dados de 2007. No Nordeste, a taxa de analfabetismo entre as pessoas com mais de 15 anos (19,4%) é quase o dobro da média nacional. Segundo a Pnad, nessa região, o índice de crianças entre 10 e 14 anos que não sabem ler e escrever supera a taxa verificada no Sul e no Sudeste.
Entretanto, foi também o Nordeste que registrou a maior queda no percentual de analfabetos: de 19,9% em 2007 para 19,4% em 2008. Na avaliação do ministro, a redução é resultado do foco do programa Brasil Alfabetizado na região. “Hoje 80% [das ações] do programa estão no Nordeste, por isso é natural que o analfabetismo tenha uma redução maior lá. Isso ocorreu especialmente na faixa etária maior de 25 anos, que é o público do programa”, ressaltou o ministro.
Fonte: 18/09/2009 - Agência Brasil
Isabela Vieira e Amanda Cieglinski
Fonte: Assessoria de Imprensa da Seed
Em relação a Língua Portuguesa, 80% dos alunos de ensino médio das Escolas públicas do Estado só lêem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples. Apenas 2,8 % atingiram o nível desejado na avaliação.
O Diário do Nordeste denunciou, com exclusividade, nas edições de segunda (13) e terça-feira (14) que a Educação e saúde são as áreas que mais enfrentam problemas em Fortaleza. Para a secretária da Educação Básica, Izolda Cela, o baixo índice de eficiência dos estudantes, está relacionado com a falta de base Escolar, ou seja os alunos chegam ao ensino médio com a aprendizagem defasada.
Ela associa o baixo desempenho da aprendizagem com a necessidade do jovem entrar no mercado de trabalho precocemente e o crescente número de adolescentes que se envolvem com droga e marginalidade. "Todos esses aspectos em conjunto terminam impactando na Escola. Precisamos qualificar nossos professores, e expandir o número de Escolas no Estado".
Ainda segundo a secretária, 49 novas Escolas de ensino médio estão sendo construídas no Ceará, principalmente nas zonas rurais, onde o problema da evasão é maior. "O índice de abandono no Estado é de 19%. Nas zonas rurais, temos o agravante do sistema de transporte ruim, por isso precisamos de mais Escolas", destaca.
Plano de Metas
Na tentativa de uma solução para a situação, diretores Escolares apresentaram Plano de Metas, que servirá como base para acompanhamento da Escolas públicas. "Com o "Plamentas" iremos acompanhar a evolução das matriculas do ensino médio, a redução do abandono e os indicadores de aprendizagem", ressalta Izolda Cela. Para Plácido José de Sousa, diretor do Liceu de Maracanaú, todos os gestores recebem um diagnóstico mostrando os índice de aprendizagem de sua Escola, do Estado e do País, ele ressalta a importância do Plano de Metas. "Se todos os gestores conseguirem atingir os objetivos do Plano de Metas, a Educação no Ceará melhoraria em um curto espaço de tempo", observa.
Projeto de lei
Durante a cerimônia de posse dos novos diretores de Escolas públicas estaduais, na última segunda-feira, o governador Cid Gomes assinou dois projetos de lei a serem encaminhados à Assembleia Legislativa. Uma das matérias institui o prêmio "Aprender para Valer", que consiste na premiação do quadro funcional de todas as Escolas que atingirem as metas anuais da evolução da aprendizagem do ensino médio. A meta de evolução mínima é de 10% sobre a média de proficiência do Spaece 2008, tanto em Língua Portuguesa como Matemática.
Além da meta de evolução, a Escola terá que ter uma média de participação de 80% dos alunos na avaliação do Spaece. A premiação será um mês a mais de remuneração de acordo com o vencimento de cada funcionário das Escolas.
O outro projeto institui a premiação para alunos do ensino médio, com melhor desempenho acadêmico, nas Escolas de rede pública de ensino do Estado. Cada aluno que atingir as médias de proficiência adequadas em Língua Portuguesa e Matemática do Spaece, receberá um microcomputador. Para Cid Gomes as dificuldades educacionais não devem ser vista como um quadro de desânimo e sim como um desafio para diretores e estudantes.
