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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
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"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
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"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Brasil não pode desperdiçar a oportunidade que tem, a partir deste ano, de obter também na área educacional o reconhecimento mundial que angariou pela gestão da economia. O novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser votado pelo Congresso, deixa de ser, pelo menos nas intenções, mais um remendo nas políticas para o setor. Anuncia-se, com o aval de especialistas da área, que o PNE tem o poder de finalmente cumprir com o que foi prometido em 1932, quando um grupo de educadores, mobilizados pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação, inspirou a inclusão de um programa nacional na Constituição de 1934.

Passados mais de 75 anos, o Brasil venceu todas as etapas que o transformaram em uma economia industrializada e, mais recentemente, o incluíram em todas as listas das futuras potências mundiais. Os avanços não se sustentaram em políticas consistentes para a Educação. Os programas nacionais foram cumpridos apenas parcialmente. Adiou-se até hoje o cumprimento de compromissos e direitos básicos previstos na Constituição de 1988.

Por ter particularidades que o distinguem dos anteriores e são exaltadas por educadores, o novo PNE será a grande chance de correção de rumos do país. Uma das principais é a obrigatoriedade de uma clara sinalização dos recursos e metas do setor. Articulados, União, Estados e municípios perseguirão objetivos inegociáveis, entre os quais o de antecipar o ingresso de crianças nas Escolas. O programa parte do princípio de que, ao antecipar a presença no ensino, o setor público não estará apenas potencializando a capacidade de aprendizado das crianças, mas dando suporte a famílias que, por questões econômicas, sociais ou culturais, não se sentem estimuladas ou não têm condições de perseverar no encaminhamento e na manutenção dos filhos na Escola. Amplia-se a noção de que a obrigação do Estado e dos pais no que se refere à Educação deve inevitavelmente passar pela compreensão das realidades sociais.

O objetivo de conciliar o aumento da inclusão Escolar com melhoria da qualidade, passando também pela questão da qualificação e remuneração dos professores, passa igualmente pela responsabilização de todas as esferas de governo. Institui-se, mesmo que informalmente, uma espécie de lei de responsabilidade educacional, para que, assim como acontece na gestão administrativa, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Educação seja finalmente tratada com seriedade.

O desafio é grandioso. Quase 10% da população brasileira é de analfabetos. Apenas 13,7% dos jovens de 18 a 24 anos frequentam curso superior. O piso salarial de um professor é de R$ 950. O PNE, que expressa uma política de Estado e não apenas de governos e deve por isso ser encampado pelos candidatos à sucessão presidencial, é recebido como a possibilidade real de fazer com que, em duas décadas, o Brasil possa reduzir a distância em relação aos melhores ensinos do mundo, com elevação da Escolaridade e redução das desigualdades sociais e regionais que de fato democratizem o acesso à Educação.

Fonte: 11/01/2010 - Zero Hora

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