Quem sou...

Minha foto
Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
Ver meu perfil completo


"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
Herik Zednik

“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Desejo a todos um Natal de muita paz e harmonia, um ano novo com saúde e realizações profissionais.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre! Uma grande abraço, Herik Zednik.

"QUE JESUS NÃO SOMENTE NASÇA, MAS CRESÇA EM NOSSOS CORAÇÕES A CADA DIA. AMEM!"
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


A aluna Lilian Silva Sousa (13 anos), da Escola de Ensino Fundamental José Parente Prado, foi segunda colocada no concurso de Cartaz sobre a Paz, promovido pelo Lions Clubs International. O cartaz de Lilian foi patrocinado pelo LC Sobral Princesa do Norte e deixou a seguinte mensagem “Diferentes na cor, raça e nação, carregamos a certeza da paz em nossas mãos!”.

O Clube Internacional, presente em 202 países, patrocina este programa para enfatizar a importância da paz mundial para os jovens do mundo todo. O cartaz foi escolhido pela originalidade, mérito artístico e representação da idéia de “paz no mundo todo”.


Esta manhã a Prefeitura de Sobral recebeu a graciosa visita do Coral Natalino das Escolas José Parente Prado e Antenor Naspolini, coordenados pelo Professor Zenóbio.

As crianças percorreram os andares da prefeitura levando música e através dela resgatando o espírito natalino, deixando aos ouvintes um misto de paz e alegria.


“O que nos tornamos na vida, depende de duas coisas: das oportunidades que temos e das escolhas que fazemos. Não adianta ter oportunidades e não saber fazer escolhas. Como, tampouco, adianta saber fazer escolhas e não ter oportunidades”. Este pensamento do educador Antonio Carlos Costa veio a mente ao assistir a peça teatral dos alunos do Netinha Castelo na inauguração do Espaço de Referência do Brincar (Brinquedoteca), inaugurado ontem, 15/12. O espetáculo deixou claro que, o que Sobral vem realizando no âmbito educacional é muito mais do que equipar escolas e conquistar bons índices (estatisticamente falando), o que Sobral vem realizando é dar às crianças e adolescentes oportunidades e condições necessárias para desenvolverem seus potenciais.

Nesse sentido, a arte tem sido um valioso instrumento. O talento demonstrado pelas crianças na apresentação da esquete teatral intitulada: “Dias de brincadeira”, foi a evidência de uma política educacional que vem sendo construída alicerçada numa educação que busca gerar oportunidade para transformar os potenciais em competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, de modo a tornar as pessoas capazes de viverem, conviverem, produzirem e aprenderem segundo os desafios de suas existência e seu tempo.

A esquete teatral contou a história do universo mágico de sonhos de quatro crianças que é invadido pelo perverso bruxo Mixuruca. Cheio de artifícios e artimanhas, esta figura maligna segue em perseguição aos personagens infantis, na tentativa de roubar-lhes a infância, aparecendo-lhes sob os mais diversos disfarces. O brincar e a magia de Bela (menina transformada em boneca pelo bruxo) são as únicas maneiras que as crianças têm para escapar deste personagem do mal. Esta bonita história retrata, através do bruxo e do brincar, o paradoxo que permeia a vida da maioria das nossas crianças.

Nossos sinceros aplausos ao Professor Pretinho Jones, autor e diretor da peça e ao elenco: Bruno, Enaide, Igor, Aline, Luciely, Vinícius, Lucas e Paulo Ricardo que tão bem encenaram e despertaram no público a vontade de ser uma eterna criança.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Hoje, 15/12, foi inaugurado o Espaço de Referência do Brincar, também denominado Brinquedoteca. O espaço se constitui em um verdadeiro laboratório de ensino e aprendizagem, onde a criança é livre para brincar, respeitando a sua individualidade de criar e aprender. A criança tem acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico e prazeroso, onde tudo convida a explorar, sentir, experimentar, transformar e criar.




A brinquedoteca é um ambiente que estimula a discussão, reflexão, análise e investigação do valor do brincar e do brinquedo no desenvolvimento do pensamento e está voltado para atender crianças, adolescentes, educadores, pais e comunidade em geral. Para uma melhor dinâmica do trabalho, o espaço está dividido nos seguintes cantos: leitura, fazer de conta, fazer, comunicação, leitura e esporte educacional.


Em Sobral, o Espaço de Referência do Brincar chega através de um convênio firmado entre o Instituto Stela Naspolini – ISN, em parceria com o UNICEF, Coelce e APDM-CE.