Fonte: Diário do Nordeste
A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral prepara a estratégia para, no dia 19 deste mês, sábado próximo, vacinar toda criança com menos de 5 anos em Sobral durante a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. Com o tema “Não dá pra vacilar, mais uma vez, tem que vacinar”, o Ministério da Saúde tem como meta atingir cerca de 14,7 milhões de crianças, o que representa 95% das crianças menores de cinco anos.
Ressalta o deputado Professor Teodoro que as frentes parlamentares são instrumentos de mobilização diante de questões que envolvem o Poder Legislativo e a sociedade, e a preocupação com a oferta de educação com qualidade deve ser o alvo dos esforços da sociedade brasileira nos próximos anos, sendo que este tema, a educação ocupa o sétimo lugar no rol de preocupações dos brasileiros, mas que no Ceará este tema é um dos que mais deixam apreensivos os nossos conterrâneos, razão da iniciativa adotada.
Esta frente terá como objetivo inicial, através de projetos e programas desenvolvidos pelo poder público, iniciativa privada e ONG’s, mobilizar de forma consistente e efetiva a sociedade civil, empresas e governos para a conscientização e priorização do problema da educação pública a fim de somar esforços e empreender ações e soluções que melhorem a qualidade do ensino.
Esta iniciativa do Professor Teodoro implicará também no envolvimento das universidades locais, rádio e televisão, Secretarias da Educação (estaduais e municipais), Prefeituras, Câmara de Vereadores, lideranças comunitárias e religiosas, sindicatos e associações de classe, entre outras formas de representação e participação popular.
As duas unidades juntas serão responsáveis pela formação de 2,4 mil alunos por ano nos níveis técnico e superior. Quando concluídas, até o final de 2010, o Ceará, que já tinha em funcionamento nove núcleos, saltará para 12 escolas atendendo 15 mil alunos. O investimento totaliza cerca de R$ 5 milhões. As escolas integram o plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que prevê a criação de 214 unidades no Estado e investimento de R$ 1,1 bilhão.
Leônidas, Lula e Cid em visita às instalações do IFCE
Cid Gomes e ministro da Educaçãoassinam convênio de 20 escolas profissionais
Com recursos do Governo Federal da ordem de R$ 113 milhões, Sobral e outros 19 municípios do Ceará, foram contemplados, nesta quinta-feira, dia 10, às 13 horas, pelo presidente Lula, com a assinatura de ordem de serviço para a construção de 20 escolas profissionais, que passarão a atuar na formação de 2,4 mil alunos por ano. O convênio foi assinado pelo ministro da Educação Fernando Haddad e o governador Cid Gomes. As unidades que começarão a funcionar, no próximo ano, irão atender aos municípios de Acaraú, Aurora, Beberibe, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Icó, Ipu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Mauriti, Pedra Branca, Quixeramobim, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi e Várzea Alegre. Em Acaraú e Mauriti, os novos prédios vão receber os alunos de duas escolas de educação profissional já implantadas.
Hora certa
Previsão do Tempo
Meus Vídeos
A Embriaguez do Movimento
Marcadores
Posts do Blog
-
▼
2009
(383)
-
▼
setembro
(68)
- Prefeito Leônidas Cristino inaugura cobertura da q...
- Leituras em Cena nos 129 anos do Teatro São João
- Programa de Formação de Professores
- Sobral adere a 7ª Etapa do Programa Brasil Alfabet...
- ESCOLA PERY FROTA REALIZA I FEIRA DE CONVENIÊNCIA
- Audiência pública na Assembléia focaliza o Observa...
- Festa, lançamento de livro e exposição no Beco do ...
- O futuro do financiamento da Educação
- Especialistas defendem fundo de proteção em casos ...
- Fim da DRU, uma alternativa
- Fundeb terá R$ 9 bi a menos em 2009
- Convite para o lançamento do livro "NEM UM DIA SEM...
- Saiu edital para vestibular dos cursos de graduaçã...
- O importante é a taxa dos jovens
- Professores e estudantes receberão prêmios
- MEC pretende oferecer formação continuada para cem...
- Especialista defende lei de responsabilidade para ...
- Câmara busca um ‘olhar popular’ sobre o PNE
- Difícil compreensão - Teoria de Resposta ao Item, ...
- PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA NO THEATRO SÃO JOÃO
- Números preliminares apontam 52 milhões de alunos ...
- CONVITE SHOW NO THEATRO SÃO JOÃO
- Professores recebem capacitação em promoção de saúde
- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Sobral
- Lei determina que o Hino Nacional seja tocado nas ...
- Museu do Eclipse de Sobral adere ao Twitter
- Ônibus vão apoiar as ações educacionais no Ceará
- Secretários municipais de educação da Zona Norte p...
- UNICEF quer expandir projeto Palavra de Criança pa...
- Exposição de Arte NAIF fica na Casa da Cultura até...
- Projeto aprovado na CE estimula integração entre e...
- Projeto A Escola vai ao Cinema 2009 exibe na Mostr...
- Seduc admite falha e aposta em mudanças
- Quanto maior a série, menos alunos na escola
- Atraso na aprendizagem
- Alunos da rede pública participam de concurso de r...
- MULHERES PASSAM MAIS TEMPO NA ESCOLA DO QUE OS HOM...
- Número de analfabetos se mantém estável em 2008
- Especialistas criticam métodos de ensino
- Laboratórios móveis terão aulas práticas no Ceará ...
- Trabalhadores em educação fazem ato em defesa de p...
- Estudantes do Ensino Médio não sabem ler
- Professores, vamos incentivar os pais de nossos al...
- Falta de professores compromete educação
- Professor Teodoro requer a criação da “Frente Parl...
- Leônidas, Cid e Lula inauguram IFCE de Sobral
- EEFM Prof. Arruda ensinando com competência e comp...
- OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO OLHARES - O OFÍCIO...
- Jovens têm que assumir responsabilidade pelo Brasi...
- Prefeitura de Sobral divulga lista dos classificad...
- Lula inaugura o Instituto Federal de Educação, Ciê...
- Convite para inauguração do Instituto Federal de E...
- Projeto A Escola vai ao Cinema 2009 exibe o filme ...
- O Colégio Militar de Fortaleza realiza seu I Simpó...
- Cid Gomes autoriza construção do Centro de Educaçã...
- Desfile 7 de setembro
- Governo autoriza reforma do Colégio Estadual Dom José
- Laboratório móvel de ensino técnico pode ser visitado
- Inauguração da cobertura da quadra da Escola Emíli...
- CAIC realiza concurso Maior Leitor
- Programa do livro didático terá edital na sexta-feira
- Escolaridade reduz opção pelos filhos
- Câmara aprova projeto que limita número de alunos ...
- Desfile da Independência em Aracatiaçu ocorrerá no...
- Prefeito Leônidas Cristino entrega a coberta e ref...
- Prêmio Professores do Brasil: inscrições prorrogad...
- Prêmio Vivaleitura - Edição deste ano vai oferecer...
- Escola Antonio Mendes Carneiro realiza atividades ...
-
▼
setembro
(68)
Seguidores
Popular Posts
-
Educação provém de duas palavras latinas - educare e educere -, tendo o primeiro o significado de orientar, nutrir, decidir num sentido ex...
-
Diz a canção que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”. É isso que acontece comigo e com a minha família, em relação ao n...
-
Programação do Telescópio - Janeiro 2011 Lua dias 11 à 15 e de 18 à 22. Nebulosa de Orion observação em todas as noites. Aglomerados estelar...
-
O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou uma Lei que determina a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional nas es...
-
Acompanhe a programação do Cine Falb Rangel e disponha de uma opção cultural de lazer e entretenimento nas noites de terças e quintas. A ent...
-
Dentro das comemorações do aniversário de 129 anos do Teatro São João , que transcorre de 29 de setembro a 02 de outubro , acontece o Projet...
-
O prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Educação, Júlio César Costa Alexandre presidiram na manhã desta quinta-feira, 30/09, a soleni...
-
O feito extraordinário da Rede Municipal de Ensino de Sobral, na conquista de 23 prêmios Escola Nota Dez , do Governo do Ceará, está sendo a...
-
No momento em que se debate a problemática do bullying, homofobia e intolerância, desponta para reflexão outro polêmico elemento na Educação...
-
A Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente de Formação do Magistério- ESFAPEM realizaram no dia 30 de maio de 2011, no Cen...