Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pelos parâmetros do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), os estudantes do Ceará melhoraram, desde 2006. Mas o desempenho dos estudantes segue como um dos 10 piores do País.

Os estudantes do Ceará melhoraram em leitura, matemática e ciências desde 2006. Mas não o suficiente para alcançar a média do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de alunos (Pisa, na sigla em inglês). O desempenho do Estado no sistema de avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está entre os 10 piores do País, com 376 pontos de média geral das provas voltadas para adolescentes de 15 anos.

A média geral do País, englobando as provas de leitura, matemática e ciências, foi de 401 em 2009. De três em três anos, o Pisa é aplicado em cerca de 70 países, membros ou parceiros da OCDE. Os resultados do ano passado foram divulgados ontem. No Nordeste, o Ceará fica com a quarta maior média global. A melhor notícia vem da nota de ciências, onde houve um crescimento de 18 pontos em relação a 2006. A pontuação é a segunda maior entre os estados nordestinos, superada somente pela Paraíba.

Em leitura, o Ceará ficou com 381 pontos, enquanto a média nacional foi de 412. Já em Matemática, o Estado caiu no ranking de pontuação no Nordeste em comparação com a avaliação anterior. De quarta maior nota, passou para quinta. A secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, destacou, por meio de nota, que o Ceará teve um crescimento na média equivalente ao do Brasil, de 16 pontos entre 2006 e 2009. Em ciências, cresceu três pontos a mais do que a média nacional. “Isto manteve, praticamente, a mesma posição com relação à média brasileira. E uma leve melhora com relação ao ranking dos estados. Em 2006, o Ceará estava na 21ª posição”, acrescenta.

Apesar de reconhecer que, para quem está abaixo da média nacional, os esforços de melhoria precisam ser dobrados, a secretária fez ressalvas ao Pisa, por direcionar-se a estudantes nascidos em 1993, independente da série que cursam, e por favorecer os países e sistemas educacionais onde os alunos dessa idade já estão em etapas equivalentes ao ensino médio.

“Inclusive porque o objetivo tem um foco especial nas competências para resolver situações do mundo do trabalho”. Segundo ela, os resultados tendem a ser mais comprometidos na região Nordeste porque verificam-se altos índices de distorção na rede pública e, “praticamente, 50% desta população (nascida em 1993) ainda se encontra no ensino fundamental”.

O que é

O Pisa avalia estudantes de 15 anos dos países membros da OCDE e de países parceiros, como o Brasil. Para a organização, melhorias no desempenho no Pisa indicam melhorias futuras para a economia dos países. O Brasil quer alcançar a média da OCDE em 2021.

RESULTADOS DO PISA EM 2009

As piores médias do País no Pisa 2009

1. Alagoas – 354

2. Maranhão – 3553. Rio Grande do Norte – 371

4. Amazonas – 3715. Acre – 371

6. Sergipe – 3727. Piauí – 374

8. Ceará – 3769. Roraima – 376

10. Pará – 376

As melhores pontuações no Nordeste:1. Paraíba - 385

2. Bahia - 3823. Pernambuco - 381

4. Ceará 3765. Piauí 374

6. Sergipe 3727. Rio Grande do Norte 371

8. Maranhão 3559. Alagoas 354

O Ceará no Pisa (2006 - 2009)
* Média geral:
2006 - 361
2009 - 376

Brasil evoluiu de 385 para 401 no mesmo período.

* Leitura:
2006: 366
2009: 381 (15 pontos a mais)

No Brasil, a pontuação cresceu mais, de 395 para 412, 17 pontos a mais.

* Matemática:
2006: 349
2009: 361 (12 pontos a mais)

No Brasil, a pontuação cresceu mais: 16 pontos, de 370 para 386.

* Ciências:
2006: 367
2009: 385 (18 pontos a mais)

No Brasil, a pontuação cresceu 15 pontos, de 390 para 405.

Em 2006:O Ceará era o 7º do Nordeste na pontuação de leitura, 3º em matemática e 4º em ciências.

Em 2009:O Ceará fica em 5º do Nordeste em leitura e matemática e 2º em ciências.

Larissa Lima

Fonte: O Povo (CE)

0 comentários:

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts