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Professora Ms Herik Zednik
Este Blog foi criado com o intuito de estimular uma reflexão sobre a Educação. Discutiremos a educação como processo de mudança, daí o nome educere, que significa conduzir-se de um lugar ao outro ou de uma situação para outra. Neste sentido, refletiremos sobre uma educação que vem de dentro para fora e não apenas falaremos da educação formal, mas de tudo que a permeia e a ela é atribuído. Desta forma, entendemos que "tudo é uma questão de educação" e que, por isso, abordaremos notícias, campanhas, projetos, política, cidadania, ciência e tantos outros assuntos, afinal, educação é muito mais do que produzir conhecimento formal, é também ampliar horizontes, transformar atitudes, vivenciar cidadania.
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"A mais potente arma nas mãos do opressor é a mente do oprimido" - Steven Biko

"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações, afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós através de nossas leituras."
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“O fracasso do professor começa no momento que ele desiste de aprender”
Herik Zednik


"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. " Confúcio

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"O discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

"Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.". Castro Alves

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segunda-feira, 29 de junho de 2009
Governos estaduais contestam os critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular os índices de gastos com ensino.

Governos estaduais contestam os critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular os índices de gastos com ensino. O governo de Sergipe ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal para evitar que o estado sofra sanções, como fica impedido de celebrar convênios federais. Em 30 dias, o governo sergipano promete entrar com nova ação para forçar o MEC a mudar a fórmula do Siope. — Estamos numa zona cinzenta, em que não se sabe ainda o que se inclui ou não nessa conta — diz o procurador de Sergipe em Brasília, André Meira. No Siope, consta que Sergipe destinou 24,20% ao ensino. Mas Meira afirma que o próprio MEC já teria reconhecido que o percentual é ligeiramente maior: 24,46%. Segundo o procurador, no entanto, o estado gastou mais de 25% e está fazendo levantamento de despesas que ficaram de fora do Siope. Uma delas é com o programa que leva alunos da rede pública a concertos da orquestra sinfônica estadual. Outra divergência entre estados e União envolve a inclusão ou não de aposentados e pensionistas entre as despesas classificadas como de educação. Em Sergipe, por exemplo, o próprio governo estadual deixou de computar os inativos, no ano passado, por entender que esse tipo de gasto é previdenciário e não educacional. O Rio Grande do Sul também contestou o dado do Siope. Segundo o governo gaúcho, as despesas em 2008 totalizaram 25,57% da receita e não 18,44%. O Rio Grande do Sul também leva em conta os gastos com inativos. Uma nota explicativa foi adicionada ao Siope, abaixo do resultado gaúcho, informando o percentual aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado. Na mesma linha, Mato Grosso discorda dos critérios do Siope. O governo estadual entende que os recursos relativos ao Imposto de Renda retido na fonte dos servidores estaduais não deve entrar na base de cálculo sobre a qual incide o percentual de 25%. O secretário Ságuas Sousa diz que o estado cumpre a Constituição. A cidade de Peruíbe (SP) aparece no Siope como tendo aplicado 11,13% no ensino. Mas a prefeitura informa que os gastos superaram 25%. A prefeitura de Itaguaí (RJ) também contestou os dados do Siope. Segundo a prefeitura, as despesas com ensino representaram 27,04% e não 23,97%, como consta no balanço do MEC. O coordenador do Siope, Paulo Malheiro, defende o sistema. Segundo ele, o cálculo segue as regras do Tesouro Nacional, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Constituição. Malheiro admite, porém, que os Tribunais de Contas dos Estados adotam interpretações distintas sobre sobre aspectos com peso decisivo para alterar o resultado final. A inclusão de aposentador e pensionistas é um exemplo. Pela primeira vez, o MEC adotou sanções a estados e municípios que não prestam informações ao Siope ou que não investem o mínimo constitucional. Todos ficam proibidos de firmar convênios com o governo federal, embora haja exceções nos casos de programas educacionais, de saúde e assistência social. — O Siope está vindo exatamente para a gente uniformizar critérios e metodologias. O que existe no Brasil é que cada tribunal de contas adota uma metodologia diferente. Isso vai aumentar o volume de recursos públicos aplicados na educação pública — diz Malheiro.

Fonte: 26/06/2009 - Educação à Brasileira – Demétrio Weber – jornalista do O Globo

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