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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
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"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
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Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

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domingo, 21 de março de 2010
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que, de 2000 a 2008, o investimento público por aluno cresceu menos nos segmentos onde há mais brasileiros fora da escola. Na Educação Infantil, o gasto por matrícula subiu 39,02% no período. No segmento, estima-se que mais de 80% das crianças até 3 anos não tenha acesso a creches e que 30% das que têm de 4 a 5 anos não freqüentem a pré-escola. Já no ensino médio, ao qual menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos, segundo o Ipea, a aplicação de recursos governamentais, por matrícula, subiu 60%.

O quadro contrasta com a evolução do gasto per capto no ensino fundamental, cujo acesso é praticamente universalizado. Os valores, por aluno, mais que dobraram nos dois segmentos. Considerando-se toda a Educação Básica, o gasto médio do país com cada jovem ou criança matriculado passou de R$1.388 para R$2.632, quase 90% a mais.

Os dados mostram porque é cada vez maior a cobrança por mais recursos para políticas de expansão do acesso à Educação Infantil e ao ensino médio. Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Movimento Todos pela Educação, considera, por exemplo, que estes segmentos deveriam ser prioritários para a aplicação dos cerca de R$9 bilhões que a pasta da Educação deixará de gastar, por não ter mais dinheiro contingenciado pela Desvinculação das Receitas da União (DRU).

"Esse dinheiro deve ser usado para universalização, até 2016, do acesso à pré-escola, que é freqüentada por 70% das crianças, e do ensino médio, onde há 2 milhões estão fora da escola", disse o educador.

O investimento total, como proporção do Produto Interno Bruto, também cresceu, e de forma acelerada. O indicador, que estava praticamente estagnado em 3,9% até 2005, chegou a 4,7% em 2008. Segundo o MEC, praticamente toda esta evolução foi absorvida pela Educação Básica.

Boa parte do crescimento se deve à expansão dos gastos por parte do governo federal. Entre 2003 e 2008, o orçamento do MEC passou de R$17,4 bilhões para R$51 bilhões, quase três vezes mais. Para apurar o nível de investimento no setor educacional, também foram contabilizados os recursos aplicados por Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A Meta do MEC é chegar uma fatia de 5% do PIB destinados à Educação, em 2010. Mas, a tarefa não parece ser das mais fáceis. O período em que o investimento mais cresceu, de 2005 a 2008, coincide com os anos em que o PIB avançou mais, o que naturalmente impulsiona os orçamentos pelo país.

No entanto, como em 2009 o ano foi de crise e houve retração no produto interno de 0,2%, já existe uma preocupação sobre se o país manterá o ritmo de crescimento do gasto educacional, como afirma Mozart Neves. "O Fundeb, por exemplo, registrou perdas de aproximadamente R$9 bilhões por causa da queda de arrecadação, decorrente da crise", lembra.

Para o educador, os dados mostram que houve um esforço, principalmente por parte do governo federal, em disponibilizar mais recursos para a área do ensino. Mas, ele também defende que o volume investido ainda está longe do ideal, principalmente no segmento que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio.

"Em 2008, o país investiu 3,9% do PIB na Educação Básica. O Todos pela Educação, por exemplo, defende que este índice seja de, pelo menos, 5% em 2012", disse o especialista. Para ele, um sinal de que o Brasil ainda está longe do que precisa gastar com Educação é a distância para outros países de porte semelhante porte, no mesmo indicador. "Argentina, Chile e México investem cerca de U$2 mil por estudante da Educação Básica. No Brasil, pelos valores divulgados, estamos próximos de U$1,3 mil."

Fonte: 18/03/2010 - Folha Dirigida

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