As atividades tiveram início em março, paralelamente ao processo de formação do grupo de educadores, e encerra o ano com um atendimento de 10.955 entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A meta para 2011 é triplicar esse número e permitir o acesso das nossas crianças a um espaço que tem como objetivo principal garantir o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se, conforme dispõe o Art. 16. do Estatuto da Criança e do Adolescente que versa sobre o direito à liberdade.


O público foi surpreendido com uma alegre e criativa esquete teatral encenada pelas crianças da Escola Netinha Castelo, intitulada: “Dias de Brincadeira”, sob a direção do Professor Pretinho Jones, autor da peça.


As autoridades e convidados presentes foram presenteados com o brinquedo popular típico do Ceará, Mané-Gostoso/Galamarte. Os brinquedos foram confeccionados pelos alunos do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral.



Plano reafirma a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada neste ano que determina a universalização da pré-escola até 2016



Pelo menos 20% das metas do projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que irá vigorar na próxima década tratam diretamente da valorização e formação dos profissionais do magistério. Entre elas a garantia de que todos os sistemas de ensino elaborem planos de carreira no prazo de dois anos, que todos os professores da educação básica tenham nível superior e metade deles formação continuada com pós graduação – com a previsão de licenças para qualificação. O PNE ainda determina que o rendimento médio do profissional da educação não seja inferior ao dos demais trabalhadores com escolaridade equivalente.

Documento prevê melhoria constante do ensino, mas também repete objetivo passado, não atingido pelo governo federal



O governo federal apresentou nesta quarta-feira o Plano Nacional da Educação (PNE), que define objetivos para todos os níveis de ensino brasileiro. O documento, que foi entregue pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contém vinte metas que devem ser cumpridas no decênio 2011-2020. O PNE anterior, em vigor desde 2001, expira no próximo dia 31. O novo plano ainda depende da aprovação do Congresso.

Entre as principais metas, está a tarefa de colocar ao menos 50% das crianças de até 3 anos dentro das creches brasileiras – objetivo que já havia sido estabelecido pelo PNE 2001-2010, mas que não foi cumprido. Segundo dados do Ministério da Educação relativos a 2009, apenas 18,4% das crianças naquela faixa etária eram assistidas pelas creches. Ou seja, o país ficou 31,6 pontos percentuais abaixo do objetivo.

Mozart Neves, conselheiro do movimento independente Todos Pela Educação, explica a importância de cumprir tal meta. “Estudos apontam que quanto mais cedo a criança entrar na escola, melhores são seus resultados ao longo do processo de alfabetização”, diz. “Mas, para o Brasil avançar nessa área, precisa de mais investimentos. Essa é uma meta importante, um desafio enorme.” Colocar todos em creches não é tarefa fácil: o custo por criança aos cofres públicos é de 6.000 reais ao ano, duas vezes mais do que o gasto com um aluno de pré-escola e quase três vezes a cifra necessária para manter um estudante do ensino médio público.

Outro objetivo previsto no PNE 2011-2020 é universalizar o acesso à pré-escola, considerado factível, já que atualmente 74,8% dos alunos de 4 e 5 anos frequentam a escola. Em 2001, essa taxa era de apenas 55%; estima-se que, nos próximos anos, atinja 90%. Alfabetizar plenamente todas as crianças de até 8 anos é outra meta do governo federal. Para acelerar essa taxa, que se encontra ao redor dos 60%, o MEC recomenda que nenhuma criança seja reprovada até a terceira série do ensino fundamental. O argumento é que, assim, ela terá mais chances de ser alfabetizada.

Ensino médio
Se a educação infantil é responsável por um dos gargalos da educação básica, a outra ponta – o ensino médio – também apresenta índices ainda insuficientes. Atualmente, 85,2% dos jovens com idades entre 15 e 17 anos estão na escola, mas somente metade está matriculada nas séries adequadas a essas idades - as do ensino médio. Até 2020, o governo quer colocar todos os jovens de 15 a 17 anos na escola e aumentar para 85% a taxa de matrículas deles no ensino médio.

“O desafio não é colocar o jovem na escola, mas mantê-lo lá. A escola está defasada, e o estudante do ensino médio não quer mais essa instituição: ele quer uma escola que caiba na vida dele. Precisamos repensar a nossa escola ou não conseguiremos atingir nossos objetivos”, afirma Neves.

A saída, segundo o especialista, é ampliar a oferta de ensino profissionalizante e a rede de escolas de período integral para essa faixa etária. “Assim, ao concluir o ensino básico, os jovens terão duas opções: seguir para a universidade ou ingressar no mercado de trabalho. Eles precisam estar bem preparados para os dois caminhos. Esse é o papel da escola.”

Fonte: Veja.com

A Prefeitura de Sobral e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, divulgaram nesta terça-feira, 14, no Teatro da ECOA, os resultados da avaliação do nível de alfabetização de 2.789 crianças de até 8 anos de idade matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental de 40 escolas públicas municipais da cidade.


A avaliação foi feita durante o mês de novembro, no âmbito do Programa "Palavra de Criança". Em Sobral, 94% das crianças atingiram ou estão acima deste nível de leitura, enquanto que 93% sabem que as letras formam palavras e as palavras formam frases e estivessem aprendendo a escrever suas idéias em pequenos textos.


Difícil traduzir em palavras a emoção vivenciada pelo público durante apresentação do espetáculo “A Porfia das Flores e o nascimento do filho do carpinteiro” apresentado ontem, 14/12, no encerramento do Projeto Encontro com a Leitura 2010, na Escola de Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA. Os atores (250 professores do Programa Jornada Ampliada), autores e produtores receberam de pé, sinceros e duradouros aplausos de uma platéia encantada com a representação teatral.

O Espetáculo representa a culminância do trabalho desenvolvido pela equipe de professores do programa Jornada Ampliada durante todo o ano de 2010 e tem como principais objetivos: dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na formação do Projeto Jornada Ampliada; reconhecer o pastoril como folguedo cearense do ciclo do natal que precisa fazer parte do cotidiano da escola nesse período; e concluir de forma artística a formação desenvolvida com os professores, possibilitando um momento de congraçamento e amizade entre os participantes e demais envolvidos.



O espetáculo consiste numa montagem e representação coletiva da adaptação de dois autos tradicionais populares do ciclo de natal (Porfia das Flores e Auto do Pastoril) adaptado pela professora Lourdes Macena e trechos da peça “Ouro, incenso e mirra” de Marcelo Costa, desenvolveram-se através de músicas, danças e a representação de ida das pastorinhas a Belém para ver o menino nascido.

Em seu significado “porfia” traz a idéia de afinco, perseverança, constância, competência. É possível com isso, várias relações com os educadores e sua busca infinita pelo melhor. As flores podem simbolizar a singeleza necessária no ato de educar, abrangendo o universo das crianças e da juventude. O nascimento do filho do carpinteiro simboliza toda a necessidade da presença constante do verdadeiro sentido da vida no desenvolvimento escolar. Sua simplicidade, humildade, e doação ao outro, valorizando o nascimento e defesa do amor, como o mais nobre dos sentimentos.


Parabenizamos a todos que participaram da concretização desse belíssimo espetáculo nas pessoas do professor Júlio Cesar da Costa Alexandre, Secretário de Educação de Sobral, e das professoras Iracema Sampaio (Coordenadora do Programa Jornada Ampliada) e Antonia Araujo (técnica da secretaria).


A Escola José Parente Prado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), desenvolveu um projeto sobre Valores Humanos, com o objetivo de despertar os alunos para construção de valores humanos; refletir sobre seu significado e entender o que são valores humanos.

A culminância do projeto dividiu-se em dois momentos. O primeiro aconteceu sábado,11/12, com uma viagem a cidade de Viçosa do Ceará, lá os educandos visitaram lugares para estudar e compreender alguns dos valores apontados pelos mesmos. A visitação iniciou no memorial Clóvis Beviláqua, onde os alunos conheceram um pouco de sua história e os inúmeros desafios de sua vida. Depois visitaram a Igreja Matriz e a Igreja do Céu, onde obtiveram um momento de conversação dentro da Igreja.

Em seguida, os educandos conheceram o Centro de Cerâmicas de Viçosa, lá eles interagiram, conheceram o trabalho minucioso e paciente das artesãs. E, finalizando, visitaram a Pedra do Itaguarassu, outra grande atração de belezas naturais, onde conheceram um pouco da história da luta dos Jesuítas com os índios.

O segundo momento foi a realização da Campanha da Afetividade, que foi realizada na escola,14/12, onde os alunos abordaram os seguintes valores: justiça, compreensão, paz, carinho e amizade.

O Diretor da Escola, Prof. Amaury Gomes da Silva, que juntamente com suas coordenadoras pedagógicas (Profa. Cidinha e Profa. Márcia), articularam essa brilhante parceria, acreditando que projetos dessa magnitude possam fazer a diferença no cotidiano das famílias atendidas. “Perceber que nossa juventude possa discutir valores humanos como ética e cidadania, tendo como pano de fundo a afetividade é semelhante a uma semente que foi lançada e que deverá ser regada tendo como protagonistas do processo os nossos jovens. Acreditar que é possível sim, construirmos um mundo melhor”, explicou o Professor Amaury.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Prefeitura Municipal de Sobral, o Fundo das Nações Unidas para infância - UNICEF e o Instituto Stela Naspolini - ISN convidam para a solenidade de inauguração do Espaço de Referência do Brincar - Sobral.

Dia: 15 de dezembro de 2010

Horário: 9h

Local: Travessa Adriano dias, s/n - Subsolo da Biblioteca Municipal - Sobral-Ce




A solenidade de abertura contou com apresentação da peça "O Auto do Pastoril" encenado por crianças da escolas municipais, que narra por meio de dança, música e teatro a ida das pastorinhas a Belém para ver o Menino Jesus, e nesse percurso se encontram com vários personagens que fazem parte de sua caminhada.

No final haverá apresentação do Coral da Escola Antenor Naspolini: “Concerto Natalino”, e do espetáculo “Porfia das flores e o nascimento do filho do carpinteiro”

Franklin Dantas Recital Programa:
Eduardo Corrêa– Piano
Soprano convidada-Liana Fonteles

1- Haendel – THE MESSIAH- Confort ye ... Ev´ry Valley
Recitativo e Ária de tenor, trecho do profeta Isaías anunciando que o Messias virá
2- W.A.MOZART- Abendempfindung
3- W.A.MOZART- DON GIOVANNI – “La ci darem La mano” **
4- G.Bizet-“I Pescatori di Perle”- Mi par t´udir ancora
5- Chiara – “ La Spagnola” - napolitana
6- Donaudy – “Oh del mio amato ben”
7- G. Verdi – La Traviatta – Brinsisi **
8- A. Nepomuceno/Juvenal Galeno – “ A Jangada”
9- H.Villa Lobos – “ Se esta Rua”
10- Cláudio Santoro/Vinícius de Moraes- “Luar de Meu Bem”
11- Paurillo Barroso – “ A VALSA PROIBIDA”
( cena do 2º ato)
a) “Tu”
b) “ A Valsa que Sonhei” *
c) “ Sou Feliz”**
12- Bach / Gounod – Ave Maria*
13- Schubert – Ave Maria
14- Adeste Fideles- Tradicional , em latim e português**
15- Gruber - Noite Feliz **
16- Frantz Lehár- “ A Viúva Alegre”- Tema**
17- Rossini – Duetto Buffo di due Gatti **
* – Liana
** – dueto

FRANKLIN DANTAS

Tenor cearense considerado “um tenor lírico mozartiano de verdadade, com estilo e elegância”; foi solistas em cantatas de Bach em Minas Gerais. Vencedor do prêmio Jovens Solistas do Festival Eleazar de Carvalho, categoria Voz em 2003. Interpretou o Sr. Agusto, da Ópera “A Moreninha” de Ernst Mahle. Em setembro de 2007, participou da Opereta “A Viúva Alegre” (Die Lippen Witwie) de Frantz Lehár, como o Conde Camilo de Rossillon, em 13(treze) récitas, na montagem comemorativa dos 50 anos da Comédia Cearense, com a Orquestra Eleazar de Carvalho, no Theatro José de Alencar, Fortaleza-CE. Recentemente, foi o príncipe Fred na Opereta “ A VALSA PROÍBIDA” de Paurillo Barroso, participando ativamente, também em concertossolos, acompanhado do pianista Eduardo Corrêa e da Camerata Eleazar de Carvalho das comemorações do centenário do Theatro José de Alencar.


LIANA FONTELES
Soprano, teve aulas de canto com a professora Kátia Santana, participou de master classes com o barítono alemão Johannes Martin Kräesle, e cursa Licenciatura em Música na UECE. Uma das mais promissoras jovens solistas deste Estado, estreou em operetas na VIÚVA ALEGRE, em 2007, no papel de Valencienne tendo sido bastante elogiada pela crítica.






EDUARDO CORRÊA DE OLIVEIRA
Pianista carioca, estudou sob orientação de Maria Helena Barreto, e tem se dedicado à musica sacra e camerística, com várias participações nos teatros e igrejas de Fortaleza. Recentemente, foi pianista correpetidor na produção de A VALSA PROIBIDA , atuando também com o cantor Franklin Dantas, intensamente, das comemorações do centenário do Teatro José de Alencar.


SERVIÇO:
Dia: 17/dez - 6ª Feira
19h - Recital Solaris Franklin Dantas - Fortaleza-CE
Local: Theatro São João
Acesso: Gratuito


REALIZAÇÃO: INSTITUTO SOLARIS
APOIO CULTURAL: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ E PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL/SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO.


Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral
Fones: (88)3611-2712 ou (88)3611-2956

Obrigada pela visita!!!

Redes Sociais

Hora certa

Previsão do Tempo

A Hora da e Escola

A Hora da e Escola
Toda quinta-feira, às 13h30min, na Rádio Caiçara

Blogs Indicados

Meus Vídeos

A Embriaguez do Movimento

Posts do Blog

Seguidores

Popular Posts